02. Como começam as divisões na igreja (1Co 1.10-17)

02. Como começam as divisões na igreja (1Co 1.10-17) Tudo bem queridos vamos abrir a palavra de Deus na primeira carta de Paulo aos Coríntios Capítulo 1 e nós vamos no verso 10 até o verso 17 primeiro aos Coríntios 1 de 10 a 17 muito bem somos a leitura irmãos pelo nome de Nosso Senhor Jesus Cristo peço-lhes que todos estejam de.

02. Como começam as divisões na igreja (1Co 1.10-17)

Acordo naquilo que falam e que não haja divisões entre vocês pelo contrário que vocês sejam Unidos no mesmo modo de pensar e no mesmo propósito Pois meus irmãos eu fui informado a respeito de vocês por alguns membros da casa de Chloe de que abrigas entre vocês refiro-me ao fato de cada um de vocês dizer eu sou de Paulo eu sou de Apolo eu sou de cefas eu sou de Cristo Será que Cristo está dividido Será que Paulo foi.

Crucificado por vocês ou será que vocês foram batizados em nome de Paulo dou graças a Deus por não ter batizado nenhum de vocês exceto Cristo e Gaia para que ninguém diga que vocês foram batizados em meu nome batizei também a casa de stephanes além destes não me lembro se batizei algum outro Afinal Cristo não me enviou para batizar mas para pregar o Evangelho não com sabedoria de palavra para que não se anule a cruz de Cristo só até aqui.

Queridos a leitura de hoje quero nosso Deus nos abençoar na compreensão dessa passagem tão tão rica e reveladora do que acontecia naquela igreja no estudo anterior nós vimos que Paulo escreveu essa carta aos Coríntios porque tomou conhecimento dos problemas que estavam assediando a igreja havia problemas relacionados com disciplina de membros faltosos havia uma omissão da parte da liderança problemas relacionados com pontos de vistas diferentes e.

Conflitantes sobre questões de casamento novo casamento divórcio também envolvendo Liberdade Cristã focando na questão da comida sacrificada aos Ídolos o equivalente Hoje seria nasce se você tivesse andando na rua e encontrasse no Encruzilhada uma galinha preta uma garrafa de Cachaça e você tava com fome e tinha ali uma galinha né Você sabe em que é que ela foi usada mas é.

Uma galinha e o crente pode comer ou não se eu fosse fazer uma enquete aqui metade ia levantar a mão dizendo que sim metade ia levantar a mão dizendo que não era a mesma coisa lá na igreja de Corinto havia esse problema de comer carne que tinha vindo do templo e havia uma discussão muito grande havia problemas relacionados com o culto especialmente a participação das mulheres Qual o papel delas no culto e que envolvia o uso de uma peça tradicional da vestimenta que papel que.

Tinha um simbolismo muito importante no antigo Oriente a ceia do senhor também tinha problemas na hora da participação o uso dos dons espirituais no culto era também motivo de discórdia e de era uma fonte de problemas e para coroa tudo tinha ainda um grupo que não cria na ressurreição dos mortos na igreja costumo dizer quando enumere os problemas da igreja de Corinto antes você pensar que sua igreja é problemática ler a carta de Paulo aos Coríntios e você vai ver o que é uma igreja problemática e talvez o problema.

Mais urgente ia talvez a razão pela qual dedica os quatro primeiros Capítulos da sua carta a ele era uma divisão iminente que estava para acontecer na igreja a igreja tava rachada em quatro grupos e embora ela ainda se reunisse no mesmo lugar os Coríntios ainda se reuniu no mesmo lugar entretanto as divisões internas já estavam começando a prevalecer e se constituíam numa ameaça muito séria para a igreja então nos Capítulos 1 2 3 e 4 o.

Apóstolo Paulo trata desses grupos ele trata dessa questão da divisão e ele vai seguir aqui a estrutura que ele vai usar quando vai tratar de todos os outros problemas que eu já disse aqui para vocês ele vai identificar o problema em seguida ele vai trazer os princípios teológicos e doutrinários que estão ligados àquele problema e depois baseados nisso ele faz algumas aplicações práticas esse método do apóstolo Paulo é muito importante porque ele podia simplesmente como Apóstolo.

Chegar e disciplinar a igreja ou expulsar aqueles que estavam provocando as divisões Mas em vez disso ele vai mostrar doutrinariamente teologicamente o porquê daquelas divisões estavam erradas Em que sentido elas afetavam a fé cristã e o bom andamento da igreja Paulo não separa teologia de prática para resolver problemas práticos ele usa primeiro a teologia isso aqui tá errado por isso por isso por isso por isso e.

Para resolver isso nós temos que agir assim e assim portanto é um grande erro da Igreja Evangélica desprezar doutrina fazendo uma dicotomia entre doutrina e prática na vida cristã Porque toda prática ela tem algum tipo de Concepção que serve de base ou de orientação para ela ninguém faz as coisas por fazer sempre alguém tem alguma motivação ou acredita em alguma coisa para poder tá fazendo alguma coisa e também toda teologia ela desemboca na prática ela.

Influencia o culto ela influencia o nosso testemunho nossa maneira de viver nosso casamento nossos relacionamentos então é um mal muito grande para igreja que tem sido feito e já feito há várias décadas no meio do Evangelho Calixto essa esse desprezo pela doutrina é como se a prática ela fosse algo mais excelente mais autêntico estivesse mais próximo do Evangelho de Jesus Cristo quando na verdade essa separação ela não faz sentido e ela.

Veja Também, Vai te Interessar:

    Não pode ser provada nos Evangelhos nem nas cartas e nem na Bíblia em geral nós

    O cristianismo ele não é somente um conjunto de ele não é somente uma maneira de viver como muitos acham mas ele é também um conjunto de coisas nas quais nós temos de crer e a gente costuma em Teologia dizer que o cristianismo tem uma credenda aquilo que você deve crer e uma agenda aquilo que você deve fazer e a agenda está baseada.

    Na credenda você não pode separar por isso que aqui no capítulo 4 o apóstolo Paulo vai primeiro colocar cinco ou seis princípios teológicos para só Então a partir do capítulo 3 ele trazer algumas orientações práticas de como os Coríntios deveriam se portar diante daquelas divisões que estavam ameaçando dividir a unidade ou ameaçando a unidade da igreja.

    Hoje nós vamos concentrar no verso 10 até o verso 17 onde Paulo nos revela a natureza do problema o que é que estava realmente acontecendo ali que preocupava o apóstolo a ponto dele gastar quatro capítulos para resolver o assunto então ele começa com uma pela Unidade no verso 10 irmãos pelo nome de Nosso Senhor Jesus Cristo eu peço-lhes que todos estejam de acordo naquilo que falam e que não hajam divisões entre não haja divisões entre.

    Vocês pelo contrário que vocês sejam Unidos no mesmo modo de pensar e no mesmo propósito o que que Paulo tá pedindo aqui tão encarecidamente ele tá pedindo três coisas que na verdade é uma coisa só primeiro Peço que todos estejam de acordo naquilo que fala ele faz esse pedido naturalmente porque a igreja não estava em acordo havia irmãos que discordavam de outros o que ensina é.

    Problema nós não conseguimos todos pensar da mesma maneira o problema é quando essas discórdias ameaçam a unidade da igreja e elas tomam um vulto tão grande que nós não podemos mais andar juntos é claro que quando se trata de questões doutrinária se for um desacordo do tipo eu creio que Jesus é o filho de Deus e outro diz não Jesus é só homem ele não é filho de Deus aí tem uma discórdia que vai ter que levar para uma separação mesmo não dá para conviver com esse tipo de desacordo mas não era o caso da Igreja de Corinto não havia.

    Nenhuma doutrina fundamental em jogo ali a discórdia nós vamos ver girava em torno da preferência pessoal deles por determinados líderes quem é o melhor Líder quem é que pega melhor primeiro apelo de Paulo irmãos eu peço que haja Concorde entre vocês que vocês estejam de acordo que vocês se acertem e parem de brigar em torno dessa questão segunda coisa que ele pede ainda que no fim mesmo não é unidade ainda no verso.

    10 que não haja divisões entre vocês palavra de visão é a palavra cisma no grego e que vem a palavra cisma em português um cisma significa uma divisão e essa palavra ela é usada na língua grega às vezes para se referir as rasgaduras de um vestido velho vestido velho que foi rasgado né Então cismas as divisões foi o tecido ali foi lacerado é a palavra é a mesma palavra que usa aqui.

    Paulo diz eu peço que não haja esse siso mesmo essas divisões porque agora já não é mais desacordo né já tava partindo para a divisão mesmo na divisão é todo lado e você tá no outro estamos divididos não tem acordo não tem conversa e a terceira coisa no final do verso 10 ele diz pelo contrário que vocês sejam Unidos no mesmo modo de pensar e no mesmo propósito o que Paulo tá querendo aqui não é uniformidade.

    Uniformidade é aquele que eu aprendi no Exército no exército você quando você viu fiz o serviço militar todos nós recebemos o mesmo coturno a mesma farda o mesmo cap recebiamos O mesmo tipo de arma e a gente tinha que marchar tudo direitinho então tanto é que o nome do exercício que a gente fazia era ordem unida e se alguém não achasse direitinho de acordo com as ordens do cabo do tenente lá então ia pagar né marinheiro.

    Ou qualquer outra coisa lá segue de exercícios e tudo mais aquilo ali é uniformidade mas existe uma diferença

    Entre uniformidade e Unidade nós podemos discordar em uma série de coisas mas ainda estamos juntos ainda estarmos Unidos o problema da igreja de Corinto é que essas divisões esse desacordo com relação a essas questões secundárias estavam prestes a precipitar provocar um racha na igreja uma separação a igreja ia racha ia sair um grupo para o lado.

    Fundar a Igreja Batista de Paulo outro ia formar a Igreja Presbiteriana de Apolo outra ia formar a Igreja Pentecostal de Cristo e por aí vai né então isso tava prestes a acontecer por isso Paulo faz esse apelo e ele faz o apelo da maneira mais dramática possível Ele diz aqui peço na verdade no Grego é mais é mais forte né eu peço encarecidamente eu rogo a vocês ele como eu disse ele podia ordenar mas ele.

    Prefere o caminho do convencimento eu apelo a vocês eu peço a vocês e ele acrescenta em nome de Nosso Senhor Jesus Cristo para mostrar a gravidade do assunto e a seriedade do que ele tá dizendo aqui Paulo traz Cristo como testemunho daquilo que ele vai dizer olha eu vou pedir a vocês em nome do Senhor Jesus Ou seja eu invoco a presença do Senhor Jesus nisso que eu vou dizer para vocês agora tão séria era a questão infelizmente a gente não percebe essa.

    Seriedade até tarde demais eu não tô aqui dizendo que a gente deve sacrificar a verdade no altar da unidade porque às vezes para manter a unidade e as pessoas sacrificam a verdade não a verdade está acima da unidade porque só pode haver verdadeiro unidade Se houver uma verdade que nos una se Nós cremos nas mesmas coisas nas coisas fundamentais então eu não estou aqui dizendo que a unidade da igreja tem que ser preservada.

    A Qualquer Custo eu tô só dizendo que a gente se divide onde não deveria dividir e a gente se une onde não deveria se unir os Coríntios estavam divididos com relação aos predadores quem eram os melhores mas na hora de expulsar um membro da igreja que tava cometendo imoralidade eles não expulsaram se uniram onde não deveria unir e se dividir ou não deveria se dividir esse é um espírito mundano que entra na igreja que entra na igreja Paulo apela para que haja unidade na igreja que é a oração do Senhor Jesus em João 17 ele Ora para que.

    Nós sejamos um E é claro essa unidade ela está baseada na verdade ela está baseada no verdadeiro conhecimento de Deus existem diferenças históricas entre os cristãos com relação à forma de batismo com relação ao governo da igreja com relação a dons espirituais com relação a uma série de outras coisas relação do Governo da igreja com o estado entretanto nenhuma dessas coisas ela é tão fatal ou Vital que me impeça de ter comunhão com o irmão que é.

    Batista que é assembleiano um verdadeiro irmão em Cristo que crê em Jesus como eu creio e que professa Jesus Cristo meu profeso Esse é o ponto aqui a igreja está prestes a se dividir em cima de questões de absolutamente secundárias secundárias eu aposto Paulo Então faz esse apelo veemente a igreja de Corinto para que ela não não prossiga a causa do apelo ele diz de onde teve a informação e aqui a gente percebe o apóstolo Paulo sendo bastante transparente ele tá dizendo aqui quem é.

    Que disse para eles agora eu imagino lá na igreja de Corinto o pessoal revoltado né Chloe alguém da sua família foi caguetar a gente lá no Apóstolo Paulo né usar a expressão bem nordestina foi entregar a gente o apóstolo Paulo exatamente tivesse 11 Pois meus irmãos eu fui informado a respeito de vocês por alguns membros da casa de Chloe que Paulo entregou né de que a briga entre vocês Paulo diz de quem ele teve a informação.

    A família de cloe deve ter sido uma família lá de Corinto da igreja de Corinto que estava par da situação e que em visita Éfeso que era onde Paulo estava quando escreveu essa carta participou ao Apóstolo Paulo esse problema que estava acontecendo na igreja e isso provocou a escrita dessa carta pode ser também que aquela comissão que tá mencionada lá no Capítulo 16 verso 17.

    Fortunato stefanas e arcaico 3 líderes que vieram de Corinto até Éfeso trazendo perguntas e questionamentos da igreja para o apóstolo Paulo eles também informaram a Paulo dessas divisões mas aquele cita somente os da família de cloe o que nos traz uma informação ou que nos traz aqui alguma coisa importante sobre procedimentos dentro da igreja com relação a faltas Às vezes a gente vê e não tem coragem de assumir chegar lá e dizer olha é isso tá errado.

    E quem tá dizendo sou eu às vezes o pastor ou alguém toma conhecimento não é alguém membro da igreja diz olha Pastor tá acontecendo isso isso como é que você sabe né pastor eu não posso dizer Mas então eu posso citar você para resolver o problema não pastor eu não quero me envolver se você tá vendo alguma coisa errada faça como aqui Paulo tranquilamente ele diz quem são as pessoas que levantaram o assunto e que provocaram isso tudo que.

    Ele vai dizer aqui ele não tem receio de fazer isso e os da família de crush Fizeram a coisa certa levaram a questão as autoridades competentes para resolver Porque eles estavam preocupados com a situação da igreja então o missão ficar calado é pior quando você tá vendo se você tá seguro de que aquilo é de alguma forma algo que prejudica a vida da igreja é seu dever como Cristão fazer como os da família de Glória comunicar a quem pode resolver se você não puder claro algumas coisas você pode às vezes uma conversa pessoal às vezes se chamar.

    A pessoa e você falar pessoalmente e resolve mas às vezes um caso grave como aqui então precisa ser levado ao conhecimento de quem podia de quem podia resolver os membros da igreja de Chloe perdão os membros da casa de Chloe disseram a Paulo que abrigas entre eles palavra briga é a palavra grega que aparece lá em Gálatas Capítulo 5 naquela lista de obras da carne e que é traduzida como.

    Contendas brigas merina no Grego é uma palavra muito forte é de discussão mesmo então não era apenas diferença de opinião você vê que vem numa escalada aqui né Paulo começa dizendo Vocês precisam entrar em acordo depois diz irmãos é eu soube que vocês têm divisões e agora tá dizendo agora eu soube que tem briga então há uma escalada aqui então a coisa era realmente séria A igreja se reunia no mesmo lugar como eu dizia mas os membros já estavam em.

    Hostilidade ele já estavam sem falar uns com os outros talvez ou então trocando farpas uns com os outros ou se provocando ou discutindo entre eles inclusive na ceia do senhor nós vamos ver isso no Capítulo 11 onde Paulo vai usar as mesmas palavras para dizer quando vocês se reúnem eu ouço dizer que abrigas a contendas Provavelmente o assunto ia até na hora da ceia do senhor tal era o espírito faccioso que havia naquela igreja essas brigas pelo que a gente vai ler em seguida era o resultado da criação de partidos em torno dos.

    Nomes de Paulo Apolo Pedro e Cristo como ele diz aqui no verso 12 refiro-me ao fato de cada um de vocês dizer eu sou de Paulo eu sou de Apolo eu sou de sefas eu sou de Cristo servas aqui é Pedro é o nome era Maicon de Pedro Pedro eu não lhe grego então aqui tá ficando Claro qual era a causa dessas divisões havia grupos que se organizaram em torno dos líderes da história recente da.

    Comunidade o apóstolo Paulo fundador da igreja pastor Apolo que foi o pastor que ficou no lugar de Paulo quando Paulo saiu Pedro que era conhecido líder do colégio apostólico e da cristandade original lá em Jerusalém e naturalmente a pessoa do Senhor Jesus Cristo grupos que não queriam se filiar ou se unir a nome de homens otário Então por criar o partido de Cristo criar o partido de Cristo esse era então o problema e a gente fica.

    Perguntando mas o que que levou uma igreja que teve uma Fundação tão boa posta pelo Apóstolo Paulo não é o que que levou a igreja em relativamente pouco tempo de repente chegar num estado de coisas desse que se dividia em torno de pregadores mais uma vez é importante lembrar Eu não creio que a gente a gente não pode deduzir daqui que é errado você ter um pregador que você gosta ou um pregador ou um escritor de referência um teórico de referência estudando errado.

    Isso é bom é importante eu tive que ter esses homens no início da minha carreira Cristã porque senão estaria completamente perdido não sabia nem para que lado ir né diante tantas opções Então é bom que você tenha gente que sirva de referencial para você a questão é quando você chega ao ponto eu vou usar o termo né que eu não acredito que exista não é evangélico alguns dizem que existe quando chega ao ponto da idolatria idolatria é muito forte né Eu não gosto de usar esse tempo tem gente que idolatra pregador dentro do meu.

    Evangelho né idolatria na Bíblia é coisa muito séria dá ideia de adoração ideia de submissão de obediência cega e eu não penso que seja exatamente isso que acontece que existe é que tem muitos cristãos que escolhe um determinado pregador um determinado teólogo e escutam o que ele diz e aquilo que ele referenda e não tá aberto para escutar De repente uma outra opinião ou escutar de uma outra de uma outra maneira ou um outro homem de Deus que pensa talvez é.

    De uma maneira distinta não é Nessas questões secundárias né Nós estamos falando sempre aqui de questões é subsidiárias não estão falando das questões centrais porque como eu disse não era isso que tava em jogo aqui em Corinto Então não é ruim você ter eu até hoje me inspiro muito na no Piper no stot gosto de ouvir alguns pregadores brasileiros que são inspiração para mim mas eu ouço vários deles e vou peneirando e eu tenho aprendido com todos eles o problema da igreja de Corinto é que eles fizeram um fã clube.

    Mesmo em torno de alguns pregadores prediletos a ponto de discutirem com os outros qual deles era o maior qual deles era o mais importante qual deles era o melhor pregador e quando a gente estuda um pouquinho o contexto histórico cultural daquela época a gente pode entender os Coríntios eram gregos e os gregos gostavam de filosofia como nós brasileiros gostamos de futebol da mesma forma que nós temos.

    Os nossos ídolos do futebol os gregos tinham os seus Ídolos na filosofia eles veneravam os grandes filósofos Corinto tinha muitas escolas de filosofia só perdia para Atenas só perdia para Atenas que era capital filosófica e o centro no coração cultural da cultura greco romana daquela época Apenas era famosa e Corinto vinha em segundo lugar pela.

    Quantidade de escolas de Filosofia e havia um tipo de filósofo em particular que despertava as paixões e admiração dos gregos que eram os sofistas os sofistas tinham duas características que os gregos adoravam a primeira é que eles usavam eles eram capazes de trazer argumentos e usar lógica de uma maneira Sutil trazer raciocínios e convencimento através.

    Dessas lógicas sutis a ponto de que o nome sofisma vem exatamente dois sofistas era esse grupo de filósofo que se especializava em convencer as pessoas através de argumentação habilidosa e a segunda coisa que eles tinham que os gregos gostavam era retórica vocês sabem que a retórica como disciplina ela nasce na Grécia ela nasce o primeiro manual de retórica é da Grécia vem dentro do campo da filosofia grega os sofistas dominavam.

    Tão bem a arte de falar que é isso que retórica é que eles eram capazes de usando frases de efeito em tornação da voz escolha de palavras Eles podiam levar uma multidão ao choro no minuto e morrer de rir no minuto seguinte simplesmente pela capacidade de retórico eles sabiam manipular as emoções e os sentimentos das pessoas usando palavras e a arte da retórica ela se tornou extremamente sofisticada tem gente que usa isso hoje e muito bem o conteúdo é.

    Zero mas a maneira como ele fala o jeito como ele fala e às vezes para ajudar até uma musiquinha de fundo né um negocinho mais escuro assim né ele mexe com o coração das pessoas mexe com a mídia as frases para parar frase de efeito a gesticulação algumas pessoas têm esse dom natural né mas o sofistas eles eram especialistas em fazer isso havia todo uma arte de.

    Fazer isso de como você podia atrair as multidões E por que que eles faziam isso eles iam para a praça pública e essa era a terceira coisa né que eu devia dizer deles eles eram itinerantes eles ganhavam a vida indo de cidade em cidade eles procurava a praça central chegava na praça central reuniu uma multidão eles começava a discursar sobre as grandes ideias da filosofia e os grandes conceitos usando retórica tal e depois ele passava o chapéu para é assim que ele ganhava vida não é assim que ele ganhava vida então é.

    Algumas pessoas têm essa habilidade natural e aqui eu tô me lembrando particularmente do conhecido Jorge Wilker Jorge ele foi contemporâneo de João Wesley que é mais conhecido do que ele e foram amigos inclusive estudaram na mesma Universidade eles fundaram juntos o clube Santo de Oxford só que depois ele se separaram teologicamente o Wesley seguiu o caminho mais arminiano era calvinista em termos de capacidade.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=KklxmFLMx9I

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem