NOSSO TESOURO NO TEMPO DA ETERNIDADE - Hernandes Dias Lopes

NOSSO TESOURO NO TEMPO DA ETERNIDADE - Hernandes Dias Lopes A palavra da verdade Fernandes Dias Então hoje nós vamos examinar juntos o salmo 16 peço que você abra sua Bíblia comigo nesse texto salmo 16 e você vai acompanhar comigo a leitura desse texto que está escrito o seguinte o guarda-me ó Deus.

NOSSO TESOURO NO TEMPO DA ETERNIDADE - Hernandes Dias Lopes

Porque em ti me refugio digo ao senhor tu és o meu senhor outro bem não possuo serão a ti somente quanto ao Santos que há na terra e são eles os notáveis Nos quais tem o todo o meu prazer e muitas serão as penas dos que trocam o Senhor por outros Deuses não oferecerei as suas libações de sangue os meus lábios não pronunciaram.

Seu nome e o senhor é a porção da minha herança e do meu cálice tu és o arrimo da minha sorte tá em minhas divisas em lugar dos a menos é muito linda a minha herança o bendito o senhor que me aconcelha pois até durante a noite o meu coração me ensina o senhor tem o sempre a minha presença estando ele a minha direita não serei abalado e.

Alegra-se pois o meu coração eo meu espírito exulta até o meu corpo repousará seguro pois não deixarás a minha alma na morte nem permitirás que o teu santo veja corrupção tu me farás ver os caminhos da vida na tua presença há plenitude de alegria na tua destra delícias perpetuamente amém o Mãe eu quero conversar com você sobre o tema o senhor.

Nosso melhor tesouro no tempo e na eternidade só trazendo à baila novamente algumas lembranças do que Já estudamos o livro de Salmos é o maior livro da Bíblia e o livro de Salmos tem algumas peculiaridades e o livro se Demorou mais tempo para escrever.

Aproximadamente mil anos é o período que compreende a composição desses poemas isso porque você tem salmos de Moisés como Salmo 90 escrito 1.500 Anos Antes de Cristo e você tem salmo pós cativeiro babilônico do quinto século antes de Cristo e o livro de Salmos é uma coletânea de poemas e bom e isso foi organizado.

Ordenado dividido em cinco livros em cinco livros e assim como você tem os livros da lei em cinco livros Você tem o livro de Salmos também em cinco livros o primeiro de uma 41 o segundo do 42 ao 72 é o terceiro de 7389 o quarto do 90 ou 106 e o quinto dos 107 ou 150 e esse livro tem vários autores o.

Principal deles é Davi escreveu maior quantidade de saltos mas você tem salmos de Asafe você tem salvo dos filhos de cor é você tem que salmos de Salomão você tem que salmos de Moisés e você tem Salmos Anônimos e até hoje não sabemos quem os escreveu e os salmos são qualificados ou classificados também por categorias você.

Tem salmos de louvor você tem salmos de Penitência você tem Salmos imprecatorios você tem Salmos messiânicos e este Salmo particular salmo 16 como veremos é um Salmo messiânico em alguns atribuíram este poema a Ezequias porém é temos a plena convicção de que foi escrito por Davi aí você tem no símbolo da sua Bíblia hino de Davi e a.

Referência que nós temos no Novo Testamento acerca desses ao no nos dá a garantia de que quem o escreveu de fato foi Davi o Porém quando Davi escreve o Salmo nós chamamos o salmo 16 ele está olhando não apenas para ele mas ele está apontando para o Messias é porque ele faz declarações aqui que não combinam com ele homem como você e eu e tenho final da vida concluído aqui.

Pela morte quando você vai à Jerusalém hoje e vai visitar O Cenáculo lá está o túmulo de Davi é possível que foi alguma coisa preparada para os turistas visitarem a mas o certo é que Davi foi sepultado em Jerusalém Ah e ainda hoje você pode visitar o seu túmulo é mas quando você ler nesse Salmo por exemplo verso é de número 10.

Verso 19 11 você sabe que Davi está falando para alguém que não ele mesmo para alguém que é chamado na Bíblia de filho de Davi é aquele que Davi recebeu a promessa de que ia ter um herdeiro e teria um Trono um Trono EA terra e o seu reino jamais passará bom então já x 9 10 não estão falando de Davi que escreveu o saldo pois estão falando Messias alegra-se pois o meu coração e o meu.

Veja Também, Vai te Interessar:

    Espírito exulta até o meu corpo repousará seguro pois não deixarás a minha alma na morte nem permitirás que o

    Teu santo veja corrupção bom então Davi morreu foi sepultado e o seu turno pode ser visitado há porém um filho de Davi Jesus Cristo nosso Senhor o Messias e o seu corpo não viu corrupção e o seu túmulo Foi aberto de dentro para.

    Fora e o seu túmulo está vazio bom e você pode também visitar o túmulo de Jesus mas ele não está mais lá ele ressuscitou Oi eu gostaria que você é confirmar se isso comigo através de dois Apóstolos e foram os apóstolos mais destacados no livro de Atos o Capítulo 1 ao capítulo 12 o apóstolo que mais se destaca no relato de Lucas.

    No livro de Atos é Pedro os capítulos 13 a 28 Aposto que mais se destaca é Paulo e ambos ambos deram testemunho desses ao ambos citaram esse sal bom e é o citar este salmo 16 apontam não pro Davi mas apontam para Jesus O Filho de Davi então vejamos isso Abra sua Bíblia comigo em Atos dos Apóstolos Capítulo 2.

    e a partir do verso 22 Este é o primeiro sermão que o apóstolo Pedro vai pregar depois do Pentecostes no dia do Pentecostes e Oi e ele se dirige aquela multidão que se aglomeraram ao redor do Cenáculo em virtude do derramamento do espírito e diz assim varões israelitas a atender estas palavras Jesus o.

    Nazareno varão aprovado por Deus diante de vós como Milagres prodígios e sinais os quais O próprio Deus realizou por intermédio dele entre vós como vós mesmos sabeis sendo este entregue pelo determinado desígnio e presciência de Deus voz uma tarte escuros ficando por mãos de nikos ao qual porém Deus ressuscitou rompendo os grilhões da morte porquanto não era possível fosse retido por ela e agora ele vai Âncora.

    Esta verdade de que a ressurreição de Cristo ocorreu porque a morte dele não foi um acidente EA ressurreição dele não foi uma surpresa no texto O salmo 16 o Versículo 25 porque a respeito dele diz Davi a respeito do Messias Diante de Mim via centro Senhor porque está a minha direita para que eu não seja abalado por isso se alegrou o meu coração EA minha língua soltou Além disso também a minha própria carne.

    Repousará em Esperança porque não deixar a minha alma na morte nem permitirás que o teu santo veja corrupção ele que tá citando literalmente o Versículo 10 o salmo 16 fizeste-me conhecer os caminhos da vida encher meados de alegria a tua presença agora olha a aplicação de Pedro Versículo 29 irmãos seja-me permitido dizer-vos claramente a respeito do Patriarca Davi que ele morreu e foi sepultado e o seu túmulo permanece entre.

    Nós até hoje vendo pois profeta ou cê sendo Davi profeta e sabendo que Deus lhe havia jurado que um dos seus descendentes se assentaria no seu reino e o seu trono melhor dizendo prevendo isso referiu-se A Ressurreição de Cristo que nem foi deixado na morte nem o seu corpo experimentou corrupção a este Jesus Deus ressuscitou do qual Todos nós somos.

    Testemunhas então nos ter mão de Pedro no dia de Pentecostes e ele vai provar que Jesus ressuscitou remetendo seus ouvintes ao salmo 16 Versículo 9 e 10 e para mostrar para nós que Davi não estava se referindo a ele mesmo mas como o profeta estava e se dirigindo se referindo a Jesus o Messias o salvador Então você tem uma comprovação aqui de.

    Que o salmo 16 é um Salmo messiânico mas esse testemunho não é dado apenas

    E pelo Apóstolo Pedro Esse testemunho também é referendado e reafirmado pelo Apóstolo Paulo vamos olhadinha nisso no discurso de Paulo na sua primeira viagem missionária Quando ele estava em Antioquia da pisídia Olha lá dos 13 comigo em Atos 13 is e veja vocês que agora é.

    Nós estamos vendo uma pregação que não ocorre em Israel em Jerusalém mais um território gentílico atos 1335 bom então vamos é e vamos começar com 32 para entender melhor o contexto atos 1332 nós usamos se ambos o evangelho da Promessa feita a nossos pais como Deus a cumpriu plenamente a nós seus filhos.

    Ressuscitando a Jesus como também está escrito no Salmo segundo tu és meu filho eu hoje te gerei Isso é uma afirmação também de um sal nesse ano que eu Salmo 2 se veste 34 e que Deus o ressuscitou dentre os mortos para que jamais Voltasse a corrupção bom então não tem isso ouvir e ressurreição antes da Ressurreição de Cristo no ministério de Elias Ministério.

    De Eliseu Mas as pessoas que ressuscitaram naquela ocasião voltaram a morrer resultar com corpo mortal agora notem o verdes e que Deus o ressuscitou dentre os mortos para que jamais Voltasse a corrupção ou seja quando Cristo Ressuscitou ele ressuscitou com corpo de Glória ressuscitou com corpo Imortal eu não voltou mais a morrer e desta maneira o disse e cumprirei veste 34 e comprei eu posso favor as.

    Santas e fiéis promessas feitas a Davi por isso também diz em outro Salmo e esse outro Salmo aqui é o salmo 16 e não permitirás que o teu santo veja corrupção porque na verdade tendo Davi servido a sua própria geração conforme o desígnio de Deus o irmãos Olha que frase precioso nós vamos ficar com esse aqui e tendo Davi servido a sua própria geração.

    Conforme o desígnio de Deus você e eu precisamos ter vir a nossa geração E conforme o desígnio de Deus adormeceu usando a metáfora para morte e foi para junto de seus pais e viu corrupção ou seja Davi não ressuscitou e o Trono de Davi pode ser visitado Jerusalém.

    O seu corpo virou pó o versículo 37 porém aquele a quem Deus ressucitou que é Jesus o Messias não viu corrupção tomar e pois irmãos conhecimento de que se vos anuncia a remissão de Pecados por intermédio deste que é Jesus e por meio dele que é Jesus todo que crê é justificado de todas as coisas das quais.

    Vos não puder voz não puder ser julgados pela lei de Moisés então Paulo está pregando em Antioquia da pisídia na galácia do Sul na primeira viagem missionária e quando vai provar que Jesus ressuscitou ele retoma ou retorna ou Âncora sua mensagem do salmo 16 portanto e esse é um Salmo Ok messiânico é bom esse Salmo agora nós vamos trabalhar exposição do Sol esse Salmo.

    Tem três verdades principais que eu quero destacar primeiro Jesus é o Senhor da vida o segundo a verdade Jesus é o conquistador da morte a terceira verdades Jesus é a alegria da eternidade e vamos repetir essas três frases primeiro Jesus é o Senhor da vida Repete comigo Jesus é o Senhor da vida segundo Jesus é o computador da morte aos outros.

    Jesus é o conquistador da Morte terceira verdade Jesus é a alegria da eternidade vamos juntos Jesus é a alegria da eternidade é sobre essas três verdades essenciais de Davi vai falar para nós agora neste sol Então vamos ver a primeira delas Jesus é o Senhor da vida está aí nos versos 1 a 8 A primeira coisa que eu noto aqui e uma oração cheia de confiança versus zumbi 2 a guarda meu Deus porque em ti me.

    Refugio digo ao senhor tu és o meu senhor outro bem não possuo senão a ti somente a três coisas dignas de destaque aqui nesta oração cheia de confiança primeiro aqui é um pedido a Yamá justificativa Qual é o pedido Guarda meu Deus guarda meu Deus e aqui é uma justificativa do pedido é porque a gente é fugir o Davi foi um homem que viveu muitos perigos e quando você dá uma lida na biografia.

    Do Davi numa sentada só se você chega à seguinte conclusão Davi teve paz na vida e até o dia O que Samuel foi na casa do pai dele e entorno azeite na cabeça dele e ele era feliz cuidando das ovelhinhas correndo para lá para cá defendendo as ovelhas dos lobos dos leões das férias e compondo música tocando harpa atirando pedras nas férias.

    É mas do dia que o azeite foi estornado na cabeça dele parece nos ao ler a biografia dele que não teve mais tranquilidade ao assumir o trono se ajuntou riquezas e conquistou territórios se formou um exército o adquiriu fama é mas a vida dele foi uma vida atribulada.

    O atribulado e eu nunca Descansou ele foi uma guerra jogo de luta de batalha de conflitos de tensões ele vivia encurralado entrincheirado por muitos perigos e esse pedido aqui não é retórico é uma necessidade real guarda-me ó Deus guarda meu Deus e talvez você e eu não enfrentamos hoje todos os riscos que Davi enfrentou dos.

    Seus dias É mas não devemos nos fazer a mesma oração hoje a guarda meu Deus Abra os perigos que são visíveis Notorious é mas há outros talvez mais perigosos e mais sutis e nós nos vemos e nós não percebemos na linguagem do Salmo 116 São laços de morte bom e nós precisamos de discernimento e nós precisamos de sabedoria.

    E nós precisamos de proteção é e esta oração é muito oportuna e pertinente até hoje Guarda meu Deus guarda-me ó é a linguagem do Salmo 73 é Deus quem segura a nossa vida a sua mão direita nos guia como seu conselho eterno nos recebe na glória e se Deus tira a mão dele de cima da gente nós somos frágeis demais e não.

    Seguiam conseguimos sequer ficar de pé escorados um bordão da autoconfiança guarda-me ó Deus Oi e ele vai dar justificativa por que que tá fazendo essa oração e veja você porque em ti me refugio o ou seja ele faz porque sabe quem é Deus Oi e ele não só sabe quem é Deus ele tem de fato se refugiado em Deus Deus é o seu escudo a Deus é o seu protetor Deus é o seu Libertador quantas enrascadas Davi teve.

    Na vida e vai eu queria ter se fingir de doido a gravar tá babando e para conseguir sair das mãos do inimigo já houve épocas em que ele foi encurralado a casa dele foi encurralada e o sogro dele que foi o seu arqui-inimigo queria matar o de todo jeito oi Ia ter que fugir das cavernas os desertos buscando asilo até fora de Israel Oi e ele está sendo o Deus quarta me porque em ti eu me refugio e ele não tá.

    Dizendo isso retórica mentira não ele cria nisso ele ele acreditava nisso ele se enfiava nisso a uma segunda coisa que eu destaco aqui nessa oração cheia de confiança é uma fé pessoal Olha eu acho dois comigo digo ao senhor tu és o meu Senhor o outro bem não possuo sinalmat somente e eu queria destacar aqui E é esta questão digo ao senhor tu és o meu Senhor.

    É porque não é apenas uma questão de crer que Deus é soberano majestoso onipotente que ele tem controle do universo que ele tem as rédeas da história em suas mãos e que ele pode nos socorrer Ele tá dizendo é isso meu senhor é uma relação pessoal Ah tem intimidade com Deus se você é experiência com Deus você poder saber que Deus não é apenas o Deus que tá lá no alto céu ele.

    É o Deus que tá aqui com você que tem um coração contrito é abatido em sim mas mais você vai notar ainda no verso 2 o que este homem refugiado se verdadeiro o e sua herança o próprio senhor olha aí comigo verso 3 Aliás o verso 2 na parte B outro bem não possuo senão a ti.

    Somente e olha quem tá escrevendo esse Salmo é um homem riquíssimo e se você quiser conhecer um pouco da riqueza de Davi é só ler lá o quanto ele deu dos seus tesouros pessoais para construção do Templo de Jerusalém ele não construiu quem construiu o templo foi seu filho Salomão mas toda provisão do templo eu já deixou preparado.

    Bom então é um homem muito rico mais desapegado das coisas materiais Ele é um homem muito rico mas ele sabia que a herança dele não era ouro não era prata não era rebanhos não era terra não é coisa azul aqui do agora mas é do Senhor o outro bem não possuo serão assim somente e não só disse que Deus é a melhor herança Deus é a única herança O que é que tá dizendo é o homem mais rico se torna o homem.

    Mais pobre e como mendigo na hora que mar é porque o que que leva para Sepultura quanto do seu dinheiro quanto das suas fazendas o quanto os seus rebanhos quanto a sua caderneta Quanto os seus investimentos na bolsa quanto de barras de ouro o quanto de investimentos no mercado financeiro quando ele leva.

    A barata a ele deve-se a cobra igual mendigo os ossos dele se cercam e viram pó do mesmo jeito que os ossos do mendigo é isso levou o John Rockefeller o primeiro bilionário do mundo afirmar que o homem mais pobre que ele conhecia era o ano só tinha dinheiro é feliz eu amo que pode entender isso O que Davi afirmou outro bem não possuo senão a ti somente a Deus é apenas o seu refúgio.

    O verso um vai dizer Deus é também a sua herança do Mestre 2 se lembra do Salmo 73 do conflito das angústias de Asafe que tava invejando o ímpio que prosperava era tinha dinheiro quero ter saúde o cara tinha amigos pelo menos os bajuladores que o cercavam e ele piedoso todo dia fingido todo dia castigado e até inveja quase que os seus pés resvalam até que ele entrou na casa.

    De Deus e atirou com fim do INPE Will só tem dinheiro não tem mais nada e eu só tem saúde até o dia que o corpo dele é surrado pela doença é mas quando o ímpio morre ele perece é mas é dizer eu tenho o senhor eu tenho Senhor É verdade Bendita é essa que Davi está expressando Mas agora vamos a segunda lição desse texto uma companhia cheia de prazer os.

    Versos 3 e 4 ali comigo quanto é o Santos que na terra são eles os notáveis Nos quais tem todo o meu prazer muitas serão as penas dos que trocam o Senhor por outros Deuses e os meus lábios não pronunciaram o seu nome eu chamo a sua atenção para um aspecto muito importante que é o que eu chamo de comunhão vertical verso 1 e 2 a comunhão horizontal versos 3 e 4.

    O Ou seja quando você tem comunhão com Deus você vai procurar também ter comunhão com quem anda com Deus o Davi sabia exatamente o que significava alguém que trocava o verdadeiro Deus por outros Deuses e talvez uma das maiores tentações que o povo de Israel viveu ao longo da sua história até o cativeiro babilônico é que Israel viveu sempre flertando com outras divindades.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=DZIzCie9RnY

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem