29. Como posso me oferecer a Deus (Rm 6.19-23)

29. Como posso me oferecer a Deus (Rm 6.19-23) A carta de Paulo aos Romanos Capítulo 6 e faremos a leitura do verso 19 até o verso 23 falo como homem por causa da fraqueza da vossa carne assim como oferecestes os vossos membros para escravidão da impureza e da maldade para maldade assim oferecei agora os vossos membros para servirem a justiça para a Santificação Porque quando eles escravos do pecado estavam isentos em.

29. Como posso me oferecer a Deus (Rm 6.19-23)

Relação à justiça naquele tempo que resultados colheres somente as coisas de que agora vos envergonhais porque o fim delas é morte agora porém libertados do pecado transformados em servos de Deus tendes o vosso fruto para santificação e por fim a vida eterna porque o salário do pecado é a morte mas o dom gratuito de Deus e a vida eterna em Cristo Jesus nosso senhor.

Nós pedimos ó Deus que tu nos encaminhas na compreensão da tua palavra que tu Abras os olhos do nosso entendimento que tu inclínios o nosso coração a obedecer-te eu quero Orar Senhor que tua palavra nessa noite seja usada para conforto e edificação do teu povo para encorajamento a viver em santidade e também para despertamento e conversão e pessoas que aqui se encontram nessa noite e que ainda estão sob escravidão do pecado queremos que tua palavra seja.

Usada por ti a libertação dessas pessoas e no crescimento do teu povo para tua glória para nossa alegria em nome de Jesus amém queridos nós estamos no capítulo 6 da carta aos romanos terminando o capítulo nessa noite esse capítulo como vocês se recordam é aquele onde Paulo faz uma exposição da maneira pela qual Deus nos liberta do pecado para que possamos servir a ele.

Na primeira parte da carta Paulo havia explicado o estado de perdição em que toda a humanidade se encontra primeiro gentios Capítulo primeiro fala a respeito disso depois os juDeus Capítulo 2 fala sobre isso e depois ambos metade do capítulo 3 Paulo termina dizendo que Deus encerrou a humanidade toda debaixo da lei para que a condenação e a justiça de Deus ficassem evidentes a todos e os motivos pelos quais Deus então os.

Condena depois da metade do capítulo 3 até o capítulo 5 Paulo explicou de que maneira juDeus e gentios são justificados gratuitamente mediante a fé em Jesus Cristo e terminado esse capítulo Paulo no seis inicia uma nova fase uma nova etapa da carta em que ele mostra de que maneira aquelas pessoas que eram perdidas Foram justificadas pela fé em Cristo Jesus agora devem viver de maneira agradável a Deus.

E o capítulo 6 fala de como nós somos livres do pecado os sete que nós vamos começar a semana que vem fala de como somos livres da Lei e o Capítulo 8 fala de como nós devemos e podemos andar no espírito santo todos esses três pontos tem a ver com a vida cristã aqui nesse mundo com a Vida Prática com a Santificação mas aqui no capítulo 6 o tema é libertação do Poder do pecado aqui nesse mundo na primeira parte do.

Capítulo como vocês se recordam Paulo falou de que nós estávamos Unidos a Cristo na sua morte na ressurreição e é com base nisso que devemos tomar conhecimento dessa verdade nos considerar como mortos e nos oferecer a Deus para viver uma vida nova uma vida Santa em contraste com a vida anterior na segunda parte que nós vimos Na mensagem anterior que vai do verso 15 até o verso 18 Paulo mostrou como Deus mediante o evangelho que é um molde uma forma ele moldou o nosso coração de.

Maneira que libertos do pecado nós podemos agora andar em novidade de vida o evangelho como doutrina ela é o meio pelo qual ele é o meio pelo qual Deus Opera essa libertação nos livrando do domínio do pecado e nos fazendo servo deles e aqui no trecho que eu acabei de ler que nós vamos considerar nessa noite Paulo faz uma pelo para que os cristãos que o ouvem se entregam a Deus se consagram a Deus ousando os termos que.

Paulo usa aqui se ofereçam a Deus para viver uma vida completamente consagrada ele então é isso que é a passagem que nós acabamos de ler Paulo está exortando os seus leitores a se oferecer a Deus como resultado daquilo que Deus já fez em suas vidas eu queria então nessa noite considerar com vocês em primeiro lugar o que é que Paulo quer dizer com oferecer-se a Deus que é o moto né é o.

Mote aqui da da passagem e segundo eu queria explorar quatro aspectos desse mandamento que ele coloca aqui de que nós nos ofereçamos a Deus o objetivo é encorajar vocês é orientar vocês instruir vocês de que maneira em termos práticos nós podemos no dia a dia nos oferecer a Deus como nos é ordenado aqui então vamos começar tentando entender o que é que significa essa expressão que aparece por exemplo no verso 19 oferecemos a Deus.

E que é a repetição do que ele tinha dito antes no capítulo 6 verso 13 não ofereçais os membros vossos ao pecado mas oferecer-vos a Deus o que que significa isso nos oferecer a Deus essa palavra esse verbo na língua original é bastante sugestivo a palavra significa literalmente colocasse diante de alguém ao alcance da mão daquela pessoa e assim ficar inteiramente à disposição daquela pessoa.

Veja Também, Vai te Interessar:

    Para que aquela pessoa faça o uso que achar conveniente oferecer-se a Deus então é você se

    Colocar diante de Deus ao alcance da mão de Deus e dizer assim aqui estou tome e usa-me conforme tu desejas por isso que oferecer aqui oferecesse a Deus pode ser substituído por entregar-se a Deus apresentasse a Deus Essa é a ideia principal ou seja e que você se coloca diante de Deus você se torna disponível.

    Diante de Deus a uma distância em que Deus pode colocar a mão sobre você e ele possa então usar você como ele deseja é isso significado de oferecer-se a Deus quando Paulo usa esse esse verbo aqui na carta aos romanos geralmente ele faz em dois sentidos o primeiro aparece aqui no capítulo 6 verso 13 quando ele diz oferecer os vossos membros a Deus que que isso significa quando Paulo fala.

    Membros ele está se referindo àquelas partes que constituem o nosso ser aquilo que nós somos Isso inclui os membros físicos braço olho perna tudo que nós somos mas também as nossas faculdades meu pensamento minha consciência minha decisão minha vontade meu ser tudo aquilo que eu sou então quando ele fala oferecer os vossos membros ele quer dizer ofereçam-se integralmente a Deus com.

    Aquilo que você é e aquilo que você tem porque por extensão Isso significa também as minhas Posses os meus bens aquilo que eu tenho e que me pertence então ao dizer oferecer os vossos membros a Deus Paulo está dizendo coloque-se com tudo que você é com tudo que você tem a uma distância tão próxima de Deus que Deus pode colocar a mão e usar do jeito que ele quiser É isso que significa mas Paulo também usa no outro sentido que aparece no famoso Versículo.

    Muito conhecido que nós vamos encontrar mais adiante que é do capítulo 12 verso primeiro quando ele diz que nós não devemos nos conformar com este século mas devemos nos transformar pela renovação da nossa mente e oferecer a Deus o nosso corpo em culto racional significa um culto espiritual então aqui já o sentido é outro a ideia na primeira ocorrência é de serviço eu e tudo que sou me coloca.

    Diante de Deus minha presença aqui nesse outro sentido em romanos eu me coloco diante de Deus para adorá-lo para prestar-lhe o culto do qual Ele é Digno Em ambos os sentidos a ideia é de inteira consagração oferta de nós mesmos uma dedicação do que somos e o que temos a Deus Para vivermos aqui nesse mundo é isso que significa oferecer-vos a Deus E essa é a ordem que.

    Deus nos dá essa é o mandamento que Deus dá a cada um de nós Esse é o mandamento que ele me dá esse é o mandamento que ele dá você e a grande pergunta é como é que nós fazemos isso e aqui então nós temos quatro orientações do apóstolo Paulo para nos ajudar a obedecer a esse mandamento da parte de Deus e eu quero ver todos os quatro com vocês nessa noite primeiro deles está no verso 19 e pode ser resumido da segunda da seguinte maneira ofereça-se a Deus Da mesma forma como.

    Antes você se oferecia ao pecado está no verso 19 falo como homem por causa da fraqueza da vossa carne assim como isso aqui introduz a comparação né Assim como já introduz a comparação assim como oferecestes os vossos membros para a escravidão da impureza e da maldade para maldade assim oferecer agora isso é o outro termo da comparação os vossos membros para servirem a justiça para santificação.

    Ou seja da mesma forma que nós antes servirmos ao pecado e nos entregavamos ao pecado agora nós temos que com a mesma intensidade ou maior nos oferecer a Deus para servir a Deus Paulo Então faz um contraste uma comparação uma analogia entre a maneira como vivíamos antes de conhecer a Cristo vivendo completamente de maneira dedicada para o pecado e a nova vida que Deus nos dá em.

    Cristo Jesus na qual nós devemos viver inteiramente dedicados a ele ele pede

    Desculpas né por usar essa analogia ele vê que ele começa o verso 19 né se justificando né pedindo desculpas né eu falo como homem por causa da fraqueza da vossa Carne aqui é uma expressão que significa simplesmente o seguinte eu vou usar uma figura da linguagem do dia a dia ou vou usar um argumento que é fácil de entender embora.

    Possa parecer um pouco vulgar vocês me desculpem não é mais é porque eu sei que vocês têm limitações isso é Paulo falando né então eu vou usar uma comparação que vai é útil para vocês entenderem o que eu quero dizer com oferecer e vos embora ela tenha as suas limitações e a analogia é exatamente essa você deve se oferecer a Deus agora como antes você se oferecia ao pecado antigamente Paulo diz aqui vocês ofereciam os seus membros o que eu sou e.

    O que tenho para a escravidão da impureza e para a maldade ele aqui está descrevendo a vida das pessoas sem Deus como era antes de conhecer em Jesus Cristo essas pessoas viviam para satisfazer os desejos do Pecado para satisfazer as suas paixões a lascívia cobiça impureza os desejos carnais e as pessoas se entregavam livremente a isso a esse desejo a essas.

    Paixões era assim que era a vida antiga eu vivi essa vida me converter aos 22 anos de idade aos 16 Eu já tinha saído da igreja fui criado na igreja aos 16 joguei tudo para trás e fui para o mundo e eu me lembro olhando para aqueles dias como essa descrição aqui é uma descrição exata do que aconteceu comigo e eu tenho certeza que é uma descrição exata para quem já viveu como servo do pecado antes de conhecer a Jesus Cristo a maneira.

    Como me entregava com avidez e com desejo e sem a menor culpa sem a menor vergonha a fazer coisas reprováveis era assim que eu vivia E é assim que Paulo descreve É assim que é a vida da pessoa sem Deus antigamente a gente se entregava se oferecia ao pecado como escravo para cumprir a vontade do pecado praticando a maldade e a impureza e agora vem a comparação você deve se.

    Oferecer a Deus com a mesma intensidade agora que você está livre agora que você foi liberto da escravidão do pecado e em contraste com o que era antes diariamente se coloque voluntariamente diante de Deus ao alcance de suas mãos e diga usa-me apresente os seus membros a Deus como instrumentos não mais da imundícia da maldade da impureza e da imoralidade mas como instrumentos da justiça de Deus isso antes não era possível verso 20.

    Porque quando eras escravos do pecado estavas isentos em relação à justiça essa frase de Paulo quer dizer o seguinte antigamente vocês eram escravos do pecado e como escravos do pecado vocês não podiam ser escravos de Deus na o sistema de escravidão era de submissão exclusiva é diferente do nosso sistema de trabalho hoje eu posso ter um emprego de manhã posso ter outro patrão à tarde no outro emprego e posso ter um terceiro uma terceira atividade à noite mas o.

    Escravo ele servia integralmente ao seu patrão Antes eu era escravo do pecado e eu não tinha tempo para Deus eu não tinha como servir a Deus Paulo usam a expressão aqui quando vocês eram escravos do pecado vocês estavam isentos em relação à justiça ou em relação a Deus dizendo aqui quer dizer livre livre no sentido de que você não tinha nenhum obrigação com Deus você sentia que não tinha nenhuma.

    Obrigação com Deus ou você não queria nenhuma obrigação com a justiça de Deus e com as coisas de Deus ou seja Paulo está dizendo que tem apenas duas opções ou você vive uma vida dedicada ao pecado como escravo do pecado ou você vive uma vida de dedicação a Deus não tem nenhuma área no meio que seja uma área cinzenta em que você atua como se fosse livre porque há pessoas que pensam assim que.

    Elas têm liberdade que elas vivem de maneira autônoma e que elas escolhem quando elas vão servir a Deus e que elas escolhem quando vão servir ao pecado esse não é o Pensamento bíblico Essa não é a perspectiva que a bíblia dá nosso respeito a Bíblia fala de nós ou como escravos no pecado servindo integralmente ao pecado ou como servos de Deus sem ter tempo para viver a vida no pecado e esse esse então é o primeiro argumento do apóstolo Paulo aqui vocês devem se.

    Oferecer a Deus com a mesma intensidade dedicação alegria vontade de Exposição com que antes vocês serviam ao pecado é assim que vocês devem fazer é uma comparação para qual ele pede desculpas não é porque parece meio meio que vulgar ou simplório mas ela ela nos ajuda a entender elas dá um referencial da maneira como você gostava de de sair de fazer o que não presta de ver as coisas que não devia.

    Ver que você gostava de ficar falando mal da vida dos outros que você gostava de da violência da agressividade da mesma forma que você se deleitava Naquela vida antiga agora você deve fazer isso com relação a Deus e as coisas de Deus que seja Deus a sua alegria que seja Deus o seu prazer que seja ele a fonte de satisfação e contentamento na sua vida assim como antes agora também assim que você fazia antes agora você vai fazer Então esse é o primeiro argumento aqui o primeiro aspecto de.

    Como devemos nos oferecer a Deus é da mesma forma que antes você se oferecer ao pecado aqui vem o segundo ponto ou a segunda segunda aspecto desse oferecimento tá no verso 21 e pode ser resumido da seguinte maneira ofereça-se a Deus pensando nos resultados que você estiveram na sua vida antiga veja o que diz o verso 21 naquele tempo perguntou o apóstolo Paulo que resultados colheres somente as coisas de que agora vos.

    Envergonheis porque o fim delas é a morte Paulo aqui ele leva os seus ouvintes a refletir sobre a vida antiga com uma pergunta naquele tempo naquele tempo que vocês viviam sem Cristo vocês gentios e vocês juDeus naquela época antes de conhecer o evangelho que resultados você escolheram da vida que vocês tinham Paulo já tinha dado uma descrição dessa vida e eu quero rememorar agora com vocês relembrar com vocês no capítulo 1.

    No verso 24 Paula havia se referido a vida no mundo sem Deus como sendo uma vida de imundícia uma vida de concupiscência no capítulo um verso 26 Paulo fala de paixões e infames de relações sexuais contrárias à natureza e no Capítulo 28 desculpa no capítulo 1 de 28 A 32 ele dá uma lista Olha a lista cheios de toda injustiça Malícia avareza maldade possuídos de inveja homicídio.

    Contenda dolo malignidade sendo de formadores caluniadores aborrecidos de Deus insolente soberbos presos inventores de males desobedientes aos pais insensatos perfidos sem afeição natural e sem misericórdia é assim que era a vida antiga era disso que ela era constituída Paulo pergunta qual foi o fruto disso O que é que vocês obtiveram como resultado de.

    Ter vivido uma vida assim quando a gente vivia daquela maneira a gente não tinha consciência do que estava fazendo veja como Paulo aqui descreve o sentimento das pessoas quando elas vivem assim agora você vai comigo para Efésios 4 por favor do verso 17 até o verso 19 Paulo tá descrevendo essa vida essa vida debaixo do pecado debaixo da lei nas trevas sem Deus olha o que ele diz isso Portanto digo e no Senhor testifico que.

    Não mais andeis como também anda o gentios na vaidade dos seus próprios pensamentos obscurecidos de entendimento alheios a vida de Deus por causa da ignorância em que vivem pela dureza do seu coração os quais tendo se tornado insensíveis se entregaram a dissolução para convidez cometerem toda sorte de impureza era assim e é assim que as pessoas se sentem quando elas estão praticando.

    Essas coisas Paulo diz aqui somos escurecidos do entendimento alheias a vida de Deus vivem uma vida de ignorância e com toda avidez elas se lançam para praticar toda sorte de impureza e de moralidade é assim que eu vivi é assim que muitos de vocês viveram e assim que talvez alguns de vocês vivam quando a gente tá no mundo a gente não tem consciência Eu não tinha a menor.

    Vergonha de fazer as coisas que eu fazia na verdade eu até me vangloriava você tava com os meus amigos na mesa do bar para contar as aventuras de todo tipo para falar mal dos outros e fazemos isso de boca cheia achava que era natural a boca cheia de palavrões piadas indecentes atos piores ainda e achava aquilo maravilhoso passar a noite com os amigos ou sair com uma noitado para algum tipo de Aventura sexual e.

    Achava isso a coisa mais natural do mundo e a consciência não apertava nada achava que era tinha satisfação que dar a ninguém eu era ovelha negra da família toda minha família tava na igreja meus irmãos estavam na igreja Minhas irmãs estavam na igreja eu era desviado da família e aí os pastores da Igreja viviam atrás de Augustus Quem conseguir se converter alguns tinha um grande Troféu grande galardão dos céus e os pastores me abordavam e sempre a conversa deles era essa e que é abordagem que às vezes.

    Nós fazemos para os incrédulos e que não é abordagem mais certa ele chegavam para mim e dizia assim Augusto Eu sei que você não é feliz eu dava risada mas como assim eu não sou feliz sou Felicíssimo Eu gosto da vida que eu tô levando Eu gosto da baderna que eu faço Gosto dos meus amigos gosto da cachaça gosto da farra gosto da maneira como eu eu vivo e faço as coisas Sem dever nada ninguém era esse o meu sentimento.

    Mas hoje eu olho para trás o que eu sinto é outra coisa o que eu sinto é o que Paulo diz aqui naquele tempo que resultado coristisse você me perguntasse quando eu tava naquela época eu diria muitos coisa boa alegria satisfação mas agora a resposta é essa somente as coisas de que agora vos envergonhais hoje eu tenho um conhecimento de mim mesmo hoje eu sei que eu sou um pecador e eu sei porque é que eu fiz aquelas.

    Coisas hoje eu tenho consciência da seriedade do pecado e do preço que ele cobra hoje eu conheço a Deus e conheço a sua Santidade e a sua justiça hoje eu conheço a Jesus Cristo e o que ele fez na cruz por mim como ele ali sangrou e morreu pelos meus pecados hoje eu tenho consciência da realidade das penas eternas do castigo eterno do inferno que é por impenitente hoje eu tenho consciência da vida eterna do novo céu e da nova terra que Deus preparou para todo pecador que se arrepende por isso eu só posso olhar para o meu passado agora com vergonha.

    Essa é a razão talvez porque a gente não dá muito espaço nas nossas igrejas reformadas para o tal do Testemunho acontece que às vezes um cara que era traficante drogas era criminoso né ele se converte de uma comissão conversão dramática e o pessoal logo chama ele à frente para dar um testemunho e a maneira como ele fala do passado dele ele parece ter orgulho de ter vivido daquela maneira parece ter orgulho durante alegrado Ele conta os feitos antigos como se fosse.

    Alguma coisa das quais ele se intimamente se vangloria disso quando na verdade a gente devia lembrar do nosso passado somente com esse sentimento vergonha era o que eu era era o que eu fiz eu fui uma vergonha diante de Deus diante dos homens diante das pessoas e diante de mim mesmo é assim que eu tenho que olhar para trás e porque eu olho para trás assim é que eu agora posso me oferecer a Deus porque eu não quero voltar a ser o que.

    Eu era eu não quero mais fazer aquelas coisas que eu fiz coisas que o fruto diz Paulo aqui no final do verso 21 o fim delas é morte hoje eu sei disso quando eu digo que esse é o sentimento que nós temos de ter com relação ao nosso passado e não estou aqui sugerindo que o crente verdadeiro ele deve viver é com remorso ou carregando um sentimento de culpa por coisas que ele fez no passado de vez em quando eu encontro pessoas assim que tiver uma vida.

    Pregressa na imoralidade ou no crime ou em algum tipo de relacionamento em que a pessoa cometeu muitos erros ela conheceu a verdade conheceu a Cristo pediu perdão se converteu foi perdoada mas ainda fica carregando aquele aquele remorso aquela carga não é isso que está sendo dito aqui na verdade é se confessarmos os nossos pecados ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça e se alguém está em Cristo Ele é uma nova criatura as coisas velhas passaram Eis que tudo se fez novo.

    E nós podemos ter alegria da nossa salvação Independente de qual horrível e vergonhoso o nosso passado foi eu não estou dizendo que a gente deve viver carregando a culpa se você vive carregando culpa e remorso pelo seu passado não há nada de Evangélico nisso na verdade tá faltando o evangelho porque nós temos que aceitar o perdão de Deus que ele nos dá completamente mas eu estou dizendo que nós devemos olhar para trás e quando olharmos da nossa.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=RTgFojH5y80

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem