10 - Por amor de vós (Ef 3.1-13)

10 - Por amor de vós (Ef 3.1-13) Queridos vamos abrir a palavra de Deus na carta de Paulo aos Efésios Capítulo 3 e vamos ler do verso primeiro ao verso 13 dando continuação a nossa série de mensagens nessa carta Efésios Capítulo 3 de 1 a 13 por esta causa eu Paulo Sou prisioneiro de Cristo Jesus por amor de vó gentios se é que tem dissolvido a respeito da dispensação da Graça de Deus a Mim.

10 - Por amor de vós (Ef 3.1-13)

Confiada para vós outros pois segundo uma revelação me foi dado conhecer o mistério conforme escrevi há pouco resumidamente pelo que quando ledes podeis compreender o meu discernimento do Mistério de Cristo o qual em outras gerações não foi dado a conhecer aos filhos dos homens como agora foi revelado aos seus santos Apóstolos e profetas no espírito a saber que os gentios são Cordeiros.

Membros do mesmo corpo e qual participantes da Promessa em Cristo Jesus por meio do Evangelho do Qual foi constituído Ministro conforme o dom da Graça de Deus a Mim concedida segundo a força operante do seu poder a mim o menor de todos os santos me foi dada essa graça de pregar aos gentios o evangelho das insondáveis riquezas de Cristo e manifestar qual seja a dispensação do Mistério desde os séculos.

Oculto em Deus que Criou todas as coisas para que pela igreja a multiforme e sabedoria de Deus se torne conhecida agora dos principados e potestades nos lugares Celestiais segundo eterno propósito que estabeleceu em Cristo Jesus nosso senhor pelo qual temos Ousadia e acesso com confiança mediante a fé nele portanto vos casais nas minhas tribulações por voz pois nisso está a vossa glória até aqui.

Queridos a leitura da palavra de Deus Oremos mais uma vez pedimos nosso Deus que pelo teu espírito santo nos concedas iluminação para compreendermos a tua palavra de senhor que a meditação sobre a tua Revelação enche o nosso coração de esperança conforto instrução e aumente o nosso conhecimento de ti Fala ao coração de cada um de nós presente aqui nessa noite também aqueles queridos que nos.

Ouvem através da internet em nome de Jesus amém meus irmãos esse texto é uma é um texto autobiográfico em que o apóstolo Paulo fala a respeito do seu chamado para ser um Apóstolo de Jesus Cristo ele vinha expondo as bênçãos que Deus havia concebido a igreja desde o Capítulo 1 no capítulo 1 do verso 3 até o verso 14 ele fez uma exposição de como Deus pai.

Na eternidade elaborou esse plano de ter para ser um povo que ele escolheu de entre a raça humana e predestinou para ser um povo seu povo Santo e como Deus Filho veio a esse mundo na pessoa de Jesus Cristo sumiu a forma humana e derramou o seu sangue pelos eleitos para que justificados dos seus pecados eles pudessem fazer parte desse povo que Deus idealizou antes que ele criasse o mundo e como Deus Espírito.

Santo através da pregação da palavra chama Estas pessoas no tempo certo no momento correto e Vem Habitar da de que Deus haverá de cumprir as suas promessas isso Paulo falou no capítulo 1 de 3 a 14 nós já vimos em detalhes essa passagem em seguida Paulo havia orado pelos crentes saí do verso 15 até o verso 23 ele ora pelos seus leitores.

Para que eles compreendam essa grande revelação essa grande verdade para que eles tenham consciência consciência nas palavras do próprio Paulo da Esperança do seu chamamento a riqueza da Glória da sua herança dos Santos e a suprema grandeza do seu poder para conosco os que cremos é tão grandiosa essa vocação as bençãos são tão grandes são tão Profundas que nós temos que pedir que Deus nos ajude a compreender E ele fala então desse poder.

Extraordinário de Deus que foi exercitado em Cristo e que fez de Cristo o cabeça da igreja e tome referindo aqui aos versos 19 23 do Capítulo primeiro nós vimos toda essa parte depois nós Paulo começa a falar da Graça de Deus que nos foi dada em dois momentos primeiro Quando Deus pelo evangelho nos alcançou quando nós estávamos mortos nos nossos delitos e ofensas Capítulo 2 de 1 a 10 e onde temos aquela famosa passagem é pela.

Graça sois salvos mediante a fé isso não vem de vós é dom de Deus que resume bem o que é que Paulo tá dizendo aqui do verso primeiro ao verso é 10 do capítulo 2 e em seguida ele fala de como em Cristo Jesus Deus acabou com a separação que havia entre juDeus e gentios separação essa que foi estabelecida no Antigo Testamento com um propósito didático mas agora em Cristo a parede de.

Separação a lei que foi dada por Deus que separava juDeus e gentios Cristo encravou na cruz e agora Deus congrega no novo homem o seu povo que era o seu plano desde o início ter um povo só composto inicialmente de juDeus mas também dos gentios e ele se refere a esse plano Extraordinário de Deus do verso 11 até o verso 22 dando destaque ao fato de que.

    Agora pela fé em Cristo Jesus aqueles que não são juDeus as nações os gentios

    Eles fazem parte da igreja de Deus ele fala que nós somos cidadãos dessa Nova Pátria celestial nós somos da família de Deus e nós somos como um edifício que está sendo edificado no qual Deus vem morar pelo Espírito Santo e aí ele vai orar a segunda vez pelos crentes só que quando ele vai orar a segunda vez para que os crentes possam compreender estas coisas ele se lembra de explicar porque é que.

    Ele tá preso porque nós sabemos que ele escreveu esta carta da prisão em Roma e a razão pela qual ele escreveu esta carta da prisão em Roma é porque ele soube que os seus filhos na fé na cidade de Éfeso e nas cidades vizinhas estavam desanimados porque ele Paulo estava preso então ele para um pouquinho para explicar o porquê ele está preso e que longe de ser um motivo de desânimo para aqueles irmãos era o motivo de glória e aí então ele.

    Continua a oração ele vai fazer essa oração no verso 14 vocês percebem então a ligação no capítulo 3 verso primeiro ele diz por esta causa eu Paulo a palavra sou o verbo sou que está aí ele não está no original grego foram os nossos tradutores que colocaram para poder dar sentido porque literalmente Paulo tá dizendo por esta causa eu Paulo o Prisioneiro de Cristo Jesus por amor de vós os gentios aí ele ia orar peço a Deus tal tal Aí ele diz se é que vocês.

    Ouviram porque é que eu tô preso e aí ele introduz a razão da sua prisão e ele retoma a oração no verso 14 por esta causa me põe de joelhos diante de Deus e aí ele ora segunda vez pelos seus leitores Então o que nós temos aqui na verdade é um parênteses no texto corrido da carta em que Paulo para para explicar a razão da sua prisão se ele fez isso é porque deve ser importante nós sabermos Por que que ele tava preso e a razão pela qual a Deus o confinou a uma prisão.

    Na cidade de Roma pelo menos por dois anos segundo o livro de Atos e é sobre isso que nós queremos ver nessa noite porque tem tudo a ver conosco e o fato de nós estarmos de termos o privilégio de essa noite estarmos reunidos aqui no Brasil 12 mil anos depois uma cultura completamente diferente tem tudo a ver com o que aconteceu com o apóstolo Paulo o que ele vai explicar aqui é que ele está preso porque Deus o escolheu e o colocou.

    Como pregador de um mistério que não havia sido revelado completamente no antigo testamento Mas quem encontrou o desvendamento agora com a vinda de Cristo e com a chegada dos Apóstolos especialmente dele Paulo e que foi por pregar esse mistério que Deus o revelou que Deus lhe revelou que Paulo estava preso e que no final isso era uma honra e não o motivo de desfalecimento ou desânimo vamos ver como Paulo desenvolve.

    Queridos primeiro ele diz é que a razão pela qual que ele está preso por esta causa eu Paulo Sou prisioneiro de Cristo Jesus por amor de vós gentios qual é a causa nós temos que olhar na passagem anterior é porque ele tá dizendo por essa causa por isso que eu falei é que eu tô preso por conta de vocês e quando nós examinamos né Nós já Lemos inclusive o que nós encontramos na.

    Sessão anterior é Paulo dizendo isso que os juDeus eles não são o povo exclusivo de Deus mas que Deus está chamando pessoas de outras Nações para fazer parte do seu povo e que pela fé em Jesus Cristo nós nos tornamos povo de Deus em igualdade com os juDeus e que portanto Deus não tem a definição de povo de Deus não é mais étnica uma nação dos descendentes físicos de Abraão mas é um povo.

    Espiritual Unidos por esse mesmo fator fé em Cristo Jesus Isso foi o que Paulo explicou antes e aí ele diz por esta causa É que eu sou Prisioneiro Prisioneiro de Cristo Jesus por amor de vós os gentios O que é que tem uma coisa a ver com outra é que quando Paulo começou Paulo primeiro era um juDeus Zeloso perseguidor dos cristãos Quando Deus lhe apareceu no caminho de Damasco Cristo lhe apareceu no caminho de Damasco e Paulo entendeu que Cristo era.

    O Messias ele começou a pregar que a salvação que Deus havia prometido havia

    Encontrado o cumprimento na pessoa de Cristo e que pela fé em Cristo não somente os juDeus mas inclusive os não juDeus poderiam ter perdão de Pecados e essa mensagem irritou profundamente os juDeus porque eles que eles eram povo escolhido de Deus e que somente eles haveriam de ser salvos os gentios Estavam todos Condenados pelos seus pecados era inconcebível que Deus.

    Mandasse salvação para os gentios a salvação é dos juDeus quando Paulo começa a dizer de jeito nenhum você juDeus são tão pecadores como gentios todos pecaram carecem da Glória de Deus a salvação é pela fé a justificação é pela fé tanto para judeu quanto para a gentil isso provocou a raiva dos juDeus os juDeus começaram a perseguir Paulo e não dar dor que acusassem Paulo de estar promovendo sedição e tumulto e essa acusação foi feita diante das autoridades romanas e como resultado então Paulo foi preso como sendo um.

    Alguém que promovia seduções e tumulto e ele a ser julgado lá mesmo em Jerusalém na região de cesareia quando ele vi que tava armado que os juDeus estavam Armando para ele então ele Apelou como cidadão Romano para ser julgado pelo Imperador apelo para César era um direito que o cidadão Romano tinha e Paulo era cidadão romano e aí então ele teve que ser levado para Roma para ser julgado pelo Imperador e ele esperou dois anos por esse julgamento enquanto e.

    Desse julgamento ele saiu livre uma primeira vez na segunda vez ele foi decapitado no ano 66 mas nessa primeira prisão ele saiu livre enquanto ele esperava dois anos para ser julgado pelo Imperador ele então Escreveu a carta aos Efésios aos Colossenses Filipenses e a carta de Filemon são chamadas cartas da prisão e a razão que ele escreveu estas cartas especialmente Efésios foi para explicar porque é que ele tava preso então aqui tá a causa quando ele diz por esta causa eu sou Prisioneiro de Cristo.

    Jesus por amor de vós ele está explicando tudo isso ou seja de que ele está ali em Roma aguardando julgamento acusado pelos juDeus porque ele estava pregando que em Jesus Cristo quem não é judeu também recebe perdão de Pecados e é justificado pela fé Paulo esperava que é ele supunha que todo mundo lá em Éfeso sabia disso verso 2 se é que tem dissolvido a respeito da.

    Dispensação da Graça de Deus a Mim confiada para vós outros é como se ele dissesse assim eu imagino que você já ouviram falar não é que essa é a razão pela qual estou preso a gente fica perguntando porque que ele diz isso se ele plantou a igreja em Éfeso é que fazia já há alguns anos que Paulo tinha estado na cidade de Éfeso e a igreja vinha crescendo Sem dúvida O crescimento da igreja no século primeiro era fenomenal e provavelmente a igreja tinha agora muita gente que não tinha conhecido o apóstolo Paulo pessoalmente por isso ele diz eu espero que vocês.

    Ouviram aí na igreja por que que eu tô preso ou que eu fui chamado por Deus para ser pregador do Evangelho por amor de vocês se é que vocês ouviram ao meu respeito como ele disse no verso 2 isso que Paulo essa dispensação da Graça de Deus que foi dada a Paulo que ele mencionou no verso 2 Ele explica que de fato é alguma coisa que tem origem em Deus por que que isso.

    É importante para o gentios porque o que Paulo estava anunciando era alguma coisa que ia contra tudo o que se sabia naquela época Israel era o povo de Deus era o povo que Deus havia chamado havia escolhido de entre as outras Nações Deus deu a circuncisão Deus deu a lei a Israel Deus deu as promessas a Israel o Messias viria da Nação de Israel e agora Paulo aparecia dizendo que aquilo era por um tempo e que desde o início o plano de Deus era que as.

    Outras Nações também fosse incluídas Mas será que Paulo toda que Paulo tirou essas ideias Será que Paulo não estava inventando coisa é isso não é da cabeça de Paulo por isso que em seguida ele diz gente isso que eu estou ensinando é algo que Deus me mostrou e não somente a mim mas aos santos Apóstolos e profetas não é uma coisa da minha cabeça mas uma mensagem uma revelação que eu recebi da parte de Deus é o que ele diz.

    Aí a partir do verso 3 quando ele fala pois segundo uma revelação me foi dado conheceu o mistério conforme escrevi há pouco resumidamente pelo que quando lê diz podeis compreender o meu discernimento no mistério de Cristo o que Paulo está dizendo é que aquilo que ele vinha ensinando e que causou a sua prisão foi a revelação que Deus lhe deu de um.

    Mistério O mistério é alguma coisa que não pode ser compreendido Razão Humana desassistida tem que ser revelado tem que ser desvendado da parte de Deus para que seja conhecido e esse mistério era alguma coisa que e esse mistério era aquilo que ele havia acabado de escrever que os gentios faziam parte também do Povo de Deus pela fé em Cristo Jesus e era isso que Paulo escreveu veja o verso 4 quando vocês lerem o que eu estou escrevendo vocês vão compreender o.

    Meu discernimento no ministério de Cristo Leia o que eu estou escrevendo e vocês vão ver que esse conhecimento que eu tenho eu não posso ter adquirido por mim mesmo isso veio de Deus então Paulo apresenta a sua mensagem a sua pregação como prova dizendo escuta o que eu estou pregando Leia o que eu estou escrevendo examine estas palavras e você vai ver o meu discernimento como é que eu compreendo a profundidade dos mistérios de Cristo Paulo não estava assim.

    Vangloriando ele estava tentando deixar o gentios Efésios tranquilos de que a mensagem que eles tinham ouvido e que Paulo pregava de fato tinha vindo da parte de Deus ele está procurando revelar ou trazer reunir provas a gente pergunta quando foi na história de Paulo que Deus revelou a ele estas coisas e a primeira resposta que nos vem à mente é o que está no livro de Atos no caminho de Damasco três vezes no livro de Atos é relatado.

    Aquele encontro que Paulo teve com Jesus no caminho quando ele ia para a cidade de Damasco prendeu os cristãos que estavam lá Cristo lhe apareceu e disse a Paulo que haveria de constituí-lo como seu emissário e sua testemunha para as nações foi a primeira vez que Cristo revelou a Paulo esse mistério Paulo você vai anunciar o meu nome a todas as nações e eu vou mostrar o quanto importa.

    Você sofrer por conta disso o livro de Atos você encontra três vezes o relato desse encontro de Jesus com Paulo e como fez parte dessa revelação de Cristo o anúncio de que Paulo seria um missionário entre os gentios Paulo provavelmente Está se referindo a isso e quando ele começou a obedecer a Jesus e pregar a inclusão dos gentios no povo de Deus os juDeus então começaram a persegui-lo e queriam inclusive matá-lo.

    E tentaram de todos os modos fazer isso mas finalmente conseguiram pelo menos prendê-lo esse mistério em si essa mensagem revolucionária não é que trouxe essa Ira aos juDeus Paulo explica aí do verso final do verso 4 até o verso 6 o que que há nessa mensagem que provocou tanta revolta né O que é que ela tem de de Por que que é um mistério ele chama esse essa mensagem no final do.

    Verso 4 do Mistério de Cristo O Mistério de Cristo quando ele fala do Mistério de Cristo Ele Não Está se referindo a pessoa de Cristo tipo assim ele é homem isso todo mundo podia ver mas tem um mistério ele também é Deus não era esse tipo de mistério também não era do tipo assim ele morreu na cruz morreu de fato mas o mistério é que ele morreu para que pudesse pagar os nossos.

    Pecados também não tá falando disso também não tá falando do Mistério da Ressurreição Túmulo Vazio Onde está o corpo de Cristo Ele não tá falando disso ele tá falando do efeito do que Cristo fez na cruz que era abrir o caminho para que não juDeus Como por exemplo nós brasileiros pudéssemos pela fé nele sermos incluídos no povo de Deus e recebidos por Deus mediante o perdão de nossos pecados Esse é o mistério de Cristo e essa ideia de que a salvação.

    Que Deus oferece em Cristo é para todos os povos sem distinção era alguma coisa misteriosa verso 5 que em outras gerações não foi dado a conhecer aos filhos dos homens você já era uma coisa que Deus guardou em segredo muitos anos outras gerações Deus tinha guardado isso em segredo não é que Deus não tinha dado uma dica a respeito disso quando você dá uma olhadinha no antigo.

    Testamento você percebe que havia indicações de que Deus era esse o plano dele no próprio chamado de Abraão Quando Deus chamou Abraão prometeu uma terra prometeu uma descendência e disse no teu descendente serão benditas todas as nações da terra Então já tava lá no chamado de Abraão que Deus haveria de chamar outras pessoas e que um que viria de Abraão seria o canal pelo qual Deus haveria de.

    Abençoá-los no livro dos Salmos você tem Salmos que dizem assim louvai a Deus todos os povos voz gentios louvai a Deus lembra desse sal tá lá são vários Salmos que chamam todas as nações para adorar a Deus no livro dos Profetas você encontra Isaías anunciando isso por exemplo Deus dizendo assim eu fui chamado é por um povo que não era meu povo e todos os dias Eu estendi minhas mãos a um povo.

    Rebelde mas um povo que não conhecia o meu nome Esse é verdade me louvar ou no livro do profeta Malaquias dizendo Deus diz entre todas as nações grandes será o meu nome e um dia o conhecimento de Deus vai encher toda a terra como as águas enchem o mar Então tá nos profetas tá no livro dos salvos tá lá no pentateu Deus já tinha dado indicações mas isso permaneceu como que uma coisa meio que secreta meio que Nebulosa não era muito bem compreendida o fato é que os juDeus não pegaram isso e eles pensaram de que.

    Eles eram povo exclusivo de Deus e que não tinha salvação fora da Nação de Israel os judeu estava salvo porque era filho de Abraão os gentios Estavam todos Condenados mas agora Paulo diz no verso 5 agora esse mistério foi revelado agora ficou Claro qual era o plano de Deus desde o início quando ele criou o mundo quando ele chamou Abraão era ter um povo do qual fizesse parte gente de todas as nações que tinham em comum a fé do Senhor Jesus.

    Cristo agora note esse agora aí do verso 5 que fala dos eventos acontecidos em Cristo Jesus a chegada de Cristo a sua morte a sua ressurreição e o ministério dos Apóstolos agora no tempo que eu estou vivendo disse Paulo isso foi revelado por Deus não a todo mundo mas ele diz aos seus santos e profetas pelo Espírito Santo aqui em Paulo tá se referindo os santos Apóstolos o nome aqui o adjetivo Santos.

    Apóstolos tá mostrando que Paulo não tá falando de apóstolo de esquina de que tem igreja numa esquina e qualquer ele tá falando dos 12 aqueles 12 que Cristo chamou um depois traiu que foi Judas e ele foi substituído no final o número era 12 aqueles 12 que Cristo chamou e constituiu como suas testemunhas a eles Deus revelou em Cristo Jesus pelo.

    Espírito esse mistério que ele tinha guardado em segredo no antigo testamento por exemplo no livro de Atos você tem um Apóstolo Pedro Pedro tava num dia em casa com fome querendo comer enquanto ele aguardava que o pessoal preparasse o almoço ele teve uma visão em que ele via descendo do céu um lençol cheio de animais de todo tipo porco cavalo Dromedário tudo aquilo que o judeu não podia comer e que os outros povos comiam talvez até cachorro tinha e Paulo Pedro.

    Olhou aquilo ali aqueles animais impuros né dentro daquele lençol e Deus falou com ele e disse assim Pedro você não tá com fome levanta mata e come nunca Senhor eu comer porco eles são judeu na minha boca nunca entrou nada em puro apesar de ter entendido que Cristo era o salvador Pedro ainda continuava nas práticas judaicas não eu não como carne de porco de forma nenhuma nunca.

    Comi Aí Deus disse aquilo que eu purif você não considere imundo não entendeu o espírito santo disse a Pedro vai chegar agora um pessoal alguns gentios vão chegar na sua casa e vão convidar você para ir com eles e vá porque eu mandei e Pedro não tava entendendo não é o Gentil chegaram Bateram na porta de Pedro e aqui que mora Pedro respondeu mesmo o que é não um amigo nosso o Centurião Cornélio teve uma visão e em.

    Que um anjo mandava chamar você para você pregar o evangelho para o evangelho a quem a cor dele quem é Cornélio é um Centurião Romano mas espera aí ele é gentil eu sou um judeu Não mas ele teve uma visão aí Pedro lembrou da visão do lençol Hum será que Deus está com isso dizendo que ele tá acabando essa distinção e lá vai Pedro com os gentios vai lá pra casa de Cornélio cesaréia e lá ele começa a pregar o evangelho e de repente o que é que acontece com os gentios O que aconteceu com os juDeus no dia de Pentecostes o espírito santo caiu sobre eles eles começaram a falar em.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=4slw3zwYZYM

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem