Exegese, sua Importância para Transmitir a PALAVRA! - Aula 1 Pr. Lenilberto Miranda

Exegese, sua Importância para Transmitir a PALAVRA! - Aula 1 Pr. Lenilberto Miranda tudo que você transfere recebe você transfere é s vocês vêem na bíblia de vocês aí tem tem tem um desenho mais ou menos assim ó amanhece esta bíblia católica tem tenho a aqui nesse nesse esse mapa aqui na parte de cima tem um rio aqui tem o mar não mar morto.

Deixa eu pegar o melhor que apareça porque aí o desenho eu vou tentar e já só pensa em desenho olha que legal ela tem um pé aqui o mapa o mapa da pele e costal 3 aí tem aqui o mapa e mostra o mar da galiléia o rio jordão o mar morto ele mostra uma uma forma legal então é só que na minha produção só pra mostrar o segredo de às vezes você conhecer pouco mais transmitir o que sabe.

O grande problema de algumas pessoas é conhecer o mundo ea pena acaba atrapalhando ou não sabe é transmitida de quem sabe então você sabe tanto que se complicam transmitir então o que você sabe transmita por que pode vai fazer vocês aqui ó mundo e não não não não não brigo não não não não brinco com a literatura não pode lá mesmo quer do jeito que tá aqui.

O mar da galiléia rio jordão e aqui é uma morro essa interpretação para a cadeia essa é a melhor que eu consiga desenhar o mais próximo do que eu consigo da ascensão dessa entrega pra ele aqui nesse mapa geográfico eu quero fazer uma ilustração pra quem.

Adquirir conhecimento é quem não transferir conhecimento nas escrituras não quero nessa aula de exegese motivar ninguém há a fazer o que a meu Deus então quer dizer pra mim aí eu eu eu tenho um ano pra pra eu preciso conhecer de braga de greve era magno não que você precisa é estudar aos poucos adquirindo experiências aos poucos em crescendo e eu o que a bíblia deixo Deus deixou para.

O povo entender são bastante cento para a salvação agora se você senta para estudar tudo que você aprende é muito importante você transferir e com essa ilustração eu vou mostrar básico dois tipos de pessoa primeira primeiro tipo de pessoa ou o empregador pode ser o segundo tipo de pessoa pode ser o segundo tipo de.

Exegese, sua Importância para Transmitir a PALAVRA! - Aula 1 Pr. Lenilberto Miranda

Pregador o terceiro tipo de pessoas pode ser um terceiro tipo de empregado bom o que é que eu tô querendo dizer depois vocês zona porque fiquei com muito bonito desenho aqui no mar da galiléia e vermelho aqui aqui numa romaria da galiléia recebe chuvas diretamente do céu.

A linha de xixi sss enchente em ciências depois que ele termina de encher é mais magra ela transborda para a ram do jogo vai enchendo de chi chi chi chi x começa agora no mar morto desde r genish e uma mota modo o nome nos precisa vem explicar que já é mamãe.

Quem tiver o mapa e você pode ser interessante que enche enche da água em chinês pode tomar banho ele só enche ele não transborda pra ninguém fica pra ele tem vida amor não tem peixe até é e inclusivos peixe cotão é uma coisa tão linda e quando percebe que está chegando aqui pra baixo está indo pro quitado daqui do rio jordão que percebe que estão vindo pra cá ele tenta pular de volta pra não morrer então.

Voltar eo mar morto em che e che enche a água fica saudada toda a região fica morta e simplesmente não transfere para exatamente em e não transborda fica lá como mas que seja grande e exato então é é um às vezes as pessoas me perguntam muito porque que elas não têm tanta habilidade para ensinar a falar e às vezes ela não.

Consegue nem transmitir o plano salvadora de cristo em relação à cruz só isso o que ela aprendeu ela transmite ser um profissional do corpo nem tocou um exegeta ou muito que eu vou falar aqui mas o segredo é você transmitir o que você sabe por exemplo se o empregador pessoa mar da galiléia é aquele tipo de pessoas que recebem a revelação direto de Deus tem revelações.

Que a bíblia ela é uma revelação de Deus tem parte humana e os homens escreveram então automaticamente sem revelar as revelações que Deus está no último pau dava pra daniel no livro de daniel que Deus dava mostrava para daniel que estava oculto e revelava daniels mistérios não tem coisas que você olha para algumas pessoas esse meu Deus do céu mas olha que revelação que entendimento escritores xico entre.

Veja Também:

    Antigo e novo testamento e se torna algo tão simples que realmente foi algo é - TeologiaAntigo e novo testamento que se uniram se fundiram e se tornava a mesma coisa tem pessoas que assim aí é o mar da galiléia recebe do céu essa eliminação olha toda a oração que começa aqui pode observar que eu falasse Deus o teu espírito santo ilumine nosso entendimento pode observar ilumina o.

    Nosso entendimento para que possa responder à luz da palavra porque porque a parte divina bíblia néné e nenhum tipo de o estudo secular bíblia precisa do espírito santo e de iluminação que é espantoso aí você vai ver qual a diferença por isso a importância da gente orar antes de começar a ler a bíblia que você vai ver vai se você vai ser vai sentir mais a presença do autor ela do alto.

    Realmente da biblioteca é é Deus ah então tem gente tem pregado que assim na galiléia recebe e um segredo feliz aonde não ficar só pra ele tudo o que ele aprende ele transmite tudo o que ele aprende ele transmite então ele vai se renovando vai se renovando vai se renovando aqui transmitir pra cá e tem um pregador magali leque mão as vezes não recebe do céu não recebe a chuva direto do céu mas participar de uma aula de um curso ou tá.

    Se esforçando para aprender aprendi e quer que ele faz ele rechichi em ciência e conhecimento e transfere também agora é o segundo item um amor que recebe do rio jordão em algum momento eu tenho a minha missão aqui e tem algum momento em algum momento essa pessoa recebe recebe conhecimento dessa informação que estuda a vida inteira assistir pesquisa o tempo passa mas a pessoa não consegue evoluir gege eu conheço pessoas que estudam a.

    Bíblia e lei estudo não a lei há muitos anos são cristãos estão há muitos anos e não consegue sair do bê á bá das escrituras falta agora saber se a falta de intimidade com a bíblia é intimidade com criador porque quer conhecer Deus e à bíblia então são predadores ou o pessoas pagou recebem e esse precioso.

    Conhecimento a rua aqui pra mim o favor de a a a esse precioso conhecimento que levou décadas para chegar até nós fica pra nós só nos pessoas morreram esse senhor aqui morreu por causa disso esse aqui morreu por causa desse por causa da bíblia.

    Agora esse senhor morreu por causa disso e ela chega até nós nós recebemos reais vezes recebemos recebemos recebemos e não transferimos aquilo que recebemos é o conhecimento que a palavra que a informação que uma outra pessoa eu tenho a maior satisfação esse homem chama esse.

    Ano esse homem chama se esse homem chama se aqui o don williams e se morreu porque o propósito de um sonho dele o objetivo desse homem era fazer com que os ingleses ao ouvir se a pregação da.

    Palavra de Deus o idioma inglês e ele diz ele dizia o meu sonho era fazer com que era poder ver o nosso povo inglês ser como moisés que ouviu do mesmo em de romã nos dez mandamentos ser como juDeus na prega em atos dois atos dos apóstolos e a pregação também dos quatro evangelhos na mesma língua dos juDeus de Deus pregado por ajuda.

    Agora ele chega numa época da vida em que ele entendia o latim a únicaTradução era latim ea e os sermões eram em latim e esse homem esse não é o meu objetivo é que o povo entenda e ele resolveu escrever a bíblia e naquela época não tinha imprensa tinha gráfica e ele escreveu inscrever toda a bíblia na mão traduzia um dos tradutores da bíblia.

    Do latim para o inglês esse aqui foi uma das traduções ele a primeira escrita na mão imagina se o me tratar traduzindo do latim todinha na mão o objetivo deste ano na mão tá aqui você tivesse conhecimento e que esse conhecimento chegasse outras pessoas e outras pessoas e outras pessoas pudessem pegar o que estava aqui e com isso foi constatado considerado um herege que a.

    Bíblia dele o menino que se tornou o homem se tornou professor na faculdade de se tornar um grande teólogo reconhecido e depois porque teria que o povo entender se a bíblia mandaram foi simplesmente considerado um herege comissão é que esse homem morre.

    Assassinado e depois que ele foi morto interno ele o que foi considerado um herege quarenta anos depois a igreja manda tirar os ossos dele tá da sepultura pega os olhos dele e queima os ossos eles acreditavam que tinha queimar para garantir que ele ia para o inferno ó olha que coisa nós temos toda essa.

    Riqueza só que há 40 anos ele está no céu fizeram isso mas lá dentro jogaram ele no rio jogará o jogará a a uso a as cinzas simplesmente se esse homem é um dos homens que depois dele o valor de 11 aqui caiu de 11 veio aí começou a reforma porque quando você começa a estudar a bíblia a ler a bíblia de.

    Verdade com intimidade com seu autor não tem o 1 a sua visão a mesma é o case já se faz com a gente porque um bom e já era ele começa a a a entender o que realmente o texto Deus queria falar on o seu ou naquela época é o que a exegese faz ela porque quando você lê nela no português automaticamente qualquer tradição.

    A tradução é feita e você o algum tipo de na minha terra fala preguiça há algum tipo de preguiça você lê aquilo mesmo mas quando você quer eu falei nas aulas passadas e não sair daquele texto do texto não te der a resposta portanto não texto enquanto você não tiver respostas exegética por isso que você vai encontrar muitas pessoas assim mas da galiléia rio jordão.

    E outros marmoto não adianta tem uns por isso quando você perguntou tem uns que são cheios chen seios mas não conseguem transmitir até parece que sobe então quando tem que desenvolver alguma coisa pra água de vida ea pregação é vida a palavra rn também transmite vida não pode matar amém quando a gente fala em exegese esse termo vem do grego ethos fora a gente.

    Ou seja liberar ou explicar no sentido da palavra portuguesa exegese significa índica narrativa tradução interpretação indica interpretar tirar de dentro para fora tirar é extrair aquilo que o autor que dizer aí está a diferença de quem faz o exija.

    E quem apenas ler as escrituras eu não fiz na aula passada não desmotivar você a não ler a bíblia simplesmente eu disse na alta médica eu prefiro hoje no início eu estou em estudar as escrituras a passagem e continuar estudando a estudar as passagens estudar o texto estudar o psycho e pegar recursos e me localizar a.

    Onde o hotel escritor é é que dizer com aquela pra aquela palavra por isso que essa questão de interpretar ela é muito importante então a exegese bíblica ela na tradução é exatamente isso é uma narrativa é uma tradução então quando você retira todo isso daqui e pega a palavra interpretação você vai exatamente pegar o do original e.

    Entender voltar sua cabeça aí há 20 anos 30 anos 2000 anos 4 mil anos para tentar entender aí que está o problema é que algumas pessoas não querem fazer essa questão de da exegese primeiro eu preciso conhecer um pouco de grego básico o sebrae básico era mais básico a escrita antiga por isso que é importante você de tudo um pouquinho de material pra poder você fazer esses estudos e para.

    Complicar não complicar mas para que algumas pessoas acham que é uma maravilha é é uma maratona não precisa de bir ghanam preciso estudar não precise nada disso aí por isso a maravilha de você poder ter várias traduções e porque existe várias tradições tradição japonesa que.

    Prevalece com o que vai fazer um exegeta no japão sobre a pescaria sempre já com ela aí quando vai falar sobre pg foco é diferente tradições traduções que não acreditam em espírito santo e tradições de de 50 anos atrás é nova quando se fala do ambiente da da bíblia que foi começada a aas e a falar num gênesis a ser narrada por história.

    Contada de pai pra filho e filho o filho e assim sucessivamente um homem de 50 anos atrás você vai ler o português é uma pessoa se for essa bíblia não vão conseguir principalmente a juventude de hoje uma tradição católica antiga uma tradição jerusalém contradizendo atualizada dela maria católica e tantas outras menores que é.

    Mais fácil de manusear aí você fala pra mim aí nós falamos em pleno século 21 mas por que tanta ano é importantíssimo ter é importantíssimo você estudar porque não dá num é é não dá pra você ficar só uma produção você tem que pegar várias transações porque às vezes nem ninguém que eu falei aqui eu falei sobre o comentário ao comentário africano um comentário.

    Africano africanos os teólogos americano explicando algumas parábolas é sensacional totalmente diferente da parábola comentada por um brasileiro a experiência de pastor e pastoreio e quem trazia então eu quero poder mostrar um pouco pra vocês que a exegese é em a importância desta tese porque tem que ser feito porque nós temos que demandar.

    Tempo com essa tese que a exegese exatamente é o estudo já era tempo de dedicação livros estudo não e teve a vida tem que ser teólogo já falei 'não não é aqui pra fazer uma boa e géza tempo dedicação carinho e olha quando você faz e zezito você está diretamente no original falando com entendendo como teus falou com o seu povo e hoje tanto a.

    Tradução que tem aqui tem tanta coisa que você que é difícil de entender e depois Deuses ainda escrevem em papiros depois pergaminho no original e de israel a escrita com o passar do tempo ela vai desaparecendo imagino cópias de papiro se a bíblia the wipers já teve dificuldade dele mesmo traduzido na mão.

    Imagina o passar do tempo o evangelho as cartas que foram cópia de cópia de cópia de cópias xerox é fácil que entramos em quem tira quem trabalha com copiadora sabe se vai falar isso ele traz a cultura do país por isso que toda a bíblia brasileira produzida no brasil ela é traduzida pela traição ela.

    Tenta a proximidade da cultura do país se não ficar ficar é incompreensível sim sim sim por exemplo brinquei com uma pessoa foi brincar e ninguém com a pessoa que foi para israel eu brinquei nossa eu fui para israel eu entrei no rio jordão eu fiz isto pisei na terra onde Jesus frisou.

    Aí eu peguei e falei assim você sabia que nada do que você viu era o da época já não é mais a mesma o vento não é mais o mesmo as árvores não são mais as mesmas os nada uma alguma até mesmo a falecer até mesmo o que está construído com o passar do tempo o sol mudou não é o mesmo mudou um tabu mesmo original.

    As coisas mudam é quando você estuda um país com o qual você vai lá pra pra israel e você ver com seus olhos nós estamos aqui conversando aqui e você vai entender e ajudar aqui é que o hebraico falado hoje não mesmo daquela época que o grêmio não é o mesmo que que a evolução do tempo mudou e você tem que estudar esse período na realidade nós.

    Temos que roubar há algum tempo para poder ter essa aproximação com o mais próximo que não quer dizer que às vezes também o mais próximo é o mais real por isso que quando algumas pessoas estudam o hebraico direto ou original prevê às vezes o original para nós numa interessante porque nem todas as palavras que são traduzidas no original tem um sentido lógico para a cultura por isso que as bíblias se atualizam sempre principalmente português tem algumas palavras em português dessa.

    Detém 50 anos aqui você vê algumas palavras e que é assustador entendeu então os na atualização que antigamente a gente tinha medo muito medo de traduções a bíblia ele e à bíblia almeida a bíblia viva nós tínhamos medo porque é não é a palavra de Deus não contém a palavra de Deus nós tínhamos medo até de de indicados de de falar por um membro de sua legenda estuda outra dívida por que essa menina tem de diferente da.

    Palavra de Deus é que ela está diferente ela está com a uma uma tradução mais aproximada de entendimento por exemplo é você tem se fossem filhos é que a maioria tem filhos aí nós pegamos uma tradução dessa de 50 anos atrás que eu tenho aqui cada vez ponderou pego ela eu da terra emite eu tenho dificuldade para este português.

    Aí eu pego uma tradução mais jovem a aplicação pessoal juvenil com linguagem mais atual o elias vai e ele entende mais o que o quer dizer tem ideias hoje e ela é tão próxima à cultura do estado do país a país principalmente que ela já se explica às vezes não precisa nenhuma nenhuma nenhuma tradição aí você pega uma bíblia antiga etapa o filho leu as expressões que tem pessoas.

    Que até hoje são tão tradicionais em escritas que se você der uma outra tradução dessa vida está errada a nossa tradução num não é de Deus tem alguma coisa errada tá faltando alguma palavra de Deus aí você pega original o o grego hebraico você vai lá nos dicionários e você vai ver quando você pega o psíquico e significados do da questão da narrativa e da tradução a interpretação do.

    Português chega a um monte de lex aquela palavra muitas alma um monte de interpretação de alma tv não é um é que me ajuda aí é a alma ea alma pena de alma tohá a alma penada me ajuda de alma tanto palavra tem alma pena pena pena pena eu tenho muita pena de vocês.

    AVISO LEGAL: Nesta descrição contém links de afiliados, o que significa que se você clicar em um dos links do produto, receberei uma pequena comissão, sem nenhum custo adicional.Isso ajuda a apoiar o canal e nos permite continuar a fazer vídeos como este.Toda a responsabilidade de conteúdo é do produtor do canal. Saiba Mais: https://www.youtube.com/watch?v=06cFfIMZpFQ

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem