3. A doutrina da justificação pela fé - Os Fundamentos da Reforma Protestante

3. A doutrina da justificação pela fé - Os Fundamentos da Reforma Protestante Irmãos Boa noite graças a Deus pelo pela oportunidade de estar com vocês e juntos partilharmos a palavra de Deus nesse tema que é o tema da segunda conferência os fundamentos da reforma protestante Ontem nós começamos falando a respeito do tema da depravação Total que é revelada pela lei que nos foi dada e tentamos fazer a interpretação de.

3. A doutrina da justificação pela fé - Os Fundamentos da Reforma Protestante

Romanos Capítulo 7 uma passagem reconhecidamente difícil o objetivo foi mostrar Independente de qual seja a nossa posição adotada com respeito ao eu e romano 7 o nosso ovo era mostrar a completa inabilidade do homem de obedecer as demandas de Deus sem a graça de Jesus Cristo e era o tema um dos temas centrais da reforma protestante Exatamente porque os autores da reforma.

Aqueles que foram levantados por Deus para levar levante Descobriram que a justificação é pela fé essa conclusão lhe chegou a partir da consciência da Total depravação e pecaminosidade da raça exigindo uma justiça que fosse fora de nós que viesse a nós a nossa Justiça Diante de Deus não pode proceder de nós porque nós somos aquilo que Romanos 7 ele escreve o homem não ser o melhor tentando agradar a Deus mas se vendo.

Completamente impossibilitado sabendo que deve fazer tendo consciência Clara das suas obrigações mas falhando miseravelmente a cada tentativa de agradar a Deus pelos seus esforços o que então levanta aquele grito no final de Romanos 7 é quem me livrará do corpo dessa morte dessa situação e a resposta é Jesus Cristo depois do segundo momento nós nos debruçamos sobre a questão da eleição e da predestinação.

E fizemos isso a partir de Efésios Capítulo 1 esse tema é foi também um tema predominante nos escritos dos reformadores que queriam atribuir a Deus toda glória No que diz respeito à salvação do homem na visão deles a salvação do começo ao fim é uma obra de Deus por isso só lhe deu glória a glória sempre deve ser atribuída a ele porque dele que procede a nossa redenção também.

Nós vimos que a plena compreensão dos mistérios de Deus do que diz respeito aos seus decretos e a eleição de alguns para salvação e não de outros nós vimos que isso a compreensão plena nos escapa porque nós dependemos do que está escrito para entender os mistérios de Deus de outra forma não saberiamos e a escritura não nos traz todas as informações a respeito dos mistérios de Deus no que diz respeito a maneira como ele governa o mundo então nós não os critérios não sabemos porque.

Aí não B algumas informações nos faltam e a gente deve então contemplar esse mistério com humildade e agradecer a Deus que a plena compreensão dele não é uma condição para salvação se não Nenhum de Nós aqui provavelmente seria salvo E hoje nós vamos para o terceiro fundamento que gostaríamos de trazer para os irmãos que é a doutrina da justificação pela fé e quero falar dela a partir de Romanos.

Capítulo 3 Romanos Capítulo 3 onde nós vamos falar do que Paulo ensina que a perdição de todos e a justificação pela fé em Cristo Jesus vamos orar mais uma vez pedindo que o nosso Deus nos conduza na compreensão da sua palavra senhor nós precisamos iluminação para podermos conhecer a tua verdade.

E nós sabemos que tu desejas ó Deus guiar o teu povo nessa verdade por isso que agora nós te suplicamos que teu espírito nos conduza a cada passo na interpretação da escritura trazendo conhecimento verdadeiro Mudança de Vida disposição para obediência renovação da nossa fé consolo nas dificuldades paz nas tribulações que teu espírito use a palavra na vida de cada um nessa noite é.

O que pedimos em nome de Jesus amém Vamos só contextualizar Romanos Capítulo 3 para que tendo a visão geral a interpretação de uma passagem particular fique mais fácil que nos Capítulos Romanos 3 está dentro da parte inicial de Romanos da carta aos romanos que Eu mencionei ontem onde Paulo fala da perdição de toda a ração humana no capítulo 1 ele ensina a perdição dos gentios no capítulo 2 ele.

Fala da perdição dos juDeus de um a cinco Ele disse que os juDeus estão condenados exatamente como gentios embora a base seja diferente os gentios serão condenados porque não porque rejeitaram a revelação de Deus na natureza e na consciência os juDeus serão condenados porque rejeitaram a revelação da lei de Moisés que eles foi dada isso porque Deus não faz acepção de pessoas no julgamento ele estará observando o procedimento e as obras de cada um capítulo 2 de 6 a 11 e.

Na no juízo a lei vai desempenhar um papel é predominante ela vai servir de base para o julgamento dos juDeus a lei escrita e a Lei gravada no e na consciência dos gentios vai servir de base para a condenação deles portanto os juDeus são indesculpáveis 2 de 17 a 24 mesmo que eles condenavam gentios mesmo que criticavam o comportamento dos pagãos Mas eles mesmos não cumpriam a lei que.

    Haviam receber de Deus e Paulo termina o capítulo 2 dizendo Quem é o verdadeiro judeu isso porque ele queria quebrar

    Aquela Justiça própria autoconfiança dos judeu pelo fato de ter nascido no povo escolhido de Deus na antiga aliança de ser descendente de Abraão Paulo explica que o verdadeiro judeu não é aquele que é judeu segundo a carne mas é aquele que é judeu espiritualmente cuja circuncisão é do coração e com os louvor prossegue Deus e não dos homens.

    E aqui então no capítulo 3 ele continua a tratar da questão dos juDeus e ele fecha o capítulo 3 fecha o assunto em meados do capítulo 3 com a conclusão de que todos estão perdidos na metade do capítulo 3 até o final que é a parte onde nós vamos enfocar ele fala que agora mediante Jesus Cristo Deus justifica pela fé graciosamente tanto gentios como juDeus e essa foi a doutrina que deu.

    Início à reforma protestante esse conhecimento esse discernimento da maneira como Deus justifica o pecador foi o que motivou Lutero em primeiro lugar provocar aquela discussão com os doutores da igreja católica sobre a forma como Deus salva o homem partindo da sua própria experiência o capítulo 3 Então ele pode ser dividido da seguinte maneira se a estrutura dele.

    Nos Versículos de um a cinco Paulo responde a objeções responde a objeções quanto o que ele disse no capítulo anterior porque do jeito que ele falou no capítulo 2 O Judeu poderia dizer mas então qual é a vantagem de ter sido judeu Por que que Deus escolheu uma nação e um povo ele deu a lei isso não os coloca em vantagem nenhuma com relação aos demais povos Paulo responde isso nos versos de um a cinco depois do verso 6 ao verso 18 Paulo.

    Continua dizendo que eles não têm vantagem nenhuma sobre os gentios porque eles mesmo tendo recebido a lei na verdade não obedecem a lei e são pecadores diante de Deus igualmente culpados como gentios de 19 a 20 Paulo explica porque é que a lei foi dada não foi para garantir privilégios a uma nação em particular mas ela tinha como objetivo encerrar a todos debaixo do pecado para que ficasse claro que a salvação tinha.

    De vir de Deus lei tem a ver com carne nossa natureza pecaminosa Nossa Auto Justiça nossos esforços pessoais e consequentemente o nosso fracasso daí Romano 7 Deus encerrou toda a humanidade debaixo da lei para que então a salvação a justificação pela fé em Jesus Cristo pudesse ser oferecido a todos era isso que o judeu não havia compreendido a razão de ser da Lei Paulo explica nos versos 19 e 20 e a partir de 21 até 31.

    Então ele apresenta pela primeira vez na carta de uma maneira muito direta e Clara como Deus justifica os pecadores mediante a fé em Jesus Cristo justificação essa que vale tanto para juDeus Como para gentios Vamos então começar com três de uma oito mas eu vou apenas dar o resumo porque eu quero concentrar na verdade três de uma a 18 nós vamos passar rapidamente por aí porque eu.

    Quero concentrar 19 a 31 que é onde Paulo faz a apresentação da justificação pela fé Qual o objetivo de Paulo aqui nessa passagem Vamos ler Qual é pois a vantagem dos judeu ou qual é a utilidade da circuncisão muita sobre todos os aspectos principalmente porque os juDeus foram confiados os oráculos de Deus e daí se alguns não creram a incrédurica a incredulidade deles virá.

    Desfazer a fidelidade de Deus de maneira nenhuma seja Deus verdadeiro e mentiroso todo homem segundo está escrito aí faz uma citação do Salmo 51 para ser de justificado nas tuas palavras e venhas a vencer Quando forem julgado Paulo continua Mas se a nossa Justiça traz a lume a justiça de Deus que diremos porventura será Deus injusto por aplicar sua Ira falo como homem certo que não do contrário como julgará.

    Deus o mundo e se por causa da minha mentira fica em relevo a verdade de Deus para sua glória porque sou eu ainda

    Condenado como pecador E por que não dizemos como alguns caluniosamente afirmam que o fazemos praticamos males para que venham bens a condenação desses é justa aqui nessa parte Paulo mostra que há uma vantagem para os judeu que é ter recebido a palavra de Deus infelizmente muitos juDeus não creram na.

    Palavra que eles foi revelada no antigo testamento pelos profetas através de Moisés os salmos de Davi os livros históricos muitos não creram nela mas isso não anula a fidelidade de Deus ou seja apesar da Nação de Israel ter desvirtuado o conhecimento que ele foi dado na lei isso não fez com que Deus invalidasse a aliança com a nação tanto é que enviou Messias prometido continuou no seu propósito de da.

    Descendência de Israel trazer o Messias e ele Castiga os judeu incrédulo e assim ele haverá de julgar os juDeus da mesma forma que o gentios que receberam a revelação natural e o rejeitaram na parte seguinte Paulo fecha o argumento de que toda a humanidade está debaixo do pecado de 9 a 18 que se conclui temos nós qualquer vantagem não de forma nenhuma pois já temos demonstrado que todos tanto os juDeus Como gregos estão debaixo do pecado Esse é o resumo do que Paulo.

    Começou a ensinar do capítulo primeiro até agora ou seja ele diz já demonstrei se refere o que ele fez antes que tanto os juDeus Como os gregos que são gentios o termo grego ele era usado embora propriamente se referir somente aos moradores da ela de não é da Grécia mas ele passou você é um tema ele é usado Às vezes o novo testamento para se referir a todos os povos não juDeus que do Império Romano Então já demonstrei que.

    Tantos juDeus Como os demais povos estão debaixo do pecado todos sem exceção juDeus e gentios todos estão debaixo do pecado encerrados debaixo da condenação pela desobediência a revelação que eles receberam e Paulo prova isso citando agora é em Cadeia sete passagens do Antigo Testamento onde é ao mesmo tema ou seja pecaminosidade geral da raça humana onde ele mostra com clareza que.

    Todos os humanos são pecadores e não há sequer um justo diante deles são sete passagens tiradas dos Salmos tirada da Lei olha o que ele diz como está escrito não há justo não há não ajusto nenhum sequer não há quem entenda não há quem busca busca a Deus todos se extraviaram e a uma se fizeram inúteis não há quem faça o bem não há nenhum sequer essa é uma citação conjunta do Salmo 14 e do Salmo 53 Paulo Combina as duas.

    Em seguida ele continua a garganta deles é um sepulcro aberto com a língua urdem engano veneno de víbora está nos seus lábios Isso aqui é uma combinação dos Salmos 5 com o Salmo 140 a boca eles a tem cheia de maldição e de amargura é o Salmo 10 são os seus pés velozes para derramar sangue nos seus caminhos a destruição e miséria não conhecer um caminho da Paz aquele tá citando Isaías.

    59 e não há temor de Deus Diante de seus olhos citação do Salmo 36 Paulo fecha a sua argumentação citando como prova passagens do Antigo Testamento que era recebido pelos juDeus Como a palavra de Deus que prova um ponto dele já no antigo testamento Deus já tinha deixado Claro começa as passagens mostra a pecaminosidade geral da raça humana e a sua situação de Condenação absoluta ou.

    Seja nós não precisamos do novo testamento bastaria o antigo para saber que a lei nunca poderia ter sido Dada como caminho de salvação porque a própria lei revela o estado de pecaminosidade e condenação em que a raça humana se encontra E com isso Paulo Fecha a boca do judeu corta qualquer motivo de arrogância ou confiança própria e os colocam o mesmo pé de que os gregos ou seja dependente de um.

    Salvador de uma salvação externa que possa livrá-lo da justa condenação e aqui então que a gente entra no verso 19 até o 31 onde Paulo vai apresentar a doutrina da justificação pela fé aqui de 19 a 20 Ele explica porque é que a lei foi dada ora sabemos que tudo que a lei diz aos que vivem na lei o diz para que se cale toda a boca e todo mundo seja culpável perante Deus visto.

    Que ninguém será justificado diante dele por obras da lei em razão de que pela lei veio um pleno conhecimento do pecado era preciso que essa altura Paulo explicasse muita clareza porque que Deus então deu a lei porque é que Deus mandou Moisés como legislador se encontrou com ele no Alto do Monte Sinai durante 40 dias ele passou escrito pelo seu próprio dedo tábuas onde sua santidade vontade.

    Estavam reveladas ou revelados E além disso então é uma série de regulamentos e normas como a circuncisão as festas que eram para ser observadas a dieta religiosa Qual a de ser de tudo aquilo ali está na hora de Paulo responder isso aí a primeira resposta dele é no verso 19 que a lei foi dada para calar a boca de todo mundo sabemos que tudo que a lei diz aos que vivem na lei o diz para que.

    Se cale toda a boca primeira razão pela qual Deus deu a lei foi para calar você e a mim do tipo assim não eu mereço alguma coisa ou eu tenho direito alguma coisa ou Deus não pode me tratar assim ou isso não é justo a lei Cala a boca de todo mundo ela corta qualquer pretensão a justiça própria que porventura haja no nosso coração quando eu estava evangelizando no interior de Pernambuco no início do meu ministério.

    Evangelizar uma cidade chamada Gameleira que era Ela vivia em função da Usina cucaú uma grande usina de de açúcar e álcool e que tinha muitos moradores pobres que trabalhavam no plantio da cana e tinha uma igreja lá e eu fui trabalhar naquela igreja não é revitalizar aquela igreja eu ia de porta em porta e distribuindo o evangelho distribuindo Bíblia de vez em quando eu alguém deixava eu entrar para fazer o trabalho de evangelização eu começava.

    Sempre o trabalho de evangelização perguntando a pessoa se ela tinha consciência de que ela pecadora diante de Deus e variavelmente a resposta era Ah não eu sei que sou pecador não é e eu disse então você sabe que você merece a condenação a pessoa olha eu sou pecador mas tem gente pior do que eu né Tem gente eu não sou tão ruim assim o meu vizinho por exemplo se o senhor conhecesse meu vizinho bate na mulher xinga chega bêbado em casa né então sempre mesmo que eu entrava em casas de.

    Pessoas muito pobres sempre esse espírito de auto justiça se manifestava quando começavamos a falar a respeito de como a pessoa se via com relação a Deus e variavelmente Meu método em seguida era dizer posso ler com você os 10 mandamentos e interpretá-los como Jesus disse tipo assim onde diz não adulterarás entender que aquela lei se aplica não somente ao exterior também ao meu coração vamos ler os dez mandamentos para ver qual é o seu.

    Verdadeiro estado diante de Deus e o senhor vai vendo aí o que é que o senhor quebrou quando chegava no quinto sexto Mandamento o semblante da pessoa já tinha caído e ela já A lei foi dada para calar a boca de todo mundo ou seja para dizer você é um pecador você não tem direito algum diante de Deus você não pode questionar a ação de Deus você não pode reclamar dele.

    Absolutamente nada por isso eu tenho muito cuidado né eu digo aos irmãos irmãos Tenham cuidado quando você cantar aquelas músicas e diz assim devolve me dá de volta o que é meu né faz isso porque se Deus for dar o que é teu é inferno se Deus soldar o que é teu é inferno então não não cuidado quando você fizer essas coisas e cantar algumas músicas olha o que é que você tá pedindo a lei foi dada para calar a nossa boca para.

    Que nós vejamos que nós não podemos exigir absolutamente nada de Deus e para cortar qualquer pretensão Nossa a mérito não há mérito não há Deus nunca vai nos tratar com base em mérito porque não há nenhum e a lei foi dada exatamente para isso segundo o propósito da Lei Paulo diz é tornar todo mundo culpável diante de Deus é o final do verso 19 e para que todo mundo seja culpável.

    Diante de Deus embora Deus não precise disso mas sendo ele Justo na quando ele for condenar quando ele for dar a cada um de acordo com o seu merecimento leia as condenação ele quer que fique claro a base em que ele vai fazer isso para que não se diga que ele é injusto Então para que o homem se fizesse condenavel ou seja para que a condenação do homem ficasse Clara A lei foi dada para dizer ele é condenado porque ele não segue a lei ele não obedece os padrões de.

    Santidade do seu Criador ele vira as costas para aquele que o fez ele caminha na sua independência arrogante ele vive para si próprio ele destrói o seu semelhante ignorando o criador e aquele que é senhor de todas as coisas então a vontade do Criador foi dada a ele quer seja na lei escrita quer gravar no coração na consciência glória de Deus a natureza ao nosso redor o homem sabe que Deus existe ele tem um.

    Conceito do certo do errado uma ética mínima no coração dele e ele será condenado exatamente por isso então a lei ela é dada para dizer em que base Deus vai condenar a humanidade que é exatamente por desobedecer a revelação de Deus terceiro ponto que tá ligado a isso o início do verso 20 quando Paulo diz visto que ninguém será justificado diante dele por obras da lei é a conclusão óbvia em razão de que pela lei.

    Vem o pleno conhecimento do pecado o conhecimento do pecado já é dado aos gentios em romanos 1 verso 18 Paulo diz assim A Ira de Deus se revela do céu é uma referência a revelação natural então a natureza diz alguma coisa que há um Deus e que esse Deus está irado é a revelação natural mais adiante no verso 20 do capítulo 1 Paulo diz assim as coisas invisíveis de.

    Deus são claramente percebidas por meio do que foi criado desde o início do mundo por isso esses homens são intersupáveis então pela criação os pagãos os índios os povos distantes Eles sabem que há um Deus por detrás da criação e que esse Deus está irado pela desobediência deles no verso 32 no capítulo 1 Paulo diz ele sabem a sentença de Deus de que são dignos de morte os que tais coisas pratico ele tá falando dos gregos eles sabem a sentença de Deus de que são.

    Dignos de morte aqueles que praticam estas coisas então eles têm conhecimento de Deus sim eles são indesculpáveis serão julgados por isso mas a situação do judeu é pior ainda porque além da Revelação natural e na consciência eles receberam a revelação especial escrita que os torna ainda mais responsáveis e isso nos torna nós aqui hoje ainda mais responsáveis porque nós temos a revelação natural revelação na consciência além de Moisés e agora o evangelho.

    Então quem vocês acham que Deus vai jogar com maior Rigor naquele dia o crente porque foi de todos quem teve maior luz é quem mais sabe é o mais iluminado a Quem muito se dá então querido é bom que você entenda como é que você vai ter que fazer para aquele dia porque se você não for justificado pela fé em Cristo Jesus não tenho que dizer diante de Deus a.

    Condenação é claríssima e Justa e justa se nós não formos salvos pela graça de Deus mediante Jesus Cristo a conclusão de Paulo no verso 20 é é isso né portanto ninguém será justificado diante dele por obras da lei O que são obras da Lei são atividades ou atitudes que se tomam em obediência aquilo que a lei manda obras exigidas pela lei só que ao.

    Tentar me justificar diante de Deus pelo que eu sou pelo que eu faço pelo meus méritos obedecendo ao que sua lei diz quanto mais eu faço isso mais o meu Pecado fica evidente porque a lei foi dada exatamente para isso então a situação do homem do ser humano é de Total desespero ele está condenado com justiça ele não tem defesa a condenação dele é muito clara Ele É apa flagrante não tem o que apresentar em termos de.

    Inocência tipo ignorância eu não sabia e o quadro então é um quadro devastador de impotência e condenação É nesse contexto agora é contra esse relevo que Paulo apresenta a justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo leão de 21 a 31 mas agora sem lei se manifestou a justiça de Deus testemunhada pela lei e pelos profetas justiça de Deus mediante a fé em Jesus.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=yho92VBKdj4

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem