08. Mentes Reprovadas - (Rm 1.28-31)

08. Mentes Reprovadas - (Rm 1.28-31) Saudar todos os irmãos em nome do Senhor Jesus receber os nossos amigos que estão conosco nessa noite dá-lhes as boas-vindas e convidar a todos para que Abraão a palavra de Deus na carta de Paulo aos Romanos Capítulo primeiro Estamos dando sequência a nossa série de exposições na carta do apóstolo Paulo aos crentes de Roma e essa noite nós iremos do verso 28 ao.

08. Mentes Reprovadas - (Rm 1.28-31)

Verso 31 Romanos Capítulo 1 de 28 a 31 diz assim a palavra de Deus e por haver em desprezado o conhecimento de Deus O próprio Deus os entregou a uma disposição mental reprovável para praticar em coisas inconvenientes cheios de toda a injustiça Malícia.

Avareza e maldade possuídos de inveja homicídio Contenda dólar e malignidade sendo difamadores caluniadores aborrecidos de Deus insolentes soberbos presunçosos inventores de males desobedientes aos pais insensatos péssimos até aqui a leitura da palavra de Deus vamos orar mais uma vez pedindo que o.

Nosso Deus queira nos conduzir na compreensão da sua palavra O Deus Que privilégio para nós estarmos aqui nessa noite Que privilégio para nós podemos conhecer-te Que privilégio termos uma disposição mental aprovada por ti e que também aprova as coisas excelentes que a prova a tua pessoa as tuas obras a tua Revelação os teus atos tiramos graças ao Deus porque.

No meio da humanidade em trevas e na ignorância o senhor teve compaixão de um povo e trouxe esse povo pelo evangelho e deu a verdade a esse povo e Damos graças por aqueles de entre nós que fazemos parte desse povo só pela tua misericórdia Pedimos que nessa noite a tua verdade brilhe no coração de todos que aqui se encontram e que a exposição da sagrada escritura seja usada pelo teu espírito.

Santo na salvação dos que a ouvem e na edificação do teu povo é o que pedimos em nome de Jesus amém queridos nós temos aqui diante de nós verso 29 até o verso 31 uma descrição devastadora do Estado Real em que se encontra a humanidade diante de Deus aqui o apóstolo Paulo traz uma lista de 21 pecados que marcavam o mundo da sua.

Época o mundo grego romano o mundo da sua época estava debaixo do Poder do Império Romano mas a cultura era grega e a combinação dessas duas culturas com suas ideologias filosofias e com suas religiões e sua idolatria nos deu o que nós chamamos de paganismo ou seja uma cultura que se vangloriava no homem no poder militar nas suas filosofias e que era marcada.

Por uma profunda corrupção de costumes a mais objeta e moralidade era o mundo em que vivia o apóstolo Paulo mas olhando para nós mesmos e olhando para o mundo ao nosso redor nós percebemos que esses 21 pecados Eles continuam nos dias de hoje a definir a própria sociedade em que nós vivemos mesmo que ela tenha sido influenciada pelo cristianismo e que tenha sido.

Criada e sustentada pelos valores da cultura e da religião Judaica Cristã esse tipo de avaliação que o apóstolo Paulo está fazendo aqui de que as pessoas estão cheias que foram entregues a uma disposição mental reprovável que praticam coisas inconvenientes que estão cheias de toda injustiça etc etc Esse é o tipo de avaliação que você certamente não vai encontrar na mídia e que você não vai encontrar nos fazedores de.

Opinião e que você não vai encontrar entre os artistas que você não vai encontrar entre os políticos boa parte das pessoas na nossa sociedade discordaria de que algumas dessas atitudes que são listadas aqui elas são pecado ou mesmo erradas e muitas pessoas diriam que essas coisas erradas que porventura esteja na lista é resultado da pobreza que as pessoas não têm acesso à educação que desde cedo Elas têm que lutar e usar de todo tipo de meio para.

Sobreviver daí a violência e coisas Sim Isso aqui é o resultado de políticas erradas do governo que não educa a população que não enfim que isso aqui é o resultado da dominação de algumas classes que oprime os pobres e assim por diante Mas com tudo para o apóstolo Paulo esse tipo de atitude que caracteriza a sociedade é o resultado das pessoas terem rejeitado a Deus terem rejeitado a.

Deus Essa é a raiz dessa sociedade em que Paulo a raiz da situação da sociedade em que Paulo vivia e continua sendo a causa para o que nós vemos ao nosso redor é que o mundo virou as costas para Deus as pessoas viraram as costas para Revelação que Deus fez de si mesmo esse estilo de vida que Paulo retrata aqui bem descreve então a sociedade secularizada em que nós vivemos o alvo de Paulo quando escreveu esse.

Veja Também, Vai te Interessar:

    Catálogo de Pecados foi mostrar a verdadeira situação do mundo Pagão E por

    Que é que ele precisava pregar o Evangelho na Espanha que estava dominada por essa mentalidade Essa é a razão pela qual ele escreveu a carta aos romanos ele queria angariar a simpatia dos crentes de Roma para anunciar o evangelho lá nas blenhas do mundo Pagão lá o norte onde Cristo ainda não havia sido anunciado lá para as bandas da Espanha por isso que aqui no.

    Capítulo 1 ele demonstra vimos isso desde o verso 18 a situação de Condenação e Miséria em que o mundo Pagão se encontra sem conhecimento de Deus e preso e condenado pelos seus próprios pecados o meu objetivo nessa noite então meus irmãos é procurar entender isso que Paulo descreve aqui no verso 18 no verso 28 como sendo uma disposição mental reprovável O que é isso qual é a origem disso De onde ela procede Quais são os.

    Seus efeitos e de que maneira nós podemos combater essa disposição mental vamos começar então nos perguntando o que é que Paulo quer dizer com isso verso 28 Deus os entregou a uma disposição mental reprovável literalmente aqui o que nós encontramos a expressão Uma Mente reprovada Uma Mente reprovada ou seja uma mentalidade condenada por Deus e que por si só a prova aquilo que Deus condena a Uma.

    Mente que gere o produz Maus Pensamentos outra tradução possível seria uma mente corrompida é isso aqui que Paulo tá falando e significa essa disposição mental reprovável significa Uma Mente que perdeu a capacidade de discernir Entre o certo e o errado por isso que ela é capaz de fazer aquela lista que vem embaixo porque ela não acha essas coisas erradas ou ruins Então ela perdeu.

    Essa capacidade por isso que ela é uma disposição mental reprovada por Deus ela não consegue mais fazer a diferença entre o certo e o errado e mais não somente não consegue perceber a diferença entre o certo e o errado ela não consegue perceber as consequências de fazer as coisas erradas porque a consequências quando nós fazemos esse tipo de coisa mas essa mente reprovada ela não consegue ver muito além do que ela tem vontade de fazer ela quer.

    Experimentar aquilo ela quer provar aquilo e e as consequências ela não leva em consideração e por conta disso também essa essa disposição Mental reprovável é a atitude da pessoa que não consegue mais indignar com o erro é uma pessoa que consegue conviver com todo esse catálogo aqui de coisas e não sentir coisa nenhuma uma espécie de sócio-patia espiritual social pá até alguém que não tem é incapaz de ter sentimentos é por.

    Outras pessoas ou sentir alguma coisa e aqui é uma espécie de sociopatia espiritual a pessoa ela vê o erro ela sabe que Mas ela tá indiferente se tá certo se tá errado para ela não interessa né Essa é uma mente reprovada e mais adiante ela é incapaz de avaliar o juízo e o castigo que estão reservados para aqueles que praticam esse tipo de coisa porque aquilo que o homem plantar isso ele vai ceifar também ou Cedo ou Tarde um dia a consequência.

    Do que nós fazemos vai nos encontrar mas uma pessoa cuja mente está reprovada É Uma Mente reprovável ela não pensa nessas coisas na consequência dos seus atos de primeiro se está certo está errado ela não consegue mais ver a diferença entre um e outro por isso ela se lança a fazer aquilo que ela tem vontade e ela não mede as consequências do que vem depois é esse é isso que Paulo quer dizer aqui e vai mais além nós vamos ver depois quando chegarmos no verso 32 Que essa.

    Mente e não vai ser hoje Que essa mente essa atitude essa disposição mental reprovável ela ela Aprecia e ela tem prazer na coisa errada Não somente ela não não faz muita diferença entre uma coisa ou outra mas quando ela pratica o que é errado ela tem prazer em fazer essas coisas e aí ela procura justificar porque é que faz tais coisas como o marido que trai a mulher acha isso natural porque deixou de gostar da mulher e agora acha essa mais atraente é.

    Um processo de justificação né do tipo assim não eu roubei a empresa ou eu sou

    Desonesto dos meus negócios porque se eu for pagar tudo quanto é de imposto ou se eu for andar certinho o meu negócio vai quebrar e por aí vai ele começa a justificar esse tipo de coisa começa a justificar e não somente isso mas aí encoraja e defende quem faz coisas semelhante e quando isso acontece quando uma pessoa.

    Está entregue a uma disposição mental reprovada ela não aceita correção ela não aceita crítica ela não vem que aquela tá errada ela não percebe a necessidade de mudança e Ela utiliza tudo aquilo que parece ameaçar o seu estilo de vida Acabei de descrever para vocês a mentalidade moderna dos nossos dias é assim que as pessoas pensam é assim que elas agem é dessa maneira que funciona a cabeça delas é dessa forma que ela justifica as coisas que.

    Elas fazem a mente delas não é mais capaz de discernir o certo e errado de avaliar as consequências ao contrário tem prazer em fazer aquilo que é errado e não somente fazer mas justificar esconder o que faz dar desculpas ou enfim tentar de alguma forma hostilizar qualquer pessoa ou qualquer ideologia que venha contra o pensamento e a prática delas isso é o que o apóstolo Paulo descreve aqui como sendo uma.

    Mentalidade uma disposição mental reprovável ou reprovada reprovada por Deus porque ela não consegue mais enxergar a verdade ver a verdade se Ninho certo ou errado lá na carta que Paulo escreveu aos Efésios no capítulo 4 ele ele trata desse mesmo assunto em outras palavras que nos ajudam a compreender ao que ele.

    Se refere eu estou aqui citando o verso 17 do Capítulo 4 quando Paulo escreve aos Efésios e diz isso portanto eu digo no Senhor testifico que não mais andeis como também andam os gentios na vaidade dos seus próprios pensamentos obscurecidos de entendimento entendimento se obscureceu alheios a vida de Deus por causa da ignorância em que vivem pela dureza do.

    Seu coração os quais teus se tornado insensíveis se entregaram a dissolução para com avidez cometerem toda sorte de impureza é a mesma coisa Paulo está dizendo a mesma coisa com outras palavras ele fala dessa vaidade dos pensamentos do coração entenebrecido da mente obscurecida da insensibilidade da avidez para praticar toda esse catálogo de 21 coisas que está aqui e que descreve não somente o mundo.

    Daquela época Mas a nossa sociedade hoje descreve o mundo em que nós vivemos e vamos ser honestos descreve o que nós somos escreve aquilo que nós somos No íntimo é isso que nós somos diante de Deus a nossa mente ela não funciona mais com essa clareza é claro que não estão me referindo aqui a questão da capacidade intelectual porque o homem é quando eu falo o homem é genérico homem e mulher não é nós somos capazes de de aprender de estudar.

    De pesquisar de aumentar o nosso conhecimento da contribuições para a ciência Não não é esse tipo de mentalidade ou de mente que nós estamos nos referindo aqui mas essa capacidade moral espiritual de discernir aquilo que diante de Deus é certo ou errado e fazer as escolhas corretas fugir do erro e lamentar o erro odiar o erro e não justificar os seus atos então é desse tipo de coisa que nós estamos falando aqui agora de onde vem isso porque certamente.

    Deus não nos criou dessa forma a palavra de Deus nos diz que fomos feitos a sua imagem e a sua semelhança mas o que que aconteceu que nós chegamos nesse estado que é descrito aqui Paulo aqui menciona duas causas para essa condição mental a primeira delas ainda no verso 28 é o desprezo por Deus veja o que diz o verso 28 que nós lemos e por haverem desprezado conhecimento de Deus O próprio Deus nos entregou a uma disposição mental reprovável Então a.

    Primeira causa aqui que Paulo aponta para essa mentalidade que domina a raça humana é que o desprezo do conhecimento de Deus e o que que isso significa nós já vimos desde o capítulo 18 que Deus se revelou a humanidade Deus não ficou desconhecido incógnito anônimo mas ele se deu a conhecer a humanidade no capítulo primeiro no verso 18 diz que a ira de Deus se revela do céu Então Deus.

    Do céu revelou que ele existe e que ele está irado com as obediência do homem essa é uma consciência que está no coração de cada pessoa que vem a esse mundo mesmo a pessoa mais bruta que possa existir ignorante Pagan e Bárbara que possa existir ela tem esse conhecimento na sua consciência de que há um Deus e que esse Deus está irado pelos seus maus feitos e não só isso não não satisfeito em se.

    Revelar na consciência do homem Deus se revela pela criação como diz o verso 20 que os atributos invisíveis de Deus o seu poder a sua divindade claramente se reconhecem desde o princípio do mundo sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas os céus proclamam a glória de Deus o firmamento anuncia a obra das suas mãos toda a criação fala de Deus nós estamos cercados da Glória de Deus por dentro e por fora Ele está em todo lugar ele está ao nosso redor por isso.

    Que Paulo diz aqui no final do verso 20 os homens são desculpaveis não tem ninguém que no dia do juízo vai poder dizer assim eu não sabia que havia um Deus e que esse Deus era Santo e que esse Deus tinha o certo tinha errado não há ninguém que possa apresentar uma defesa diante de Deus no dia do juízo porque Deus manifestou-se na consciência e na criação de forma que todas as pessoas são responsáveis diante de Deus por esse conhecimento mas o que que os homens fizeram com essa revelação.

    De Deus com esse conhecimento de Deus voltando para o verso 28 o apóstolo Paulo diz eles desprezaram essa revelação de Deus e esse desprezo é universal é universal é cometido por todos desprezar aqui significa não aprovar literalmente na língua grega não aprovaram ter Deus no seu conhecimento tá escrito assim literalmente não aprovaram Deus do tipo assim Eles olharam examinar e disseram.

    Não vamos desprezar isso aqui não tenho interesse não quero saber desse Deus eu quero seguir a minha vida eu quero adorar quem eu quiser adorar eu quero servir a quem eu quero servir quero viver do jeito que eu quero viver e eu não quero nenhuma divindade lá do céu dizendo para mim o que é certo ou errado tu olhando a minha liberdade eu quero viver da forma que eu tenho vontade de viver eles desprezaram essa revelação que Deus fez de si mesmo ou seja não.

    Aprovaram acharam que não valia a pena reter esse conhecimento de Deus não deram aprovação nem reconhecimento ao criador de todas as coisas por isso desdenharam rejeitaram deixaram de lado enfim é um processo mental que Paulo já descreveu e nós já vimos isso no verso 21 não é voltando um pouquinho ele se tornaram nulos em seus próprios raciocínios depois no verso 25 mudaram a verdade de Deus e mentira e em vez Então de aceitar a revelação de Deus e adorar a Deus E eles começaram a adorar assim mesmos e adorar os animais.

    Aves quadrúpedes répteis é só olhar as religiões antigas as religiões pagãos e modernas onde se adora a natureza de uma forma ou de outra Então essa é a causa da mentalidade reprovada porque eles reprovaram o conhecimento de Deus que faria com que a mente deles funcionasse da maneira correta mas uma vez que você rejeita a luz de Deus a sua mente entra em trevas por mais intelectual que você seja você.

    Não consegue mais perceber as questões as respostas básicas as respostas para as questões básicas da vida e fica como que tateando um mundo sem sentido nada mais faz sentido a dor a violência as coisas que acontecem a providência o amor o carinho a misericórdia é quem somos donde viemos o que é que estamos fazendo aqui por que que coisas ruins acontecem por que que coisas boas acontecem porque isso porque aquilo desprezaram o conhecimento de Deus e a.

    Mente Então ela perde o referencial todo mundo que viaja com eu gosto de viajar também sabe o que é entrar numa zona onde o GPS perde o sinal do satélite E você tem o encruzilhada na frente aqueles cruzamento de estrada né E você não conhece depende completamente do satélite para dar o referencial e você está perdidinho essa mente reprovável porque ela perdeu o referencial né rejeitou o conhecimento.

    De Deus desprezou esse conhecimento Deus que Deus havia dado Então essa é a primeira razão não é essa é a primeira razão a segunda razão que Paulo dá para essa mentalidade reprovável que caracteriza a nossa a nossa raça é que Deus por sua vez entregou os homens a essa mentalidade o que que aconteceu aqui vamos voltar para o verso 28 eles desprezaram o conhecimento de Deus o conhecimento que Deus deu de si mesmo na consciência e na.

    Criação então o próprio Deus os entregou a essa disposição mental reprovável ou seja Deus os entregou a si mesmos Deus disse para eles seja feito a sua vontade seja feito do jeito que você quer é isso que vocês querem vocês viraram as costas para mim vocês menosprezaram me rejeitaram vocês querem viver por vocês mesmos Tudo bem eu vou entregar vocês a mente de vocês a maneira de pensar de.

    Vocês e o resultado essa isso que Paulo chama de mente reprovável nós já vimos nas mensagens anteriores que Deus como castigo por ao homem por conta dessa rejeição que o homem fez de Deus que Deus primeiro nos entregou a imundícia verso 24 Deus entregou Tais homens a imundície Deus depois nos entrega as paixões infames versos 26 por causa disso os entregou Deus a paixões e infames e agora Paulo diz que Deus nos entrega a Uma Mente reprovada.

    Que é o final de tudo isso é quando finalmente a pessoa perde a capacidade de entender enxergar chegou no fim um dos dons mais preciosos que nós temos é a capacidade de pensar de discernir de avaliar de entender de reconhecer a memória como faz bem para nós não é memória a gente lembra das coisas das boas das ruins também ah discernir e dizer fazer cálculos e.

    Imaginar É a lógica que nos ajuda a dizer qual vai ser o resultado dessa decisão que eu vou tomar aqui a mente é um privilégio é uma coisa gostosa você ter domínio da mente Uma Mente Clara que coisa privilegiada e nós sabemos como aflige as pessoas quando algumas daquelas doenças que se constituem distúrbios elas tiram essa capacidade da pessoa a pessoa perde a capacidade de reconhecer os outros às vezes ela tá uma espécie de esquizofrenia fica ouvindo.

    Vozes né ou uma bipolaridade a mudança de humor de um de um de uma situação para outra só sopata que ele não tem sentimentos mais pelas pessoas as doenças degenerativas que a pessoa vai perdendo ao reconhecimento não consegue saber mais onde tá e tudo mais imagine tudo isso transferido para o mundo espiritual é isso que Paulo estava escrevendo aqui é Uma Mente acometida desses distúrbios causados pelo pecado e que portanto não consegue entender o seu próprio estado diante de Deus não consegue ver o que.

    Que tá errado com os pecados O que que tá errado o que eu tô fazendo todo mundo faz qual é o problema disso que eu tô fazendo ele não consegue ver Deus o entregou a uma disposição Mental é provável e ele nem consegue ver isso nem consegue ver isso que esse é o estado em que ele se encontra Esse é o estado em que ele se encontra veja que essa entrega de Deus é uma entrega punitiva o castigo do pecado é pecado eu tava lendo um comentário que o.

    Pastor disse que alguém chegou para ele e disse assim pastor a AIDS é o pecado da homossexualidade ele disse não o pecado da homossexualidade é homossexualidade mesmo É isso mesmo ai dizer uma doença como qualquer outra câncer mas o castigo do pecado é mais pecado e o castigo para reprovar a Deus é Uma Mente reprovada é interessante porque a um trocadilho aqui no original que não.

    Aparece na nossa tradução no verso 28 né E por haverem reprovado o conhecimento de Deus Deus nos entregou a Uma Mente reprovada a um trocadilho original é intencional aqui no original ou seja Deus está dando o castigo na proporção justa vocês me reprovaram então eu vou entregar vocês a Uma Mente reprovada a uma mentalidade reprovada.

    E qual o resultado Então dessa mente reprovada e aqui enche entra o nosso catálogo de 21 coisas essas 21 atitudes que Paulo lista aqui elas são o resultado dessa mente reprovada dessa disposição mental reprovável a qual Deus entregou a humanidade por conta da reprovação que a humanidade fez no conhecimento de Deus são chamadas de coisas inconvenientes veja o final do verso 28 Deus os.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=Vlyb7TYHz4Q

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem