19. Deus não nos deve nada (Rm 4.1-8)

19. Deus não nos deve nada (Rm 4.1-8) Romanos Capítulo 4 de um a oito possamos a leitura da palavra de Deus que pois diremos ter alcançado Abraão nosso pai segundo a carne porque se Abraão foi justificado por obras tem de que se gloriar porém não diante de Deus pois que diz a escritura Abraão creu em Deus e isso lhe foi imputado para a justiça.

19. Deus não nos deve nada (Rm 4.1-8)

Ora o que trabalha o salário não é considerado como favor e sim como dívida mas é o que não trabalha porém crer naquele que justifica o ímpio a sua fé ele é atribuída como justiça e assim também que Davi declara ser bem aventurado o homem a quem Deus atribui Justiça independentemente de obras Bem aventurados aqueles cujas iniquidades são perdoadas e cujos pecados são cobertos bem aventurado o homem a quem o.

Senhor jamais imputará pecado até aqui queridos a leitura da palavra de Deus Oremos pedindo que ele nos ilumine na compreensão da mesma senhor nós estamos aqui nessa noite com o objetivo único de te adorar não viemos por outro motivo nós queremos te prestar o culto porque nós queremos que tu és o nosso Deus o nosso criador o nosso Redentor.

Queremos que nos amas e que nos tens abençoado muito além e mais do que nós merecemos ou até pedimos por isso nós estamos aqui E nós queremos te render toda honra glória e Louvor nessa noite queremos ó Deus declarar que tu és o único Deus não há outro além do Senhor e que nosso coração a nossa alma está Cativa a ti pelo evangelho de Jesus Cristo e que nós nos curvamos somente a.

Ti E nós queremos ó Deus pedir que nessa noite tu nos fales tu nos diz tu nos instruas nós sabemos que no passado tu falastes aos pais pelos profetas falastes de muitas e diferentes formas mas agora nos destes a tua palavra perfeita completa infalível inerrante ouvi-la É ouvir-te por isso nós pedimos que nos dêis ouvidos que tu Abras os ouvidos do nosso coração ilumine os.

Olhos do nosso entendimento para que nós estivéssemos como que diante de ti e como se o senhor nos falasse diretamente eu quero pedir pelos que aqui estão nessa noite que ainda não compreenderam o evangelho na sua Plenitude na sua graça oro por aqueles que estão lutando com a culpa com a condenação com a incerteza com medo oro por aqueles que se consideram indignos inúteis diante de ti Senhor que essa palavra de Paulo teu.

Servo inspirada por ti nessa noite ela seja Libertadora abençoado é o que nós Te pedimos em nome de Jesus amém amém nós estamos dando sequência a nossa série de estudos na carta de Paulo aos romanos e chegamos agora no capítulo 4 o capítulo 4 está dentro daquela segunda parte da carta aos romanos na primeira parte capítulos 1 2 e 3 o apóstolo Paulo demonstrou como toda a ração humana está.

Debaixo do juízo de Deus os pagãos os ímpios receberam de Deus a revelação na consciência e na própria natureza e mesmo assim rejeitaram aquilo que Deus tornou conhecido através das coisas criadas e da sua própria consciência então mesmo aquelas pessoas que nunca ouviram falar de Jesus Cristo nunca ouviram coisa alguma respeito do Evangelho elas não são inocentes diante de Deus elas tem uma revelação Elas têm uma luz e eles rejeitaram todos todos.

Rejeitaram essa revelação que Deus fez de si mesmo na consciência no coração eles são e condenados com justiça por Deus e não somente eles Paulo explica nos Capítulos 1 2 e 3 mas também os próprios juDeus que receberam a lei de Moisés receberam a revelação escrita de Deus no período antes de Cristo eles também não guardaram essa revelação o resumo tá no capítulo 3 onde Paulo diz Pois todos pecaram e carecem a glória de Deus o todos aí é abrangente significa.

Cada um não há exceção alguma Essa é a situação do homem diante de Deus e final do capítulo 3 Paulo então apresenta a maneira pela qual o Deus que é justo ele pode perdoar pecadores justificar pecadores como vocês e como eu e ele apresenta então a justiça de Deus na pessoa de Jesus Cristo em Cristo Jesus mas propriamente na morte de.

Cristo na cruz pelo sangue que ele derramou Deus castiga o pecado e mostra que ele é justo ele não deixa o pecado passar em branco mas só que ele castigou em Jesus Cristo e ele toma a justiça de Cristo e ele aplica naquele que crê em Jesus Cristo desta forma Deus continua Justo mas ele pode justificar pecadores ele pode receber ímpios e inimigos como seus filhos perdoando seus pecados e depois de ter explicado isso.

No final do capítulo 3 o apóstolo Paulo traz algumas implicações disso ele está mostrando que Deus salva pecadores mediante a fé em Jesus Cristo se é pela fé ele diz não tem lugar para vanglória é o capítulo 3 verso 27 foi excluída vangloria ou seja o homem não pode ser jacktar diante de Deus ele não pode contar vantagem diante de Deus como se a salvação fosse alguma coisa que ele merecesse as obras da Lei Ou seja a.

Veja Também, Vai te Interessar:

    Guarda e a obediência da Lei Paulo diz no verso 28 no capítulo 3 então também

    Excluídos porque o homem não se salva por isso a lei não foi dada para nos salvar mas para mostrar que nós somos pecadores ele também conclui que nesse ponto Tanto faz ser judeu Tanto faz ser um Pagão um Gentil um não judeu porque tanto um quanto o outro são justificados e recebidos por Deus Da mesma forma que.

    Mediante a fé em Cristo e por último Paulo diz que isso não significa que a lei então não tem mais propósito pelo contrário a lei continua sendo a vontade de Deus para conosco mostrando a sua Santidade e a nossa pecaminosidade e nos encaminhando para Cristo Jesus foi o que nós vimos na última mensagem e agora Paulo continua o mesmo tema só que desenvolvendo esses pontos usando a figura do Patriarca Abraão uma figura muito querida dos.

    JuDeus da sua época e dos juDeus através da história ele faz a ligação o capítulo 4 a ligação desse Capítulo com a parte anterior está aí no verso primeiro quando ele diz assim o que pois diremos ter alcançado Abraão nosso pai segundo a carne ou seja se não tem lugar para vanglória se a salvação é pelas obras não é pelas obras Mas pela lei se Tanto faz ser judeu ou não judeu a.

    Circuncisão ou a não circuncisão a salvação é pela fé Então como é que fica Abraão o pai da Nação Judaica como é que fica o caso dele e eu vou dizer daqui a pouco porque que Paulo tem que tratar de Abraão Paulo responde a pergunta de Abraão a respeito de Abraão como é que fica então esse Patriarca a luz de tudo isso dizendo que ele também foi justificado não por obras mas o próprio pai da Nação Judaica ele foi considerado justo por.

    Deus não por nada que ele tivesse feito Mas pela fé que ele teve em Deus ele mostra isso nos versos de 1 a 8 que são os versos que eu acabei de ler que nós vamos expor nessa noite em seguida ele diz que os beneficiários dessa Fé de Abraão quem se aproveita disso quem é que sai lucrando com isso é tanto os juDeus Como gentios eles são descendentes de Abraão pela fé somente os que creem como Abraão creu tá no verso 9 a 12 depois ele diz que a lei.

    Que foi dada 400 anos depois de Abraão não anulou a maneira como Abraão foi salvo que foi pela fé e ele termina explicando a natureza da Fé em que que Abraão creu como é que ele Creu e ele faz uma aplicação para nós então esse é o assunto do Capítulo 4 hoje à noite nós vamos ficar só com os oito Versículos iniciais onde o apóstolo Paulo mostra que Abraão foi justificado pela fé e não.

    Por obras da lei Então eu queria que você mantivesse sua Bíblia aberta você vai seguindo você vai conferindo porque o que nós queremos É de fato que a palavra de Deus nos fala e não palavra de homem o objetivo do pregador é ensinar a palavra de Deus ao povo de Deus e não ficar falando da sua própria cabeça da sua própria inteligência mas explicar o que é que a palavra de Deus está dizendo o que o povo precisa hoje é de pastores que.

    Ensinem Bíblia para eles porque a autoridade da Igreja não é o cargo de Pastor Bispo Apóstolo qualquer outra coisa mas autoridade é da palavra de Deus é a palavra de Deus que muda que edifica que transforma que consola que indica o caminho e é isso que nós queremos fazer e isso que essa igreja deseja ser uma igreja centrada na palavra de Deus onde ela seja do guia e direção agora se o que é ensinado aqui é.

    A palavra de Deus está com vocês obedecer ou não vocês estão vindo a palavra de Deus ela tá sendo explicada não é coisa do tipo assim ah o pastor tá dizendo isso mas eu tenho a opinião diferente se a Bíblia está sendo explicada com clareza e é óbvio é auto Evidente quando ela explicada com clareza tá aqui todo mundo tá vendo Então se você busca Deus é temente a Deus Cabe a você se curvar diante dessa palavra e dizer.

    Senhor eu quero te seguir eu quero te obedecer Mas se alguma vez aqui desse

    Púlpito ou eu ou qualquer outro que ocupe disse é coisas que não estão na palavra de Deus vocês não tem obrigação de cumprir e nem de obedecer e nem de crer Esse é um legado da reforma protestante que nós temos a liberdade de conferir de averiguar a palavra de Deus ela tá sendo ensinada com a verdade com os crentes de Bereia quando Paulo foi pregar naquela cidade e diz lá que eles.

    Eram mais nobres do que de outra cidade porque eles estavam examinando as escrituras para ver se o que Paulo estava dizendo era verdade se o que Paulo estava dizendo era verdade isso me perdoe essa degressão precisava dizer isso vamos direto então para o texto do verso primeiro até o verso 8 onde Paulo então no verso primeiro faz essa pergunta depois de ter explicado tudo no capítulo 3 ele diz o que diremos pois ter alcançado Abraão.

    Segundo nosso pai segundo a carne o que ele quer dizer a pergunta é essa daqui ó com relação a justificação pela fé que eu acabei de falar e a van Glória que foi excluída como é que fica o caso de Abraão o nosso antepassado é isso que significa Abraão nosso pai segundo a carne havia muitos juDeus lá na igreja de Roma e Paulo então está se dirigindo.

    A eles Paulo também era judeu por isso que ele se refere Abraão como sendo nosso pai segundo a carne ou seja Abraão era o nosso ancestral então como é que fica o caso dele diante disso que eu estou ensinando diz o apóstolo Paulo de que a justificação é pela fé essa daqui era era uma daquelas perguntas que o judeu tinha na ponta da língua toda vez que ele ouviu o apóstolo Paulo Falar de que o homem é justificado pela fé Como eu disse tinha muitos juDeus em.

    Roma e na igreja de Roma e para eles aqui é que tá o ponto para os JuDeus Abraão tinha sido justificado por suas obras os rabinos diziam que antes de revelar a lei a Moisés 400 anos antes Deus já tinha revelado a lei Abraão Abraão sabia a lei toda Deus teria dado uma revelação secreta Abraão a respeito da Lei e Abraão guardou aquela lei com perfeição onde é que tá.

    Na Bíblia isso no antigo testamento lugar nenhum mas essa era uma interpretação dos rabinos né porque eles queriam impedir que Abraão havia se justificado diante de Deus havia sido aceito por Deus observando meticulosamente todos os preceitos da lei Mas como Abraão poderia ter feito isso se Abraão não conhecia a lei a lei veio 400 anos depois de Abraão com Moisés resposta dos sabinos não mas Deus deu uma revelação especial Abraão Abraão conhecia a lei toda Deus pré revelou a.

    Lei Abraão e Abraão havia guardado todos os mandamentos de Deus então para o judeu quando Paulo chegava e dizia a justificação é pela fé O Judeu na hora dizia mas e Abraão Abraão não foi justificado por obras ele não guardou a lei não é por isso que ele era justo diante de Deus porque ele fez tudo certinho então Paulo teria que agora responder a essa questão como fica Abraão Então se é que ele foi realmente justificado pelas.

    Obras da Lei ou por guardar a lei meticulosamente a resposta de Paulo tá aí do verso 2 até o verso 28 no verso 2 Paulo reconhece que a questão é importante porque se Abraão ele foi justificado diante de Deus pelas obras da Lei ele tinha motivo de se vangloriar veja o verso 2 porque ele tá o porquê aí explica não é porque é que Paulo tá trazendo Abraão O que é que o que como é que fica esse caso de Abraão Por que que você tá.

    Falando de Abraão Paulo ó porque se Abraão foi justificado por obras ele tem de que se gloriar porém não diante de Deus se Abraão foi justificado por obras então ele tem motivo de se gloriar ele poderia se orgulhar se ele tivesse guardado a lei de forma perfeita obedecida os mandamentos de Deus ele podia contar vantagem ele poderia se comparar com outras pessoas e achar que ele é top mas que era o melhor que ele era superior aos demais que não é que.

    Não tinham guardado a lei assim mas Paulo diz não diante de Deus ou seja diante de Deus Abraão era um pecador como qualquer outro diante de Deus a santidade de Abraão se dissolvia em nada diante do Deus justo a justiça de Abraão não valia nada diante do Deus reto todo poderoso e Santo imutável qualquer Justiça ou qualquer coisa boa que Abraão teria feito comparativamente não era absolutamente nada.

    Se Abraão foi justificado por obras se Abraão foi justificado por obras ele teria vantagem para contar ele poderia se gloriar mas não diante de Deus Abraão nunca poderia ter feito o suficiente para ser aceito por Deus e aí Paulo em seguida disse é como se ele dissesse E além disso Olha o que é que Deus disse que é o verso 3 pois o que diz a escritura Paulo quer.

    Fechar o argumento da seguinte maneira vocês estão dizendo que Abraão foi justificado pelas obras eu digo que não porque se ele for justificado por obras ele teria motivo de vanglória e ninguém pode se vangloriar diante de Deus porque Deus é o que é e nós somos o que nós somos e a maior prova do que eu tô dizendo ou então é como se ele disse então vamos perguntar a Deus o que é que Deus diz a respeito de Abraão e aí ele vai lá na escritura vai lá em Gênesis Capítulo 15 verso 6 e cita o que a.

    Bíblia diz a respeito da maneira como Abraão foi justificado essa jogada de Paulo nessa estratégia de Paulo é muito boa porque todos os juDeus acreditavam que o antigo testamento né as escrituras de Israel era inspiradas por Deus e que Deus falava através delas então quando havia qualquer discussão vão para escritura o que é que a escritura diz ou o que é que Deus diz então uma vez que Paulo tá dizendo O Judeu tá dizendo Abraão se justificou por obras Paulo tá dizendo não foi por obras foi por lei O.

    Que é que Deus disse vamos lá na escritura e Paulo vai lá em Gênesis Capítulo 15 versículo 6 que está escrito assim Abraão creu em Deus e isso lhe foi imputado para a justiça não dizia Abraão cumpriu as obras da Lei e isso lhe foi imputado para a justiça não diz Abraão obedeceu a Deus isso foi imputado para a justiça não diz também Abraão guardou todos os preceitos legislações e normas.

    Da Lei isso lhe foi imputado para a justiça mas diz o que Abraão creu em Deus e Deus o considerou justo a partir da fé que ele teve vamos lembrar Em que situação isso aconteceu para que fique claro argumento do apóstolo Paulo a história de Abraão é muito conhecida Abraão era um Pagão que morava lá na Mesopotâmia e um dia Deus lhe apareceu e mandou ele sair de lá e fez promessas disse eu vou te dar uma terra vou te dar.

    Um filho vou te dar filhos vou te dar uma descendência e em ti serão benditas todas as nações da terra virá um descendente teu em quem eu vou abençoar todas as nações do mundo sai de onde você está e vem para a terra que eu vou te dar isso foi lá em Gênesis Capítulo 12 Abraão saiu veio embora a mulher de Abraão Sara era estéril eles não tinham filhos mas Deus prometeu Abraão creu e partiu o tempo passou o tempo foi passando peregrinou pela terra foi morar.

    No Egito saía mudando de lugar em lugar estende a Sua Tenda ali acolá fazia um altar aqui um altar acolá e nada da promessa se cumprir porque a promessa de que ele herdaria a terra e teria uma descendência numerosa e um filho dele seria o canal de benção para o mundo todo dependia dele tem um filho com a mulher dele só que o tempo Tava passando Sara era estéril eles estavam ficando idosos e chegou um momento que Abraão.

    Como é que vai ser isso aí essa promessa Senhor e uma noite Deus apareceu Abraão tá aqui em Gênesis Capítulo 15 Deus apareceu Abraão e voltou a dizer Abraão a tua recompensa vai ser muito grande a tua descendência Vai ser abençoada e Abraão disse Senhor como é que vai ser isso porque eu tô ficando velhinho a minha esposa também tá ficando velhinha já era não ele já tinha um eram bem avançados de idade ela é estéril eu tô começando a achar que.

    Quem vai herdar tudo isso aqui é o filho do meu mordomo Deus disse vem cá levou Abraão para fora da Tenda a gente imagina que isso foi numa tenda dele porque em seguida Deus disse olha as estrelas do céu Conta as estrelas se é que podes assim será a tua descendência Abraão assim será a tua descendência diz o texto que Abraão creu em Deus e aquilo lhe foi imputado registrado creditado considerado como Justiça nada que ele.

    Tinha feito mas que ele creu na promessa de Deus vocês percebem como a Fé de Abraão é semelhante a nós porque num certo sentido em que é que Abraão creu ele Creu que Deus mandaria alguém em quem seria um benditas todas as nações da terra alguém de toda aquela descendência numerosa que é a mesma coisa que nós fazemos hoje a diferença é que Abraão creu que Deus haveria de mandar o descendente que abençoaria.

    Todas as nações ele olhava para o futuro e ele creu mesmo que ele não tinha filhos ainda é a mesma coisa nós nós olhamos para trás nós Não vimos Jesus Cristo mas Nós cremos que ele já veio o que é o filho de Abraão em quem todas as nações da terra são e serão benditas ou seja nós que cremos em Jesus Cristo somos os herdeiros espirituais de Abraão cremos.

    Da mesma forma que ele Creu ele Creu em Deus isso lhe foi atribuído como justiça ele foi creditado como Justiça portanto voltando agora o argumento de Paulo O próprio Deus é quem diz que Abraão recebeu a justiça ele foi justificado Perdoado dos seus pecados aceito por Deus pela fé que ele teve na palavra de Deus e nas promessas de Deus e não por alguma coisa que ele tivesse feito a minha vitória.

    Então é isso que ele tá fazendo aqui no verso 3 e depois de ter mostrado isso Paulo agora ele faz um contraste versus 4 e 5 entre aquilo que os juDeus estavam dizendo a respeito de Abraão e aquilo que ele Paulo estava ensinando o que ele faz é um contraste entre dois sistemas de salvação e eu queria que você prestasse atenção aqui porque esse resumo é claríssimo e nos ajuda a entender que só tem dois tipos de religião no mundo dois tipos a primeira.

    Era aquela religião que os juDeus estavam insistindo que o homem é justificado diante de Deus por aquilo que ele faz Deus me aceita Com base no que eu mereço se eu merecer Então eu só aceito por Deus Deus me abençoou Deus me perdoa e Deus me recebe se eu não merecer então eu tô condenado vou para o inferno Deus me castiga aqui e tudo mais é religião do mérito que era a religião do judaísmo na época de Paulo e era o que eles diziam que tinha acontecido com Abraão Abraão era o.

    Pai da Nação Judaica porque ele mereceu pela sua obediência tá diz o apóstolo Paulo vamos fazer uma comparação no verso 4 Paulo diz assim ora ao que trabalha o salário não é considerado como favor e sim como dívida Você sabe o que é que Paulo tá dizendo aqui o que trabalha é aquela pessoa que tenta agradar a Deus com esforço das suas mãos Ele trabalha para merecer.

    A salvação ele dá esmola aos pobres ele tenta ser uma pessoa moral Ele cumpre Rita Os Religiosos ele paga promessa ele dá financeiramente ele contribui para uma causa social ele faz tudo que ele pode Ele trabalha como um trabalho qualquer Ele tá trabalhando para conseguir obter de Deus alguma coisa então das obras você é como um trabalhador.

    E nesse caso se você trabalhou suficiente o que Deus lhe der não é favor é salário não é isso quando você trabalha durante a semana no seu emprego Chega no fim do mês você recebe o contracheque você recebe o holerite dizendo quando você ganhou você vai lá no seu empregador para dizer muito obrigado o senhor me fez um grande favor não o seu salário é dívida o seu empregador lhe deve aquilo porque você trabalhou durante a semana.

    Não é isso então ao que trabalha o salário não é considerado como favore sim como dívida na religião das obras Deus Fica devendo Deus é obrigado a pagar se você faz isso cumpre aquilo outro faz promessa dar dinheiro obedece regras religiosas é uma pessoa moral faz o bem então no final Deus fica obrigado a lhe salvar ele fica ele Deus contraiu uma dívida com você e essa.

    Situação é impensável que Deus fica devedor do homem que Deus fica devedor dessas pessoas que Deus tem obrigação de dar alguma coisa aos homens isso não isso não bate com aquilo que a gente conhece de Deus na Bíblia então a religião das obras baseada no mérito ela acaba tornando Deus em nosso devedor Deus tem a obrigação de fazer isso para nós e era isso que os juDeus estavam fazendo e era.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=Gt4w1hecwao

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem