APRENDA A PERDOAR - Hernandes Dias Lopes

APRENDA A PERDOAR - Hernandes Dias Lopes Palavra da verdade com Hernandes Dias Lopes na carta de Paulo aos Colossenses Capítulo 3 carta de Paulo aos Colossenses Capítulo 3 e vamos ler apenas um verso verso 13 na medida que nós formos avançando na análise do assunto nós vamos ler outros textos Mas vamos nos deter primeiramente nesse texto Colossenses 3:1.

APRENDA A PERDOAR - Hernandes Dias Lopes

O apóstolo Paulo diz o seguinte suportai-vos uns aos outros perdoai-vos mutuamente caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem assim como o senhor vos perdoou assim também Perdoai vós bom eu gostaria de conversar um pouco com vocês hoje sobre esta questão fundamental que é o perdão concordo.

Com o apologeta Cristão cess lius quando ele disse que é mais fácil falar sobre o perdão do que perdoar não é um grande desafio preparar um sermão sobre perdão mas perdoar alguém que machucou você é uma experiência magnífica pastor Arival Estava.

Contando de ser o primeiro dia dos pais que ele passa sem o seu pai e esta semana é precisamente domingo passado fizeram 38 anos que um irmão meu Fi assassinado e o tempo não é capaz de curar isso uma dor atrz um sentimento.

Doloroso sobretudo quando a pessoa que seifa a vida de alguém que você ama de uma forma tão violenta é alguém criado com você que conviveu com você a quem você reputa de vizinho e amigo entretanto apesar da dor avassaladora eu entendi já naquela época.

H 38 anos que perdão não é sentimento é atitude é decisão você decide perdoar você perdoa e descobrir mais que o perdão é maior do que o ódio que o perdão cura que o perdão restaura o perdão é uma faxina na sua mente é uma assepsia na sua.

Alma o perdão rompe grilhões peias na sua alma estava pregando certa feita numa igreja cujo pastor era um evangelista muito conhecido e ele reclamava para mim que naquele ano ele não tinha colhido um fruto sequer e ele estava angustiado com isso ele não sabia o que estava acontecendo para minha surpresa era um.

Domingo de manhã quando terminei de pregar e fui orar pelo povo o silêncio foi quebrado percebi que era um choro convulsivo mas não sabia distinguir onde estava acontecendo de repente duas mulheres se entreolharam uma na frente outra atrás e elas saíram uma de direção da outra no corredor central da igreja e se.

Abraçaram e choraram longamente duas líderes da igreja estavam magoadas uma com a outra para nossa alegria no culto da noite mais de 10 pessoas se renderam a Cristo como que aquilo estava travando a vida da igreja pregava outra feita numa outra igreja até fora do Brasil e naquela ocasião especificamente.

Falava so perdão ao final o pastor da igreja tomou a palavra e se dirigiu a um diácono que estava na porta e disse meu irmão gostaria que você viesse aqui à frente e O diácono enquanto caminhava aquele pastor foi abrindo o coração e contando das mágoas estava nutrindo por aquele Líder quando ele se aproxima do púlpito os dois se abraçaram choraram pediram perdão um pro outro e para nossa.

Surpresa focos de ám e de choro começar a acontecer dentro do templo várias pessoas procurando umas as outras para pedir perdão enesto Nini que vocês já ouviram certamente falar um líder muito expoente do evangelicalismo brasileiro falecido há pouco tempo com mais de 100 anos de idade n das suas obras ao percorrer o Brasil.

Constatou que o pecado que ele mais encontrou na igreja evangélica brasileira foi o pecado da mágoa tem muitos líderes magoados pastores feridos presbíteros feridos líderes feridos que precisam ser tratados a ferida está sangrando e precisa ter o óleo do Espírito de Deus.

    Precisa ter a terapia do Perdão de Deus derramando o coração trazendo cura

    Trazendo libertação trazendo restauração então eu gostaria hoje de pensar um pouco com você sobre esse assunto e quero começar a partir desse texto lido e esse texto retrata para nós a primeira verdade que eu quero enfatizar nesta noite que necessidade do perdão e por que que o perdão é tão necessário.

    Primeiro por aquilo que tá escrito aqui suportai-vos uns aos outros perdoai-vos mutuamente caso alguém tenha motivo de queixa contra outra a primeira coisa que eu preciso de perdoar o meu irmão é que nós temos motivo de queixas uns contra os outros isso é um fato isso não é uma mera possibilidade nem você nem eu som uma pessoa perfeita nós vamos decepcionar as.

    Pessoas e as pessoas vão nos decepcionar é claro que essas decepções podem ser pequenas leves médias pesadas mas é absolutamente necessário que haja perdão e gente crente escute isso que eu vou dizer gente crente briga sabia se desentende a Bíblia diz que que Paulo e Barnabé se desentenderam e não puderam.

    Caminhar juntos mais por causa de João Marcos é claro que lá no céu nem você nem eu vamos precisar perdoar perdão é para aqui é para agora então eu gostaria que você agora parasse um pouquinho e perguntasse tem alguma coisa pendente na sua vida nessa área dentro da sua casa com a sua família lá no seu trabalho Talvez lá no passado que precisa ser tratado trazer de volta para.

    Ser curado mas por que é necessário perdoar primeiro Amado se você é crente Você recebeu uma nova vida e Guardar mágoa não combina com essa nova vida que você recebeu eu não estou dizendo que se você é crente você não está sofrendo injustiça penso por exemplo o caso de José que.

    Sofreu 13 anos até ser honrado no Egito mas antes antes de encontrar os seus irmãos a decisão de perdão já tava no seu coração porque quando nasceu o primeiro filho ele botou no h no menino de Manassés o senhor me fez esquecer é uma decisão a decisão que Jesus toma na cruz pai perdoa-lhes porque não sab o que fazem a decisão que O diácono Estevão.

    Toma quando é apedrejado senhor Jesus não lhes imputes esse Pecado Se você é crente meu irmão você precisa perdoar faz parte da natureza da vida que você recebeu Mas por que você devem Por que você e eu devemos perdoar nós devemos perdoar porque nós fomos muito perdoados o texto diz assim confira de novo comigo está.

    Escrito assim como o senhor vos perdoou assim também Perdoai vós bom talvez a pergunta que você devia fazer pro seu coração hoje é essa Qual o tamanho do perdão que você recebeu de Deus quanto Deus perdoou você como Deus perdoou você até quanto Deus perdoou você você tem consciência disso como você era quem você era quem você é.

    Agora que Deus fez na sua vida como el cancelou sua dívida como el perdoou seu pecado e a Bíblia diz que Deus pega o nosso pecado e lança para trás das suas costas que Deus pega o nosso pecado e com a névoa ele desfaz ele pega o nosso pecado e afasta de nós nosso pecado como ele afasta o Oriente do ocidente como ele pega o nosso pecado e joga lá nas profundezas.

    E talz como dis bota uma placa depois é proibido pescar

    Aqui assim como você recebeu esse grande perdão você deve perdoar e Jesus ilustra isso com a parábola chamada parábola do credor em compassivo que é uma das mais ricas parábolas das escrituras questão do Perdão do homem que devia 10.000 talentos e foi.

    Perdoado e hoje pastor Orival eu estava em casa pensando neste assunto resolvi examinar melhor isso porque 10.000 talentos era uma cifra astronômica no primeiro século que nenhum nenhum cidadão podia dever um talento São 35 kg de ouro 10.000 talentos são 350.000 kg de ouro eu não sei se você é do ramo Mas.

    Sabe quanto tá valendo hoje 9 de agosto 1 g de ouro se são 350.000 kg São 350 milhões de gramas cada grama hoje Vale 350 6,2 para você ter uma ideia na cifra que Jesus conta da parábola alguém precisaria trabalhar no salário da época de um cenaro por dia 150.000.

    Anos e Jesus Conta essa parábola com esse valor exagerado maximizado para mostrar uma verdade o que Deus deu para você e para mim é impagável e se eu fui altamente Perdoado eu nunca vou poder dizer olha o abuso foi grande demais a humilhação foi grande demais o prejuízo foi grande demais não dá passou da conta para esse tipo de Pecado não tem.

    Perdão e a Bíblia então nos retoma e diz assim como Deus em Cristo vos perdoou assim também Perdoai vós você e eu não temos desculpa não temos até por se você não perdoar você não pode orar não pode orar tá lá em Marcos 11:25 não pode orar suas orações não vão funcionar se você não perdoar você não.

    Pode adorar Deus não aceita o culto lembra que Deus rejeitou ca e a sua oferta por quê tinha Ira inveja no coração do Caim se você não perdoar você não pode ser perdoado pai perdoa-nos as nossas dívidas Assim como como nós perdoamos os nossos devedores se você não perdoar você.

    Adoece emocionalmente irmãos amados o que tem de gente doente emocionalmente porque tem mágoa e é nessa conjuntura que Tiago vai dizer que nós devemos confessar os nossos pecados uns aos outros para sermos curados tem doenças que são chamadas de ramar ramara é pecado no grego doenças ramar gênicas são doenças geradas por problemas emocionais não.

    Resolvidos a Organização Mundial de Saúde diz que mais de 50% das pessoas que passam pelos hospitais tratam-se de doenças psicossomáticas doenças de fatores que problemas mágoas feridas angústias da Alma que não são resolvidas se você não perdoar você é entregue aos flagelador você não tem paz você viu num masmorra emocional Então esse é o primeiro ponto desse texto perdão é uma.

    Necessidade mas deixa eu ir com outro para outro texto com você vá comigo para Mateus 18 Mateus 18 porque ali Jesus aborda um outro aspecto desse assunto agora não é mais a necessidade agora é a medida desse perdão Versículo 21 e 22 Você pode ler comigo em voz alta vamos juntos então Pedro aproximando-se lhe perguntou.

    Senhor até quantas vezes meu irmão pecará contra mim que eu lhe perdoe até sete vezes respondeu-lhe Jesus não te digo que até S vezes mas até 70 vezes S bom e é claro que quando Pedro faz essa pergunta ele queria talvez receber um elogio de Jesus Senhor até quantas vezes até sete vezes Pedro Parabéns você é um homem muito crente muito.

    Piedoso você tá pensando num nível muito elevado Jesus quebra Pedro pelo meio desconcerta o Pedro e nos deixa perplexos quando ele diz o Pedro não é até sete vezes é até 70 x 7 e claro que Pedro não tinha feito comum nem tinha uma calculadora na mão mas talvez ele era um pescador que vendia os seus peixes no mercado e sabia fazer conta rápido claro que Jesus não tá falando de.

    490 vezes O que Jesus está dizendo que você deve perdoar ilimitadamente porque Pense Comigo irmãos na prática se alguém falha com a gente tá bom tudo bem tá relevado ok aí a pessoa falha de novo você já disz tá bem já com a cara.

    Me amarrada se ela desculpa da expressão Se ela pisar na bola a terceira vez você já tá com raiva dela bom antes de chegar em sete vezes você já não quer ver a cara dela mais honestamente não é assim que acontece com a gente agora vamos parar um pouquinho para pensar Imagine que eu chego para Deus senhor pequei senhor tá bom filho você tá arrependido tô senhor.

    Perdoado aí amanhã ó senhor senhor eu eu eu pequei senhor Imagine você que chegando a sétima vez eu falou meu filho agora você se vira para lá não me preocupa mais não quero nem ver sua cara mais o que seria de você o que seria de mim se Deus fizesse isso com a gente ise negócio é mais sério do que a gente imagina irmãos vida cristã é coisa muito mais séria do que a gente imagina senhor é até sete vezes não Pedrão não é até sete vezes não até 70 x.

    7 não tem limite mas eu não tô falando de coisinha miúda não eu posso falar de coisa grave séria Vamos pensar por exemplo no testemunho de kbum Alguém já leu os chegou a assistir lá atrás o filme Refúgio secreto alguns aqui já viram Você se lembra desse fato na no período da segunda guerra os nazistas massacrando o mundo aquela família da Olanda foi capturada todo mundo morreu exceto duas.

    Meninas que escaparam foram pro campo de concentração corre tem buun e bets temb a bets sofreu torturas terríveis nas mãos de um soldado nazista ela que já estava frágil fraca doente com escassez de pão com torturas mentais e corporais e esse soldado nazista matou a bets na frente da sua irmã e gosto de sangue veio na sua.

    Boca por providência divina corum foi liberta saiu do campo de concentração escapou a guerra acabou e agora corum está pregando nas igrejas dando testemunho quando certa feita ela pregava numa igreja na Alemanha e ao terminar de pregar ela estava na porta abraçando as pessoas quando ela vê um senhor de.

    Cabelos grisalhos se aproximando e ela Reconhece esse homem era exatamente o nazista que tinha matada a sua irmã com truculência o gosto de sangue veio na boca de novo quando o homem estendeu a mão para ela ela encolheu a mão Mas você sabe quando o espírito santo de Deus fala com a gente não tô falando de falar com a voz audí nem com voz Mística é aquela convicção de Deus que lhe dá no.

    Momento e então ela estendeu a mão e disse a ele eu sei quem é o Senhor eu sei o mal que o senhor me fez mas em nome de Jesus o Senhor está perdoado fique livre porque agora eu estou livre perdoe não importa o que a pessoa fez passa a esponja do sangue do cordeiro nessa ferida fique.

    Livre pois bem eu gostaria então de concluir levando vocês ao terceiro e último texto vá comigo para Lucas 17 Versículos 3 a c porque aqui tem algumas lições importantes primeira é a necessidade segunda é a medida agora a questão é como como eu perdoo quais são os passos que eu devo dar então vamos lá 17:3 diz assim de Lucas acautelai-vos se teu irmão pecar.

    Contra ti repreende-o se ele se arrepender perdoa-lhe se por sete vezes no dia pecar contra ti e sete vezes vier ter contigo dizendo estou arrependido perdoe então disseram os apóstolos ao Senhor aumenta noos a fé bom primeiro passo cautela cautela acautelai-vos Por que cautela porque não se trata desse assunto perdão sem envolver gente machucada Então você não vai a um médico com o braço quebrado e ele dá murro no.

    Seu braço tem que tratar com jeito contato porque está o quê quebrado a gente tem que ter cuidado para não abrir mais a ferida ainda ou não usar num expressão bem brasileira uma marreta de 5 kg para pregar uma taxinha uma força desproporcional ao problema vá com cautela porque tem até no ato de pedir.

    Perdão ou de perdoar manifesta sua arrogância diz assim olha porque eu sou um homem de Deus cheio do Espírito Santo eu resolvo a perdoar Você que é um crápula bom em vez de resolver o problema criou mais um cautela cautela segundo lugar veja comigo se teu irmão Car contra ti repreende-o o que o texto está.

    Querendo dizer para você é o seguinte não jogue mágoas debaixo do tapete não vá levando a vida cristã empurrando com a barriga trate do assunto há um ditado brasileiro que é muito comum é melhor você ficar vermelho 10 minutos do que amarela a vida inteira resolve o assunto com isso Jesus tá querendo dizer que silêncio não é sinônimo de perdão e.

    Que o tempo não cura essa ferida Gangrena a ferida então vá lá e converse vai lá e trate do assunto terceiro o que tá escrito aí no verso se ele se arrepender perdoa-lhe mas note você se o teu irmão pecar contra ti vai a ele não vai ao vizinho não vai ao pastor não vai ao Presbítero não vai ao diácono não vai ao.

    Colega não vai a t gente Fulano fez coisa rada comig Não trate com ele resolve o assunto lá resolvido o assunto acabou não bota no ventilador não desculpe irmãos não bota nas redes sociais não se o teu irmão pecou contra ti vai a ele a ele não é a mulher dele não é o filho dele não é o pai dele não é a vizinhança dele vai a ele trata do assunto se ele se arrependeu tá resolvido.

    Perdoa agora notem comigo que chega no Versículo 4 O que Jesus está dizendo aí é tão chocante é tão fora da realidade do sentimento humano que nós chamaríamos de um perdão ilimitado Confira aí Versículo 4ro se por sete vezes no dia pecar contra ti e sete vezes tá implícito no dia vier ter contigo dizendo estou arrependido perdoa-lhe é claro que Jesus assim como.

    Na parábola do credor incompassivo usa uma cifra astronômica aquele usa uma realidade impossível eu não conheço nenhum caso de alguém Furar com você deliberadamente sete vezes num dia só e sete vezes reconhecer o erro e pedir perdão não conheço n caso mas Jesus usa esse caso exagerado exatamente para dizer uma coisa ainda que aconteça esse fato exagerado perdoe.

    Ilimitadamente ilimitadamente amados irmãos agora anem comigo vamos pensar em perdão há duas coisas importantes aqui existe o perdão unilateral e existe o perdão bilateral que é o que perdão unilateral Imagine que alguém faça mal para.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=kgQ6jpGq_B4

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem