UM VASO NAS MÃOS DO OLEIRO - Hernandes Dias Lopes

UM VASO NAS MÃOS DO OLEIRO - Hernandes Dias Lopes Palavra da verdade com Hernandes Dias Lopes e uma benção poder compartilhar com vocês a palavra de Deus abra a sua Bíblia comigo por favor no profeta Jeremias profeta Jeremias Capítulo 18 Vamos ler até o Versículo 6 Jeremias 18 de 1 a.

UM VASO NAS MÃOS DO OLEIRO - Hernandes Dias Lopes

6 palavra do senhor que veio a Jeremias dizendo dispõe-te e desce a casa do oleiro e lá ouvira as minhas palavras descia a casa do oleiro e Eis que ele estava entregue à sua obra sobre as rodas como o vaso que o oleiro fazia de Barro se lhe estragou na mão tornou a fazer dele outro vaso segundo bem lhe.

Pareceu então veio a mim a palavra do senhor não poderei eu fazer de vós como fez este Oleiro ó casa de Israel diz o senhor Eis que como barro na mão do oleiro assim sois vós na minha mão ó casa de Israel Amém Um Vaso nas Mãos do Oleiro eu gostaria de Tratar deste assunto com vocês ao olhar esse texto eu quero a priori pensar em três coisas primeiro o.

Contexto remoto desta passagem as 10 tribos do reino do norte já haviam sido levadas cativas pelo poderoso Império assírio o contexto próximo é que no reino do sul conhecido como Judá oscilava entre obediência e desobediência quando asendi um rei piedoso a nação ia bem quando o.

Governante era mal toda a nação sofri os esbarros desta influência negativa e então Judá alternava entre prosperidade e crise entre vida piedosa e apostasia e aí agora vamos ver que nesse contexto próximo as nuvens do juízo de Deus já se formavam no horizonte.

Porque se a nação de Judá não aprendesse lição sofreria as mesmas consequências que as 10 tribos do Norte chamado de Israel sofreram nas mãos da Síria Mas qual o contexto imediato o contexto imediato é que Deus manda o profeta Isaías à casa do oleiro não para pregar um sermão mas para O.

Sermão para receber o sermão e na medida que Jeremias vai à casa do oleiro ele está trabalhando lá moldando um vaso e enquanto o oleiro Está moldando Aquele vaso o vaso estraga em sua mão e em vez do Oleiro jogar aquele vaso defeituoso fora no lixo descartá-lo ele voltou com esse esse vaso amoleceu o barro outra vez amoldou o Barro de novo e fez um outro Vaso Novo.

Conforme a vontade soberana do Oleiro e agora a pergunta é esta não poderei eu fazer o mesmo ó casa de Israel e eu não gostaria de fazer apenas uma aplicação genérica ou aplicação coletiva e eu gostaria de trazer isso pro campo pessoal eu não sei como é que você entrou aqui mas talvez você é um vaso que tem.

Rachaduras trincas Talvez algumas coisas na sua vida não estão bem alguma área da sua vida está com algum problema que precisa ser resolvido e eu quero dizer a você hoje que Deus não desiste de você que Deus não abre mão da sua vida que Deus não está disposto a.

Descartar você e que Deus quer fazer de você um vaso novo não de acordo com a sua vontade mas segundo o seu soberano propósito e querer é curioso que ao olharmos esta passagem bíblica algumas lições vem à nossa mente primeiramente os homens estão sob o absoluto poder e autoridade de.

Deus não é você que controla a sua vida seu destino Você e eu somos como barro nas mãos do Oleiro assim como o oleiro tem Total autoridade sobre o barro não é o barro que determina para ele o que que ele vai fazer o barro É passivo o barro recebe a ação do Oleiro e Deus está dizendo assim você é na minha mão somos Dependente.

Dele segundo esse texto está mostrando para nós que nós não podemos dar pleno significado à nossa própria vida o o barro não dá significado a própria realidade dele ou o oleiro dá uma forma o barro ou o barro fica Daquele mesmo jeito imóvel amorfo incapaz ou Deus age na nossa vida ou a nossa vida sem fica sem propósito sem qualquer significado a vida portanto a parte de.

    Deus é amorfa ela não tem propósito fica como barro no chão sem

    Forma sem beleza sem propósito mas me permita fazer uma pergunta o texto Quando é que o barro ou quando é que o vaso se estraga nas mãos do Oleiro Vamos pensar juntos é quando o vaso retrata alguma rachadura algum.

    Defeito porque um vaso com rachadura ele perde a sua utilidade e às vezes a nossa vida meus amados irmãos eh fica como um vaso com rachadura perde a beleza perde a utilidade perde o valor uma rachadura no caráter uma rachadura na vida pessoal conjugal familiar em alguma área da nossa vida mas a pergunta é quando é que esse vaso estraga é quando esse Barro resiste.

    A ação do oleiro ele tá dando uma forma ele está trabalhando ele está moldando e de repente aquele Barro deixa de se conformar ao trabalho que o oleiro está fazendo às vezes nós somos resistentes à ação de Deus recalcitrantes duros de coração dura servis Deus está nos moldando Deus está trabalhando em nós e nós estamos Resistindo Resistindo Resistindo Resistindo Então o que dificulta o vaso ser modelado primeiramente material.

    Impróprio Pense comigo o barro não pode ser insensível como a pedra a pedra não se amolda a pedra não se deixa amoldar ela não é submissa ela é intransigente às vezes nós somos pedra às vezes nós somos resistentes duros não aliá veis não moldáveis segundo às vezes nós somos como Areia a areia é bonita a.

    Areia é limpa a areia é fofa andar em cima da Areia é uma delícia a areia reflete a luz mas a areia não tem liga aia não a areia não se amolda a às vezes nós estamos com uma areia que não tem liga que não se deixa moldar ou às vezes nós somos pior do que isso com a lama Barro não é lama lama não é Barro lama suj Mãos do Oleiro lama não tem.

    Consistência o barro é limpo Às vezes a nossa vida é como a lama e não como barro que só suja a mão do oleiro mas que não se amolda Para Não Dizer que às vezes nós somos voláteis como o pó o pó também não serve para fazer o vaso então dito isso a guisa de introdução vamos a às principais partes dessa passagem que eu passo a repartir com vocês primeiro Deus não desiste de.

    Você mesmo quando você falha em cumprir os seus propósitos ô meus irmãos Eu louvo ao Senhor porque isso é uma verdade porque se fosse diferente nós estávamos Fritos não é verdade você duvida alguma vez de que Deus tem sido paciente com você de que Deus tem Perdoado você reiterada à vezes de que você no começo do ano.

    Sobretudo tudo nesse tempo agora a gente faz propósitos objetivos na vida pessoal familiar no trabalho na igreja na vida espiritual de repente as coisas vão se perdendo pelo caminho e Deus pacientemente continua trabalhando conosco o vaso estragou o vaso quebrou o vaso rachou nas mãos do Oleiro o oleiro poderia jogar aquele vaso fora descartar aquele bar e falou não quero mais não serve mais vou fazer outro esse aqui não.

    Serve mais Deus poderia nos descartar falou meu filho eu já investi em você Eu já trabalhei em você eu já investi na sua vida e você é resistente você não quer ser amoldado e você está cheio de rachaduras então eu vou descartar você bendito seja Deus ele não descarta você e a mim não tem lata de lixo no reino de Deus louvado seja o senhor Amém glória a Deus aleluias nós somos criados perfeitos a imagem e semelhança de Deus entretanto o pecado.

    Nos deformou mas não tirou de nós os lampejos da imagem semelhança de Deus me

    Permita ilustrar Imagine você caminhando numa noite em luarada uma região bem Campestre bucólica a noite Clara deente você cima de uma lagoa de águas cristalinas a água está cristalina e aí você olha e vê a beleza da lua refletida mas imagine que você continue caminhando e lá na frente você encontre.

    Uma poça d'água suja poluída a lua continua no mesmo lugar com o mesmo brilho refletindo da mesma maneira Mas você não consegue ver a lua refletida O problema não é da lua o problema não são dos seus olhos O problema é que a água está suja e não consegue refletir a beleza da lua Às vezes a nossa vida é como uma poça enlameada Onde esta glória não é Vista.

    Em nós onde a nossa vida não resplandece a beleza de Cristo Mas apesar das nossas mazelas apesar dos nossos Deslizes apesar dos nossos pecados apesar da nossa resistência à graça de Deus eu quero dizer para você que Deus não desiste de você o que ele fez com Pedro Pedro negou Jesus uma vez duas vezes três vezes ele jurou ele.

    Blasfemou mas o senhor Jesus foi o encontro dele e eu quero dizer para você hoje que Jesus não abre mão da sua vida que Jesus não desiste de você que ele vai ao seu encontro ele vai no seu encalço para mudar sua vida para transformar sua história para restaurar sua vida ele não joga esse vaso fora ele faz um vaso novo louvado seja Deus eu fico olhando eh pastor Arival a história do Davi.

    Eh Davi é um homem fascinante era um homem intenso em tudo que fazia na consagração mas quando ele pecou ele Assad aceleradamente ele foi fundo também no pecado ele adulterou com a mulher do seu soldado que era um dos Valentes de Israel sabendo que a mulher quem era era mulher a mulher engravida e.

    Ele precisa tomar uma medida para que o escândalo não surgisse publicamente ele traz o soldado da guerra cório de benefícios de presentes de galanteios para que ele fosse para casa e coabitando com a sua mulher ninguém pensava em fazer DNA naquela época tava tudo resolvido a mulher apareceria grávida e não seria problema para ninguém só que ele não contou nem com a.

    Ajuda do Urias nem com a ajuda de Deus quando ele percebeu que ele estava enrascado ele resolve escreve uma carta pro Comandante Joab diz olha bota esse cara aí na frente do exército de Israel num lugar vulnerável e tira todo proteção dele deixa o cara aí de cara limpa diante do inimigo para ele morrer e bota a carta do plano de assassinato na mão do Urias Urias lá vai.

    Levando a sua sentença de morte quando ele recebe a notícia O Elias morreu muita gente morreu no efeito colateral não mas morre mesmo guerra morre meso é assim mesmo casou com a viúva para dar uma despistada é um homem Generoso uma viúva desamparada já que ele tinha um aré mas uma não vai fazer diferença tudo certo aos olhos dos homens nada certo aos seus próprios.

    Olhos porque Deus não deixou ter paz a partir daquele dia nada certa aos olhos de Deus o que é maravilhoso meus irmãos é que apesar de tanta mazela Deus Não Desistiu de Davi talvez você escorregou talvez você caiu talvez você fracassou talvez você tá no chão mas eu quero dizer para você que como Oleiro não joga o vaso fora ele não abre mão da sua vida ele quer restaurar você nessa.

    Noite mas tem uma segunda lição nesse texto que eu gostaria de destacar confira o Versículo 4 comigo como o vaso que o oleiro fazia de Barro se lhe Estragou na tornou a fazer dele outro vaso segundo bem lhe pareceu em outras palavras segundo ponto Deus não faz remendos no vaso ele faz um vaso novo não tem conserto não tem remendo não é uma cadura apenas uma caiação apenas Pense comigo uma casa.

    Velha coberta de cupim e você vai lá e pinta toda a casa passa um verniz na madeira Quem olha tá tudo bonito parece que tá tudo novo mas a estrutura está podre isso é remendo isso é um arremedo não Deus não faz assim Deus muda a estrutura Deus muda o caráter Deus muda a vida Deus muda Essência Deus faz é um vaso novo.

    Vaso novo não precisamos de maquiagem não se trata de pequenas reformas Ah eu deixei de beber eu deixei de fumar eu deixei de dançar eu deixei de jogar na na loteria eu deixei disso eu deixei aquilo deixei aquilo Ok Isso é coisa boa em si É isso mesmo mas isso não é o que Deus tem Ele quer dar um novo coração uma nova mente uma nova vida uma nova família uma nova pátria uma nova herança ele quer fazer de você uma nova criatura é um vaso novo Aleluia não é mera reforma.

    Exterior Às vezes a gente age como roboão diz a bíblia lá que os os escudos de ouro do roboão foram roubados e ele então resolve fazer outros escudos de bronze sabe o que que tá dizendo para Deus qualquer coisa serve não tem ouro vai bronze mesmo tem gente que acha que ah já que não dá para viver uma vida santidade pureza de plenitude do Espírito Santo vai a minha vidinha mesmo de qualquer jeito serve não não serve Deus quer fazer um vaso novo na sua história na.

    Sua vida então Eh é um fato muito curioso que na Roma antiga os interessados na escultura e vocês sabem que até hoje a Itália abriga segundo os estudiosos 70% de todas as obras artísticas do mundo a Itália é um museu a céu aberto e desde o primeiro século era assim Então os apreciadores de escultura quando iam.

    Comprar às vezes era as pessoas eram ludibriadas porque o Escultor está fazendo a obra e de repente tinha uma trinca e ele cobria aquela trinca com a cera quem ia comprar tava tudo bonito não via nada tava tudo legal mas quando aquela escultura era exposta ao sol ou a chuva aquilo derretia e o defeito aparecia é por isso que surgiu a palavra.

    Sincera sincera Quando ia comprar A escultura Eu quero uma escultura sinira e dizem alguns estudiosos que daí viem a nossa palavra sinceridade sinceridade é sem cera sem remendo onde você apresenta a coisa Como de fato ela é é isso que Deus quer fazer conosco mas qual o processo para fazer.

    Um vaso novo Vamos pensar comigo o vaso está lá Isaías está lá para fazer receber o Sermão para fazer o sermão e ele tá lá e de repente o vaso estraga na mão do oleiro ele não joga fora ele faz desse Barro um vaso novo então a primeira coisa que tem que ter é que esse Barro precisa ser primeiro amolecido com água amolecido para você e eu sermos moldados nós precisamos ser.

    Amolecidos com a água e água é um símbolo do Espírito Santo de Deus Deus quer nos amolecer se o barro fica duro ele ele não serve para ser trabalhado ele quebra mas ele não se amolda então o espírito santo quer a amolecer seu coração para moldar sua vida segundo o barro precisa passar pela prensa do Oleiro uma vez que o barro tá amolecido ele entra na prensa amassado apalpado.

    Pisado dói se o barro pudesse falar fal tá doendo e às vezes é assim na vida para você ser amoldado esse processo É doloros mas o resultado é maravilhoso o resultado É extraordinário então se você está na prensa de Deus você está sendo amassado por Deus se você está sendo retorcido na.

    Mão de Deus se você é como Vas nas mãos do Oleiro Não grite Não chore não reclame Deus está trabalhando e o modelo dele é perfeito porque transformando você a imagem do Rei da Glória terceiro estágio depois que o barro é amolecido depois que esse Barro é amoldado agora o vaso precisa ir pra Fornalha pro.

    Fogo e o fogo queima e o fogo arde o fogo dói e quando Deus nos leva pro fogo é como se fosse o batismo de fogo que purifica que limpa que tira as escórias que tira as impurezas Então Deus está hoje levando você pra Fornalha não para destruir você não para acabar com.

    Você para tornar você um vaso bonito um vaso útil um vaso caríssimo nas suas mãos E é só então que esse vaso agora vai ser útil para o uso devido só assim você vai usar esse vaso na sua casa para uma utilidade importante Nós Somos vasos na mão do oleiro e Deus quer nos instrumentalizar Deus quer nos usar na sua vida na sua.

    Obra no seu reino mas é preciso passar por esse processo do amolecimento do amoldamento e passar também pelo Cadinho pela Fornalha pelo fogo para que esse vaso possa ser apresentado agora como um vaso útil para ser usado na Pra Glória de Deus na obra de Deus terceira lição do texto Deus não faz de você um vaso segundo o seu querer mas um vaso segundo.

    O seu propósito soberano olha comigo de novo o versículo quatro Você pode ler o quro comigo de novo vamos juntos como o vaso que o oleiro fazia de Barro se lhe estragou na mão tornou a fazer dele outro vaso segundo o bem e pareceu em outras palavras irmãos quem manda em quem é o barro que manda no Oleiro ou é Oleiro que manda no barro Às vezes a gente quer determinar a.

    Deus falou Deus eu quero ser esse vaso aqui tô dando pro senhor a planta tô dando o modelo o senhor se vira aí é esse vaso que eu quero ser não não é assim que funciona não pode o vaso perguntar a Oleiro Por que que você me fez assim ou eu gostaria de ser feito de outra maneira não Deus tem um projeto na sua vida e esse Oleiro é Deus ele é amor ele é bom ele é miseric oso Ele quer o.

    Melhor para você ele tem o melhor para você ele está trabalhando pro seu bem então não resista esta obra deste Oleiro que está trabalhando na sua vida Isaías 64 diz assim tu és o oleiro e nós somos o barro sabe o que que eu acho maravilhoso é que Deus é criativo as obras mais caras só aquelas obras únicas né as pessoas.

    Mais sofisticadas ao irem comprar alguma coisa ele não gosta de comprar coisa que você ah daqui a pouquinho encontrou na esquina outra pessoa que tá usando a mesma coisa que você tá usando uma roupa uma uma bolsa ou isso aquilo ele gosta de coisas bem personalizadas Deus é um artista muito criativo Deus não faz nada em série você é um vaso único nas mãos de.

    Deus único exclusivo com assinatura do próprio Deus lá em Vitória certa feita eh nós mudamos de apartamento e eu pensei falei com a tinha assim nó vamos comprar um um quadro bem bonito para botar na parede e eu passei pela rua vi um quadro belíssimo e disse é este fui lá quando eu perguntei erival o quadro custava 20.000 Eu quase caí de costas meu Deus não é possível mas por não porque esse.

    Quadro aí é Assinado por não sei quem fulano de tal que é famoso e tal e tal uma uma um assim um um como é que fala a moldura muito bonito falei é a moldura que é cá não a moldura que não conta nada se tirar a moldura o preço é o mesmo é assinatura do pintor que é importante eu comprei um um de R 1000 tão bonito quanto só não tinha assinatura agora você é um quadro você é um vaso.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=DufDboX8hYk

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem