Cláudio lisias para salvá-lo das mãos dos juDeus depois nós vimos como um grupo de mais de 40 juDeus fazem um juramento solene de que nada comeriam nem beberiam enquanto não matassem o apóstolo Paulo Deus frustra os planos desses que preparavam a emboscada para o apóstolo Paulo dando o assunto a conhecer ao sobrinho de Paulo que de uma maneira que a gente não tem menor ideia descobriu isso e entra na prisão e comunica Paulo.
Que por sua vez o encaminha ao Comandante lisias e quando eles sabe disso então lisias toma conhecimento disso resolve levar Paulo para a Fortaleza de cesareia marítima onde o manteria a salvo da sanha dos juDeus de jerus além manda uma tropa eh imensa com com o apóstolo Paulo perto de 400 pessoas soldados e junto com uma carta que vai para Félix o governador explicando a.
Situação e o motivo de ter enviado Paulo a cesareia que era ter descoberto que havia um motim para matá-lo Apesar de que ele Cláudio não via nada que Mere esse prisão ou morte da parte e para o apóstolo Paulo da parte dos juDeus Paulo Então chega a cesareia onde Félix decide avaliar seu caso e espera que os acusadores venham até lá para apresentar as acusações e foi aí que nós ficamos.
Hoje nós veremos que os juDeus vão a cesareia acusar o apóstolo Paulo veremos a defesa de Paulo e a decisão de Félix em tudo isso pedindo que nosso Deus nos ajude a compreender bem a passagem e de que maneira a gente pode aplicar esses ensinamentos pros nossos dias então em primeiro lugar a ida dos juDeus à cesareia para acusar Paulo tá aí no verso primeiro 5 dias depois eles não.
Demoraram muito C dias depois de Paulo ter chegado em cesareia o sumo sacerdote Ananias foi até cesareia com alguns anciãos e com certo chamado ttulo os quais apresentaram ao Governador a sua acusação contra Paulo a Comitiva Nós lemos aqui era composta do Sumo Sacerdote Ananias aquele mesmo que mandou bater na boca de Paulo no último encontro ah conhecido pela sua.
Habilidade política era aliado dos Romanos lembramos a vocês que ele foi morto pelos zelotes na Revolução de 66 seu próprio povo o matou assassinou Exatamente porque ele era muito voltado pros Romanos estava muito envolvido na política então estava Ananias alguns anciãos representando o sinédrio e um orador chamado tér que falaria pelos juDeus e Faria acusação contra o apóstolo Paulo ah pelo nome era um.
Gentil era um advogado profissional contratado para acusar Paulo e a palavra que é usada Lucas usa para ele aqui orador é a palavra retórico no grego que significa alguém muito hábil em discursar alguém que domina a retórica sabe argumentar usar palavras fazer frases e tornar um ponto claro tudo isso está dentro da palavra retórico que aparece aqui na língua grega e que é usado para esse tal de tér solo.
Aparentemente os juDeus estavam se garantindo para obter do governador o que eles queriam que era autorização para matar o apóstolo Paulo e lá na audiência onde Paulo estava presente ttulo começa a fazer a sua acusação que nós leremos aqui do verso 2 até o verso 9 depois que Paulo foi chamado ttulo passou a acus dizendo excelentíssimo Félix tendo nós.
Desfrutado de paz perene por meio do Senhor e tendo sido feitas por seu providente cuidado notáveis reformas em benefício desse povo sempre em todos os lugares reconhecemos isso com profunda gratidão entretanto para Não deter o Senhor por muito tempo peço que de acordo com sua Clemência nos Ouça por alguns instantes porque tendo nós verificado que esse homem é uma peste e promove.
Desordens entre os juDeus do mundo inteiro sendo também o principal agitador da seita dos nazarenos o qual também tentou profanar o templo nós o prendemos com intuito de julgá-lo segundo a nossa lei Mas sobrevindo o comandante lisias o arrebatou das nossas mãos com grande violência ordenando que os seus acusadores viessem à presença do Senhor se o interrogar o senhor mesmo poderá tomar conhecimento de todas as coisas de que nós o acusamos os juDeus.
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Também concordaram na acusação afirmando que estas coisas eram assim
O ele merecia o título de retórico mesmo né porque ele começa bajulando Félix aí no verso 2 ele diz que Félix era responsável pela paz perene que os juDeus vinham desfrutando Lembrando que Félix era nomeado pelo Imperador para seu procurador governador da província da Judeia e da silícia uma vez que Paulo.Era de Tarço da silícia estava debaixo da jurisdição dele mas ele também era governador da Judeia ele tinha jurisdição sobre a Judeia e é por aí que o ttulo começa Ele tá dizendo que é graças ao esforço a dedicação de Félix que os juDeus gozavam de paz perene lá no território da Judeia e que Félix sabiamente tinha feito reformas que beneficiavam o povo Judeu na verdade.
Quem fez reformas foi Herodes e fez reformas no templo antes de Cristo nascer tanto é que o o segundo templo é também chamado Templo de Herodes teve o primeiro templo que era o de Salomão depois veio o templo que foi reconstruído no pós exílio quando os juDeus voltaram e depois veio ao retrofit feito por Herodes do templo uma reforma muito grande que deixou o templo uma coisa maravilhosa parecido com o Templo de.
Salomão que é conhecido como o Templo de Herodes e foi esse templo que foi destruído no ano 70 pelos Romanos Mas quem fez essas mudanças quem fez essas reformas foi Herodes né Félix não fez nada disso a gente vai ver isso daqui a pouco então ele primeiro diz atribui a Félix a paz perene que os juDeus gozavam as reformas que beneficiaram os juDeus e que os juDeus eram sempre profundamente.
Gratos a Félix pela grande administração que ele vinha fazendo durante 8 anos que estava no poder nada daquilo era verdade né o ttulo Na verdade era um era um orador bajulador na que que queria ganhar o favor do governador já de cara primeiro o período de questão de Félix foi o mais turbulento de todos os governadores Romanos até então durante aqueles 8 anos que ele era governador da Judeia houve revoluções.
Apareceram pessoas se dizendo eh o Cristo o Messias houve vários casos de de início de motim na verdade foi um dos períodos mais turbulentos da história dos juDeus foi aquele debaixo de Félix Ele era est AD pelos juDeus isso que ttulo tá dizendo aqui que os juDeus eram sempre profundamente gratos era mentira ele era odiado pelos juDeus e a sua reputação estava muito ele era muito mais conhecido por ser corrupto e ao.
Recebimento de propina do que por ser alguém que tinha ajudado a Comunidade Judaica mas esse foi o advogado que os juDeus encontraram para acusar o apóstolo Paulo bom depois de ter bajou Lar Félix e ganhar o favor de Félix ttulo Então passa a acusar Paulo violentamente faz quatro acusações primeiro que ele era uma peste quer dizer era um desordeiro um perturbador mau caráter inimigo da ordem esse era Paulo.
Já começa acusando Paulo de ser isso aí segundo verso 5 ainda Paulo repetidamente promovia distúrbios e desordens e motins contra os juDeus no mundo inteiro aonde Paulo ia ele levantava motins contra os juDeus incentivava os gentios contra o povo de Israel Era exatamente o contrário onde Paulo ia os juDeus é que se manifestavam contra ele faziam motins contra ele mas aqui ttulo diz que era Paulo quem.
Promovia a os motins e as revoltas contra os juDeus E essa era a acusação mais séria para os romanos presta bem atenção nisso aqui o que é que o ttulo tá fazendo Porque nós já dissemos aqui que os os romanos estavam sempre atentos para isso Ah tinha uma coisa os os romanos não se interessavam muito pelas brigas internas das diversas facções religiosas dos juDeus mas na hora que aquilo virava um motim um tumulto aí eles interviam.
Porque eles queriam manter os povos submissos não tinha esse negócio de passeata eh
Pichar parede se tivesse o comandante já chegava com 10 centuriões 1 soldados para abafar aquilo ali então não tinha essa liberdade de expressão política ou religiosa debaixo dos Romanos né havia um certo respeito uma certa uma certa cautela distância dos Romanos Mas eles estavam prontos para interferir ao menor sinal sinal de desordem por isso que.Ttulo acusa Paulo de ser um promotor de desordens e motins no mundo inteiro contra os juDeus que é a segunda acusação e a mais séria A terceira é que ele era o principal agitador da seita dos nazarenos Pois é foi assim que esse é um dos primeiros nomes do cristianismo a seita dos nazarenos primeiro foi chamado de o caminho né era chamado o caminho e depois também é chamado de a seita dos.
Nazarenos e a quarta acusação é que ele havia tentado profanar o templo tá aí no verso 6 e se vocês se lembram os juDeus da Ásia particularmente de Éfeso encontraram Paulo no templo e junto com ele e eles tinham visto Paulo na companhia de trófimo que era um Gentil ali em Jerusalém e quando eles viram Paulo dentro do templo eles pensaram que Paulo também tinha introduzido trófimo o.
Que era contra as leis judaicas tinha uma placa enorme na na na entrada do templo dizendo que os gentios só podiam ir até ali dali paraa frente nenhum incircunciso poderia entrar então eles pensaram que Paulo tinha trazido trófimo para dentro do templo e aí que eles prendem Paulo arrastam para fora do templo e fecham as portas como que para impedir Paulo de entrar de novo com com trófimo e fazem essa acusação de que Paulo tinha tentado profanar o templo introduzindo um Gentil lá dentro que não é verdade Paulo não tinha feito.
Absolutamente nada disso ele tava no templo dando trazendo as esmolas que ele tinha arrecadado lá das igrejas que ele tinha plantado para socorrer os juDeus pobres e tava lá cumprindo o voto de Nazireu que ele tinha feito com mais alguns juDeus cristãos lá de Jerusalém a pediram de Tiago o líder da igreja de Alé mas a acusação foi essa daqui vocês percebem vem a malícia dos ímpios como eles torcem a verdade fazem acusações.
Inverídicas tudo com objetivo de impedir o avanço do Reino de Deus isso temse repetido através da história cristãos são acusados de coisas que nunca fizeram são vilipendiados perseguidos insultados injustiçados cristianismo sempre foi a mais perseguida do mundo e continua sendo até o dia de hoje é a religião mais perseguida no mundo bom depois de acusar Paulo dessas quatro coisas o.
Ttulo justifica a atitude dos juDeus contra o comandante Cláudio ulas E mais uma vez ele tá revertendo as coisas ele diz que no verso 6 os juDeus tinham prendido Paulo ante do tumulto e profanação do templo Então os próprios juDeus seguraram Paulo por causa da desordem que ele estava promovendo diz aí o verso 6 ttulo diz que a intenção dos juDeus era julgar Paulo de acordo com a lei dos juDeus ou seja isso não era um assunto.
Que tinha a ver Por enquanto com os os com com Roma com os romanos Mas o que aconteceu tudo teria corrido muito bem se o comandante Cláudio lisias não tivesse arrebatado Paulo da mão deles como ele acusa aí no verso 7 então o bandido na história é o Cláudio né é Cláudio que na verdade interveio por conta do tumulto eles iam matar Paulo Jerusalém estava todo em polvorosa e o comandante entra para estabelecer a paz.
Mas agora é oo contrário juDeus dizem não nós prendemos ele porque a gente ia julgá-lo segundo a lei ia nada iam matar Paulo ali na frente do templo e o comandante intervém para evitar que aquilo acontecesse especialmente depois que ele sabe que Paulo é um cidadão romano e que não podia ser morto ou apenado sem que antes passasse por um processo legal então o ttulo continua né Depois de do comandante ter arrebatado Paulo da mão.
Dos juDeus que tinham as melhores das intenções então o comandante traz Paulo pra cesareia e Desnecessário né ttulo dizendo E ordenou que os juDeus viessem acusá-lo ali verso 28 e só interessante que alguns manuscritos gregos antigos omitem essa parte de que lisias teria intervindo intervido qual seria a palavra causado uma intervenção é melhor e o usou.
Violência e mandou que os acusadores viessem a cesareia para acusá-lo alguns manuscritos antigos não têm essa passagem mas há boas razões para acreditar de que ela é original porque aparece nos nos melhores nas melhores testemunhas que nós temos ao texto grego Mas é interessante que foi omitido em alguns alguns documentos bom então terminando o ttulo Diz aí que o próprio Félix interrogasse Paulo e veria que tudo aquilo era verdade como maior cara.
De pau do mundo né cinismo Ananias e os anciãos concordam e ratificam é isso mesmo é isso tudo é isso que tá dizendo aí no verso 9 os juDeus também concordaram na acusação afirmando que as coisas eram assim meus irmãos que situação não é lá em cesareia preso por conta da palavra de Deus Paulo é obrigado a ouvir esse tipo de acusação se Deus não poupou nem Paulo de.
Passar por esse tipo de coisa não vai poupar você no ambiente de trabalho lá na escola às vezes entre familiares que não creem sempre a malícia dos ímpios é usada pelo diabo para desanimar o crente para fazê-lo se sentir abatido e para freiar o progresso do Evangélio essa calúnia por isso o diabo é chamado pai da mentira e ttulo nada mais era que um enviado de satanás para desanimar o apóstolo Paulo calar a boca de Paulo se possível levá-lo à morte e como eu disse.
Esse quadro se repete através da história da igreja o que nós poderíamos fazer era cuidar pra gente não dar razão e os ímpios não precisam de razão para atacar a igreja eles vão atacar de qualquer jeito mas é pior quando a gente dá razão quando você que se descrente no ambiente de trabalho é um péssimo trabalhador quando você comete uma imoralidade uma desonestidade você na vai na rede social.
Escreve um monte de coisa ofensiva Então se os ímpios não precisavam de razão para nos atacar quando eles vem essas coisas aí é que eles vão atacar mesmo ó aí ó diz que é crente discípulo de Jesus ó o crente aí ó o crente aí E por aí vai E por aí vai vej como o apóstolo Paulo enfrenta essa situação do verso 10 até o verso 21 ele tinha o direito de se defender Félix Ele era cidadão Romano Félix sabia disso e portanto o autoriza a falar como nós lemos aí no.
Verso 10 quando o governador fez sinal para que Paulo falasse Paulo disse sabendo que há muitos anos o senhor é juiz desta nação sinto-me à vontade para me defender o senhor mesmo pode verificar que não se passaram mais de 12 dias desde que fui a Jerusalém para adorar a Deus e que não me acharam no templo discutindo com ninguém nem agitando o povo fosse nas sinagogas ou na cidade nem podem provar diante do Senhor as acusações que agora fazem.
Contra mim porém confesso ao senhor que segundo o caminho a que chamam seita assim eu sirvo ao Deus de nossos pais acreditando em todas as coisas que concordam com a lei os escritos dos Profetas tendo Esperança em Deus como também estes a temm de que haverá ressurreição tanto de justos como de injustos por isso também me esforço por ter sempre uma consciência pura diante de Deus e dos homens depois de anos vim.
Trazer donativos para meu povo e também fazer oferendas e foi nessa prática que alguns juDeus da província da Ásia me encontraram já purificado no templo sem ajuntamento de povo e sem tumulto os quais deviam comparecer diante do Senhor e fazer as acusações se tivessem alguma coisa contra mim ou então que esses homens que estão aqui digam que crime acharam em mim por ocasião do Meu comparecimento Diante do cério Salvo estas palavras que clamei estando entre.
Eles hoje estou sendo julgado por vocês por causa da Ressurreição dos Mortos Aqui nós temos queridos o relato da Defesa do apóstolo Paulo é claro que foi muito maior do que isso aqui eu levei o quê não levei nemum minuto nãoé para ler um 2 minutos no máximo e é óbvio que Paulo não falou só 2 minutos ele deve ter falado meia hora talvez 40 minutos não é é que Lucas tá escrevendo um resumo daquilo que Paulo teria falado.
Resumo fiel daquilo que o apóstolo Paulo teria dito diante do tribunal e assim por diante bom aqui nessa nesse registro Paulo começa reconhecendo a autoridade e o conhecimento que Félix tinha dos juDeus aqui não tem nenhuma bajulação Veja a diferença de tér né não tem nenhuma bajulação não tem nenhum elogio barato em vão Ele simplesmente admite a verdade ó sabendo que há muitos anos o senhor é juiz dessa nação 8 anos.
Precisamente que Félix era o juiz de Israel era quem todo mundo recorria antes de qualquer outra coisa então Ele tinha conhecimento das coisas judaicas do das questões judaicas Paulo então diz eu me sinto à vontade para me defender porque sei que o senhor vai entender o que eu vou dizer o senhor vai compreender perfeitamente as coisas que eu vou apresentar em minha defesa aqui só não tem bajulação não tem mentira não tem tentativa não tem temores humanos.
Não tem nada disso a simples verdade pura e simples é assim que Paulo começa a sua defesa porque a confiança dele não está na sua retórica na sua oratória mas na verdade dos Fatos e no Deus que está por detrás de todas as coisas então ele começa negando a acusação de ter profanado o templo ou causado desordem que foi foram duas das quatro acusações de tér solo ele começa aí no verso 11.
Dizendo que se Félix quisesse averiguar descobriria que fazia somente 12 dias que ele tinha chegado em Jerusalém não dava tempo dele organizar um tumulto uma organizar uma passeata organizar uma revolução provocar uma confusão fazia só 12 dias ele podia ver perguntar e averiguar e ele saberia que esse era o tempo em que ele tinha ido a Jerusalém que fazia que ele tinha chegado a Jerusalém e Paulo diz aqui com o.
Objetivo de adorar a Deus lembrando a vocês que Paulo era Cristão mas Ser Cristão Não significava deixar de ser judeu e Paulo continuava a manter as tradições e os costumes do seu povo que marcavam os marcadores culturais de identidade Judaica a festa as festas religiosas a e a dieta Religiosa e a circuncisão que eram os três marcadores Paulo nunca desanimou nenhum judeu crente a parar de.
Fazer isso nunca apenas dizendo que aquelas coisas apontavam pro Messias que já tinha vindo e que portanto elas em si não tinham mais qualquer sentido religioso apenas cultural Se você perguntasse no primeiro século O que é um judeu então ele ia dizer é um cara que não come carne de porco que no sábado não faz nada e que quando o filho nasce corta o excesso de pele sobre o órgão masculino pronto era o que marcava ess eram marcadores de identidade.
Cultural do dos JuDeus do século io Então já não tinha mais para o crente judeu crente aquilo já não tinha mais efeito religioso porque ele entendia que tudo aquilo apontava para Cristo ele podia permanecer fazendo aquilo como é parte da sua identidade cultural ele era um judeu então ir ao templo orar fazia parte do seu judaísmo da sua identidade ele não tinha problema com isso foi o que ele fez segunda coisa ele diz aí no verso 12.
O Félix investigando ele também poderia saber que eh Paulo não tinha provocado não tinha discutido com ninguém no templo quando ele foi preso não tinha multidão ao redor dele não tinha havido tumulto nenhum e nem ele tinha agitado o povo de Jerusalém na cidade ou na sinagoga ainda no verso 12 e que portanto os juDeus que estavam ali representados pelo advogado ttulo eles não podiam provar essas.
Acusações que ttulo havia feito de que ele era desordeiro tava provando Moa que que que para Félix era um negócio muito sério né mas Paulo disse eles não podem provar isso é só o senhor investigar o senhor vai saber a verdade dos fatos Diz aí Paulo no verso 11 e ele diz a única coisa que Paulo admite aqui nas acusações que foram feitas contra ele tá aí nos versos 14 a 16 é que ele era Cristão nisso ttulo estava certo.
Paulo era o principal agitador da seita dos nazarenos Paulo não nega isso não é quando fala Talvez ele Tiraria a palavra agitador aí mas que ele era da seita dos nazarenos e que era um defensor dessa seita ele era como ele diz aí a a Félix no verso 14 nos seguintes termos confesso ao senhor que segundo o caminho a que chamam seita assim eu sirvo ao Deus dos nossos pais.
CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=Wu5NhF_tBYs