PRINCÍPIOS PARA A FAMÍLIA - Hernandes Dias Lopes

PRINCÍPIOS PARA A FAMÍLIA - Hernandes Dias Lopes A palavra da verdade governantes Dias Lopes hoje eu quero usar um texto que a princípio não é diretamente ligado à família mas eu quero tirar desse texto princípios para família então abra sua Bíblia comigo por gentileza na segunda carta do apóstolo Paulo a Timóteo e no Capítulo 4 e a partir do verso 9 a segunda carta de Paulo a Timóteo Capítulo 4 e a partir do verso 91.

PRINCÍPIOS PARA A FAMÍLIA - Hernandes Dias Lopes

E quer saber do de todos vocês que Paulo escreve esta carta da sua segunda prisão em Roma e que esta é a última carta que ele escreve o e escreve esta carta no corredor da Morte aguardando hoje é o dia da sua execução Então ela tem um componente muito emocional muito forte e não Paulo é Registro aqui.

E o que ele está enfrentando o final da vida bom então Observe o comigo a partir do verso 19 o que ele vai dizer para Timóteo Timóteo estava E aí é fácil e ele preso em Roma na massa burra mamertina ele disse Timóteo procura vir ter comigo depressa porque temas tendo amado o presente século Oi me abandonou E se for para tessalônica o presente foi para a galácia Tito para a dalmácia.

Somente Lucas está comigo toma contigo Marcos e traz viu pois meu útil para o ministério e quando eu típico eu mandei ou até Éfeso Quando vieres traze a capa que deixei em trôade na casa de carro bem como os livros especialmente os pergaminhos Alexandre o latoeiro causou-me muitos males o senhor lhe dará apaga a segunda e Suas Obras tu guarda aqui também dele porque resistiu fortemente.

As nossas palavras na minha primeira defesa ninguém foi a meu favor as todos me abandonaram que isso não lhe seja posto em conta mas o senhor me assistiu e me revestiu de for SUS para que por meu intermédio a pregação fosse plenamente cumprida e todos os gentios ouvissem e Fui libertado da boca do leão o senhor me livrará também de Toda obra maligna e me levar a salvo para o seu reino Celestial a ele Glória pelos.

Séculos dos séculos amém e eu acho que todos vocês sabem que Paulo já esteve preso em Roma duas vezes né A primeira prisão por volta dos anos 61 62 e na segunda prisão por volta dos anos 66 67 na primeira prisão e estava por trás ou questão do contra ele eram seus irmãos eram juDeus.

Na segunda prisão Quem estava por trás maquinando contra ele era pesada máquina do império romano e na primeira prisão ele tinha regalias ele estava numa casa alugada era uma espécie de prisão domiciliar na segunda prisão ele é jogado na masmorra mamertina um lugar úmido frio insalubre de onde as pessoas saiam leprosos ou para o martírio da primeira prisão Paulo.

Orou para sair pedir oração para sair e saiu da segunda prisão ele não orou para sair não pediu oração para sair que já escreve a carta esta carta no corredor da Morte já sentenciado à morte na primeira prisão Ele foi preso como um Apóstolo empregador na segunda prisão Ele foi preso como um criminoso um bandido acusado de ser um malfeitor.

E nessa carta ele vai expressar os seus sentimentos mais profundos e talvez você pergunte por que Paulo foi preso pela segunda vez e o que é que ocorreu o que é que aconteceu e eu acho que todos vocês tem ciência do que ocorreu no dia Dezessete de julho do ano 64 a tragédia aconteceu na Império a mais.

Populosa mas rica é a mais poderosa cidade do mundo a capital do império conhecida como a cidade eterna foi incendiada a e foi um incêndio criminoso o que durou sete noites e seis dias e Dezessete de Julho a 24 de julho E aí é que o imperador Nero assistiu esse horrendo espetáculo do Alto da torre de Princesas o melhor do Alto da Torre a da.

Cidade e vestido de ator tange a soleira em quantas chamas devoravam a cidade quando a cidade terminou o do incêndio terminou a cidade estava devastada nos 14 bairros de Roma 10 foram destruídos curiosamente os quatro bairros restantes densamente povoados por juDeus e cristãos dão a Nero uma Live para botar culpa do incêndio de Roma e os cristãos e começa o verdadeiro massacre na época.

Faltou madeira para fazer Cruz tamanho quantidade crença crucificados quando eu não tinha mais batedeira para fazer Cruz os crentes eram cobertos de piche a barrado dos esportes e queimados vivos para iluminar as noites Ah pois bem A essas alturas Paulo geram grande líder do cristianismo no ocidente ele começa a ser procurado ele começa a ser caçado até que bota uma mão nele talvez entrou ti talvez na casa de carro não deu.

VEJA TAMBÉM:

    Sequer para levar seus objetos pessoais sua capa seus livros seus pergaminhos e

    Agora ela é jogado nessa masmorra mas borra Martina era uma Prism quase que os prisioneiros de pena capital as pessoas saíram dali ou leprosas ou por um mártir e talvez você já Pergunte para entendermos o texto Lido e qual foi a reverberação dessa prisão na vida de Paulo que que aconteceu.

    E ele vai explicar para nós aqui primeira coisa olha aí Capítulo 2 Versículo 9 comigo e ele vai dizer Timóteo pelo evangelho eu estou sofrendo até o gemas como malfeitor e Agora pensa em comigo na reputação de Paulo e O que representava este homem para o Mundo Cristão da sua época é o grande Missionário O grande tem rolo.

    Grande plantador de igrejas é o maior Evangelista o homem que percorreu o império plantando igrejas as províncias da galácia da Macedônia da caia da Ásia menor está preso acusado de ser um bandido malfeitor um criminoso e pense comigo nos fake News da época E os comentários de bastidores se perguntando uns para os outros tá sabendo da última é aquele famoso pregador aquele Apóstolo.

    Tão conhecido da Presa um bandido tá por trás do incêndio de Roma Oi e a mesma coisa você subir no alto de uma montanha soltam saco de penas não consegue recolher as todas mais o seu manchando a honra de lhe maculando a biografia dele e transtornando a alma dele espalhando uma boataria de que ele era um malfeitor um criminoso.

    A outra reverberação olha aí Capítulo 1 Versículo 15 E ele disse estar ciente de que todos os da Ásia me abandonaram existe uma Você tá sabendo que todos os dados minha banda foram alguns não foi a maioria por um todos os lados e a pergunta Quem são esses daze Oi e a resposta é as pessoas que foram fruto do seu ministério das igrejas que ele plantou direta ou.

    Indiretamente Éfeso Esmirna pérgamo tiatira sardes Filadélfia e laodiceia Colossos hierapolis gente conhecia Paulo Oi gente que era fruto do ministério de Paulo e quem virtude da situação que ele se encontra se acovarda e eu abandonar se não quer se envolver não quer se comprometer Quem Tem Medo de que as mesmas consequências chegue neles também.

    Oi e o imagina o estrago emocional que pode produzir no coração João pastor saber que aqueles que foram fruto do seu ministério agora virou as costas e o abandonam na hora mais crucial da sua vida é mas tem mais olha como é que o Capítulo 1 Versículo 8 e ele se dirige a Timóteo de Timóteo não te envergonhes Portanto o testemunho de nosso senhor nem do seu encarcerado que sou eu quem era Timóteo e o seu filho mas já chegado o seu.

    Cooperador mais próximo é aquele aqui em Paulo amava porque ele orava por quem chorava até Timóteo tá com vergonha de Paulo e até Timóteo está cheio de dedos constrangidos se posicionar vocês eu conheço é meu pai na fé esse homem o homem de Deus é só não é um bandido esse homem não é um criminoso esse homem não é um malfeitor Timóteo também está acovardado é mas tem mais Olha o capítulo 4 verso.

    16 comigo eu acho que todos vocês sabem que o Direito Romano até hoje é estudado nas melhores escolas de direito mundo afora o e mesmo Paulo sendo acusado de um crime tão grave ser um líder dos incendiários de Roma São Paulo tem o direito de defesa e marcar uma audiência que me chama de sua primeira defesa para ele apresentar suas testemunhas ah eu imagino pastor Fernando que Paulo.

    Vai para essa audiência prestar chamada a primeira defesa na grande expectativa

    De que encontraria lá muita gente para defendendo ele era inocente e talvez os crentes de Roma o que conheciam também o seu ministério e já tinham recebido uma carta dele se tratando do Manifesto Cristão o evangelho segundo Paulo sua carga mais robusta é mas quando ele chega Nessa audiência nessa primeira defesa eu diz o verso 16.

    Aí na minha primeira defesa ninguém foi a meu favor antes todos me abandonaram e não apareceu ninguém e para dar uma palavra a favor dele para dizer que ele era inocente o que ele não tinha qualquer culpa desse grave crime no incêndio de Roma Oi e o resultado disso é que ele sai certamente essa audiência quase que julgado à revelia sem qualquer testemunha a seu favor condenado à pena.

    De morte por ser ele um cidadão Romano ele não sofreu a penalidade que Pedro sofreu de ser crucificado mas ele recebe a pena de ser pego ao lado bom então o que está por trás com o pano de fundo desta a palavra que nós lemos aqui é esse cenário esse cenário então olhando para cenário eu queria que nós tirássemos oito lições que podem muito bem ser aplicados na.

    Nossa vida como família em qual a primeira lição confira comigo Versículo 9 procura vir ter comigo depressa quais são que está por trás aqui a lição é esta e quando a crise chegar na sua vida quem tem humildade bom e tenha coragem de pedir ajuda não fique sozinho Olá meus irmãos a crise chega e chega para todos democraticamente chega para o.

    Rico chega para o pobre chega para o doutor chega à tona alfabeto chega para o homem do campo chega para o homem de uma grande metrópole chega para o religioso chega para não religioso a crise não escolhe na idade nem posição social nem credo religioso ela chega bom e quando a crise chega a solidão é uma péssima companhia a gente precisa de Deus mas gente.

    Precisa de gente a todos nós precisamos ter um amigo o e amigo E é aquele que confronta você em particular e depende de você em público o amigo é aquele que chega quando os outros se foram é porque o fato de ser família não necessariamente significa que tem amigos Há muitas famílias onde amizade já se.

    Foi mor um debate mesmo teto tem o mesmo sobrenome tem o mesmo sangue correndo nas veias mas não tem amizade companheirismo solidariedade a todos nós precisamos de um amigo que Eu chamarei amigo do peito e para que você tem coragem de abrir o coração e sem medo de puxar o Seu tapete se apunhala pelas costas a todos nós precisamos de alguém para.

    Desabafar se alguém para quem você diz assim Corra para cá eu preciso de um ombro eu preciso de alguém eu-eu preciso de você perto de mim que venha ter comigo de PS1 e talvez um dos dramas mais amargos que nós vivemos nos últimos tempos por exemplo EA quantidade de pastores que cometeram suicídio.

    Os líderes e cometeram suicídio e membros de famílias pessoas e agora recentemente a minha esposa está me contando que uma colega dela a escola é filha única médica bonita das moças mais bonitas da cidade a mãe dela foi na época de escolhas assim de escola a princesa a moça mais bonita da cidade filha única dela médica bem-sucedida tirou a vida de semana passada.

    Oi e a pergunta que fica no ar é essa meu Deus por que que não encontrou pelo menos uma amiga um amigo eu abro corazón é para expor sua dor e para buscar ajuda bom Então essa é a primeira lição desse texto na hora da crise não fique sozinho procura ajuda me ligue para alguém conversa com alguém diga assim venha ter comigo depressa a segunda lição do texto.

    E olha o Versículo 10 porque Demas tendo amado o presente século me abandonou Oi e a lição que está por trás aqui dessa expressão penso eu é se alguém Decepcionar você e não faça registro de mágoas e o gente isso não é se e é quando se você é um fato as pessoas vão nos decepcionar bom e nós vamos decepcionar as pessoas.

    E a decepção Às vezes acontece até por falta de conhecimento porque nós temos ruídos de comunicação e o que é que é uma comunicação é uma mensagem que sai do emissor para o receptor É mas às vezes o emissor não está plugado no mesmo canal do receptor e a uma teoria chamada de Pec e diz que.

    Todo ser humano tem um pai um adulto e uma criança dentro dele é porque às vezes você fala uma coisa a pessoa entende outra oi oi só acontece comigo nunca aconteceu com vocês é porque às vezes você fala como adulto o outro não está plugado no mesmo canal recebe uma criança ele tá querendo brincar tá querendo descontrair mas você não tá para brincadeira naquela hora você fala uma coisa séria ele entendeu na praça da brincadeira e tem muito comunicação e o que se verso.

    E às vezes você toma susto quando alguém chega estou chateado com você você não tá nem sabendo porque e se você fizer registros de mágoas eu vou lhe dizer que você vai perder o apetite perder o sono perder a saúde perder a paz perder o foco E aí e a pessoas que acumulam é magosi intoxi com a alma e se torna.

    Pessoas tóxicas amargas ranzinzas Oi e a Bíblia menciona lá em Hebreus e quando você permite a raiz de amargura sedimentar no seu coração duas coisas acontecem primeiro você fica perturbado segundo se contamina o ambiente se você não consegue conviver com você mesmo você não tolera você mesmo o Ou seja você tá assim copo de.

    Bicarbonato o chupa limão dia inteiro e as pessoas não conseguem se aproximar que você precisa ter a marca tem influencia o meio ambiente negativamente e na vida irmãos não tem Como contornar isso num momento ou noutro da vida alguém vai abandonar você vai virar as costas para você ver que caminhou com você jeito que você estendeu a mão e vai virar as costas e não é fácil ser.

    Abandonado nem pelo namorado nem pela namorada nem pelo noivo nem pela noiva nem pelo marido nem pela esposa nem pelo irmão nem pelo pai nem pela mãe nem pelo amigo nem pelo sócio e vai acontecer bom e o que você vai fazer com isso e se você Guardar mágoa você perde alegria de viver e se acumula poligen na alma.

    Bom então se alguém decepcionou você ou está decepcionando você tome a decisão de não fazer arquivos de memórias amargas é mas a decisão de perdoar hei de botar o pé na estrada e continuar caminhando se você não pode terceirizar seus sentimentos e eu não sei quantos vocês já leram sou.

    A alguma obra de Viktor Frank então frente o pai da logoterapia um judeu que ficou preso no campo de concentração nazista e sobreviveu Oi e ele escreveu um livro que fundo dos rios que mais abençoa meu coração em busca de sentidos você nunca leu esse livro Vale a pena ler Oi e ele disse que a única coisa que ninguém consegue tirar de você é o direito que você tem de fazer suas escolhas as pessoas podem tirar sua saúde.

    Os seus bens a sua família a sua vida mas as pessoas não podem tirar o direito que você tem que fazer suas escolhas e ela fala mal de você você fala bem dela e ela persegue você e você ora por ela e ela mal diz você Você já pensou ela e ninguém pode tirar de você o privilégio o direito de fazer suas escolhas o terceiro princípio no Versículo 11 olha comigo aí a partir.

    Do versículo toma contigo Marcos e trasio pois minha útil para o ministério O que está por trás aqui o seguinte se você se lembrar de um momento na vida que você foi duro cáustico e às vezes até insensível com alguém e nem humildade de pedir perdão de restaurar seu relacionamento E você só consegue entender esse versículo 11 aqui toma contigo o Marcos.

    E trasio pois meu uso para o ministério se você entender mais dois versículos da Bíblia primeiro deles é atos 13 13 e diz que quando o Paulo ou melhor Barnabé e Saulo saíram de Antioquia aos missionários transculturais o Marcos esse Marcos aqui primo do Barnabé acompanhou os dois missionários como auxiliar deles é mas diz a Binho que ele perde da panfília esse Marcos abandonou os dois.

    Missionários e voltou para casa da sua mãe Jerusalém o segundo Versículo você precisa entender e em Atos 15 36 a 41 e tá escrito lá e depois do Concílio de Jerusalém São Paulo procura Barnabé e para voltar a visitar as igrejas que eles plantaram e Barnabé dizer eu tô pronto tô querendo levar meu primo.

    Marcos São Paulo respondeu não acho justo levarmos Aquele que nos abandonou desde perto da panfília e eu texto termina assim de uma forma de polida mas diz que houve tal desavença Entre Paulo e Barnabé por causa do Marcos e os dois vão caminharam juntos mais bom então eu vou tentar parafrasear porque deve ter de coisas maiores o que essa conversa assim bem educada e polida e com certeza Então vou tentar para fazer mas ficou mais ou menos seguinte Paulo chega todo animado por na vezes o Barnabé a decisão do Concílio de.

    Jerusalém foi maravilhosa também está aberta a teologia tá corrigida agora nós podemos voltar vamos voltar eu tô animado para ver Tony lá também Paulo só um detalhe Você tá lembrado meu primo E é claro né Barnabé que eu tô lembrado o seu primo o Paulo se acredita que está animada voltar com a gente e eu tô querendo levá-lo ao fechou a cara E você tá de brincadeira né Barnabé Não é sério aqui aí com a gente ficou amiga não vai não É não pô Paulo que ele amadureceu comigo.

    Ele não vai não Barnabé ou Palma você tá sendo radical o Barnabé comigo esse rapaz não vai a roupa ou volta uma chance para o menino comigo é não vai pronto e agora Pense comigo uma coisa e se não tivesse um Barnabé na vida do Marcos se você já foi rejeitado uma vez se você já se sentiu Persona não grata alguma vez se alguém já disse para você ou como é.

    Que você não anda eu não acredito em você não acredita nos seus bons aquele dos seus talentos comigo não dá para caminhar ser um certo o meu time e o Barnabé pega o Marcos leva chifre e o Marcos amadurece mesmo mais tarde Pedro discípula Marco vai ser o primeiro Evangelista escrever o evangelho é uma benção nas mãos de Deus o Paulo está no final da vida no.

    Corredor da Morte fazendo uma faxina na sua alma se lembra do Marcos Oi Edílson nesse uma ótima que você vier meu filho você traz o Marcos aí com você ele é útil para o ministério e o que é que Paulo estamos ensinando aqui você nunca é tão grande como quando você é humilde se você não perde a sua autoridade espiritual reconhecer o seu erro pedindo perdão São Paulo estamos ensinando aqui que nós.

    Devemos construir pontes de amizade onde um dia nós estávamos Abismo de mágoas o Paulo está nos ensinando aqui esse nós erramos um dia com alguém nós temos que ter coragem de pedir perdão e de resgatar este relacionamento e o irmãos quantas vezes o marido tem que cuidar pedir perdão para esposa e a esposa tem que cuidar de pedir perdão para marido e os pais têm dificuldade pedir perdão.

    AVISO LEGAL: Nesta descrição contém links de afiliados, o que significa que se você clicar em um dos links do produto, receberei uma pequena comissão. Isso ajuda a apoiar o canal e nos permite continuar a fazer vídeos como este.Toda a responsabilidade de conteúdo é do produtor do canal. Para download, consulte o canal do autor: https://www.youtube.com/watch?v=PjL2AEiAVAg

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem