Análise das crenças e das práticas da Congregação Cristã do Brasil - Pr. Augustus Nicodemus

Análise das crenças e das práticas da Congregação Cristã do Brasil - Pr. Augustus Nicodemus O nosso estudo nessa manhã será a respeito da Congregação Cristã no Brasil as seguintes Fontes foram usadas por que que é importante isso porque as pessoas às vezes dizem você tá falando do que você não sabe então A melhor coisa é sempre nós irmos nas fontes oficiais para que nós possamos responder que estamos falando com conhecimento de causa então nós utilizamos para esse estudo os 12 pontos de doutrina da CCB daqui em diante é esse é o nome que nós.

Análise das crenças e das práticas da Congregação Cristã do Brasil - Pr. Augustus Nicodemus

Vamos dar Congregação Cristã do Brasil esses 12 pontos são chamados pontos de doutrina e da fé que uma vez por todas foi dada aos santos nós usamos o estatuto da CCB que é válido para todas as igrejas dela no território nacional o site da CCB na internet a biografia de luí francescon que é o fundador da igreja que foi escrita por Itamar Bueno Coutinho e informações de ex-membros da CCB com.

Os quais Nós Temos conversado em diversas partes do Brasil por que estudar a congregação cristã do Brasil primeiro por causa do seu tamanho Apesar dela não manter o registro do número de membros e somente de batismos feitos a estimativa no último censo religioso no Brasil é que ela contava com mais de 2 milhões de membros cerca de 20.000 templos espalhados por todo o território brasileiro de acordo com o relatório de.

2019 em 2010 ela já era a terceira maior denominação protestante no Brasil em termos de número de pessoas batizadas o estado de São Paulo é quem lidera em número de casas de oração Esse é o nome que eles dão às igrejas casas de oração e de batismo depois vem Minas Gerais e Paraná segunda razão para estudarmos a CCB são as suas reivindicações ela entende ser a única obra genuína de Cristo no Brasil.

Acreditam ser o remanescente da igreja dos Apóstolos defendem a contemporaneidade de revelações diretas da parte de Deus e faz severas críticas às denominações históricas tradicionais Especialmente porque tem pastores pagos porque são instituição porque estudam teologia porque são formais e não tem Revelação direta da parte de Deus a terceira razão para nós estudarmos essa igreja é o Êxodo atual.

Dos seus membros nos últimos anos principalmente após a pandemia muitos membros deixaram a CCB e migraram para igrejas evangélicas tradicionais históricas e reformadas para os membros da CCB o que importa no culto é sentir a presença de Deus portanto há um forte elemento presencial forte elemento presencial o que importa é sentir a presença de Deus e não necessariamente ser instruído ou doutrinado a respeito do que a Bíblia.

Diz por isso quando a CCB passou a transmitir os seus cultos online durante a pandemia coisa que nunca tinha feito muitos membros perderam interesse pela igreja porque o que interessava era estar presente no culto e sentir a presença de Deus ter a aquela experiência uma vez que isso cessou por conta da pandemia muitos perderam o interesse em assistir Os cultos online e simplesmente abandonar a denominação a quarta razão pela qual estudar CCB é a decisão do supremo.

Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil de considerá-la igreja não evangélica se a gente quiser usar um outro termo considerar como uma seita isso aconteceu o ano passado passado no Supremo Concílio da igreja presbiteriana em Cuiabá a IPB determinou ainda que membros oriundos da CCB nas igrejas presbiterianas fossem recebido por meio de pública profissão de fé e batismo e batismo Então se vem da CCB tem que ser.

Batizado depois de fazer a profissão de fé vamos para um pouquinho da história da CCB então Eh o imigrante italiano aos Estados Unidos Luigi francescon teve um papel crucial na Fundação da CCB ele foi Originalmente evangelizado nos Estados Unidos quando chegou lá em Chicago em 1890 por um presbiteriano um italiano presbiteriano mas ele só.

Aceitou o evangelho em dezembro de 1891 um ano depois em março do ano seguinte ele se tornou membro fundador da primeira igreja Presbiteriana italiana de Chicago onde foi eleito diácono e depois Presbítero ancião na verdade é o nome que eles davam mas em 1903 ele teve uma experiência que marcou a sua história e a história de muita gente ele diz que estava lendo no seu.

Quarto Colossenses 2 verso 12 onde o apóstolo Paulo diz tendo sido sepultados juntamente com ele no batismo no qual você também foram ressuscitados por meio da fé no Poder de Deus que o ressuscitou dentre os mortos franciscon afirma que ouviu a voz de Deus por duas vezes audivelmente cobrando a Ele o batismo por imersão Deus duas vezes disse a.

Francescon ele ouviu quando ele tava lendo Colossenses 2 você tem que se batizar por imersão você tem que se batizar por imersão apesar do verso não mencionar explicitamente a forma de batismo francescon decidiu após 9 anos de relutância ser batizado por imersão isso aconteceu provavelmente no Lago Michigan pelo pastor presbiteriano Giuseppe bereta que era pastor da Igreja Presbiteriana italiana que eles fundaram e que àquela altura já tinha se batizado.

    Por imersão também depois do batismo francescon e aqueles que o acompanharam

    Na decisão de se batizar por imersão saíram da Igreja Presbiteriana italiana e fundaram um grupo livre que batizava somente adultos e por imersão que ficou conhecido mais tarde como Assembleia Cristã italiana de Chicago que é a semente da Congregação Cristã do Brasil que tem seus inícios lá nos.

    Estados Unidos a partir da conversão desses italianos em 1907 fr sescon teve contato com a missão Pentecostal de Chicago isso aqui é muito importante essa missão liderada por William durham tinha origem no chamado Avivamento da rua azusa o avivamento da rua azusa é aquele evento no início do século passado De onde surgiu as denominações Pentecostais Assembleia de Deus a e.

    Várias outras vieram desse Avivamento não é desse desse dessa experiência na rua azusa aquele acontecimento da rua azusa era marcado pela experiência do batismo com o Espírito Santo com comprovação de línguas estranhas francescon começou a participar desses cultos e posteriormente ele e os seus amigos tiveram uma experiência que identificaram como sendo o batismo com.

    Espírito Santo passando a falar em línguas primeiro foi a esposa de francescon depois ele alguns dias depois o o contato inicial de francescon com o Brasil se deu por volta de 1910 numa viagem de de trem que ele fez pela estrada de Ferro Sorocabana durante isso foi no Estado de São Paulo interior de São Paulo ah não é claro para mim porque é que ele foi Até lá muita coisa não se sabe a respeito da vida dele mas o fato é que ele estava indo em direção a Sorocaba por volta de.

    1910 e lá ele descobriu durante a viagem uma comunidade de italianos em Votorantim então franciscon compartilhou a o que ele chama a semente da nova religião com esse grupo e deixou lá um Hinário e uma Bíblia muitos começaram a seguir os ensinos de francescon e isso fez com que eles entrassem em conflito com os diretores da fábrica da Votorantim até hoje existe não é.

    Eh de forma que eles tiveram eles se reuniu dentro da da fábrica mas por conta de conflitos com a direção eles tiveram que sair e fundaram então a igreja fora da vila e ela foi chamada eh inicialmente de igreja dos glórias pela ênfase que eles davam a essa expressão de Votorantim a igreja se espalhou para Sorocaba Piedade Salto de Pirapora e.

    Outros locais semelhantes franciscon nunca morou no Brasil isso é interessante mas ele visitou o país 11 vezes entre 1910 e 1948 totalizando cerca de 10 anos de estadia nessas viagens ele ele ia pelas casas de oração instruía os adeptos Como eu disse Originalmente esse movimento que era um Movimento Pentecostal entre os italianos Ah foi chamado Igreja dos glórias em 1922 foi conhecido como congregação cristã em 1928 foi oficializado como.

    Congregação Cristã do Brasil e agora recentemente 1962 registrou o nome como Congregação Cristã no Brasil a essa altura é importante notar que apesar da origem Pentecostal do movimento a CCB se distancia das igrejas pentecostais ela não se considera como parte do movimento pente costal mais alguma coisa inédita e diferente que Deus fez e está fazendo então isso é um pouco da história da CCB.

    Ela cresceu muito em São Paulo Paraná e Minas mas em todo o Brasil Apesar de que a concentração é nesses estados Mas você encontra em todo o Brasil as chamadas casas de oração da Congregação Cristã do Brasil que muita gente chama da igreja do Vel porque a a mulher é obrigada a usar o vé nessa igreja bom as principais crenças e práticas da Congregação Cristã do Brasil eu vou elencar aqui os 12 pontos de doutrina que eu já mencionei e que foram eh definidos Em 1927 lá na lá.

    Em Niagara falls nos Estados Unidos Pela convenção da Igreja Cristã italiana que

    É a igreja de onde procede e denomina nacionalmente a congregação cristã do Brasil eles definiram 12 pontos de fé e que são adotados por todas as igrejas da CCB e nós vamos ver que são bem evangélicos em parte porque a CCB se encaixa numa categoria de seita que é diferente dos mórmons por exemplo os Mórmons eles vão diretamente negar os.

    Pontos centrais da doutrina bíblica eles negam a divindade de Cristo eles negam a a a Trindade eles negam a salvação pela graça então antigamente era mais fácil você identificar uma seita de cá ela negava um ponto central da doutrina bíblica a CCB afirma muita coisa que nós afirmari vou ler aqui para vocês acredita que a Bíblia Sagrada contém a palavra de Deus note guarde essa palavra contém aí acredita que a Bíblia Sagrada contém a palavra infalível de Deus e que.

    É a única regra de fé e prática acredita em o único Deus eterno de poder infinito criador de tudo em cuja unidade estão O Pai Filho e Espírito Santo acredita que Jesus Cristo é filho de Deus a palavra encarnada possuindo duas naturezas divin e humana sendo o único salvador acredita na existência pessoal do diabo seus anjos que serão punidos eternamente acredita que o Novo Nascimento e a Regeneração são recebidos pela fé em Jesus Cristo acredita no batismo na água.

    Imersão com uma só imersão em nome de Jesus e em nome do pai do filho e do Espírito Santo acredita no batismo do Espírito Santo manifestado através de línguas acredita na Santa Ceia como ato de memória da traição e sacrifício de Jesus acredita na necessidade de se abster das coisas sacrificadas aos ídolos do sangue da carne sufocada e da fornicação acredita que Jesus tomou sobre si nossas enfermidades e que a oração em fé pode trazer a cura a unção.

    Feita pelo Ministério dos anciãos também é divulgada como tendo poder salvífico caso termo morra após a unção todos os seus pecados foram perdoados há vários testemunhos de pessoas que foram curadas após a unção dos anciães eu tô usando a palavra anciães porque eles usam as duas coisas anciãos e anciães não é e parece que os dois plurais são eh admissíveis acredita na segunda vinda de Cristo onde os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro seguidos pelos que estão vivos.

    E acredita na ressurreição corporal dos mortos onde os justos irão para vida eterna e os injustos para o tormento eterno são estes os 12 pontos de doutrina da CCB alguns deles bem evangélicos com os quais nós não teríamos dificuldade outros já são bastante polêmicos e bem exclusivos da dessa denominação a segunda fonte de informação sobre o que eles acreditam é o estatuto da CCB o estatuto é um documento legal regulatório que.

    Estabelece a estrutura organização objetivos regras e funcionamento da instituição Religiosa e é registrado em cartório Então embora eles T uma crítica muito grande contra as igrejas tradicionais porque são instituição porque tem gente paga Tem CNPJ e tudo mais no fim eles acabam tendo que fazer a mesma coisa porque para se reunir no prédio próprio e tudo mais é necessário que você tenha todo esse tipo de coisa eu vou pegar apenas.

    Eh três pontos do do estatuto da CCB para mostrar o que eles creem primeiro com relação às escrituras nós já vimos o que a eles dizem no no ponto de doutrina mas no estatuto Em 1980 o estatuto dizia Nós cremos na inteira Bíblia e aceitá-la como infalível palavra de Deus inspirada pelo Espírito Santo tudo ok em 1995 e depois ratificado em 2004 isso.

    Foi alterado e passou a dizer noss cremos na inteira Bíblia Sagrada e aceitamos como Contendo a infalível palavra de Deus inspirada pelo Espírito Santo a interpretação simples disso aqui é que se a Bíblia se as escrituras contém a palavra de Deus ela não é totalmente a palavra de Deus ela ela contém a palavra de Deus mas ela não é a palavra de Deus o que significa que ela pode também.

    Conter coisas como palavras humanas erros ah equívocos e uma série de outras coisas apesar da gravidade dessa mudança que teve na questão da Bíblia provavelmente a esmagadora maioria dos membros da CCB não percebeu ou se importou com essa mudança no estatuto pois no culto da CCB O que vale é a interpretação do pregador e a Palavra Falada do profeta que não podem ser.

    Questionadas o que importa é Deus falar com eles nas suas necessidades se ele fala através de um livro que tem erros ou não tem erros isso aí eles não realmente o membro comum não se importa com isso nessa mesma linha sobre as escrituras na CCB há uma veemente repulsa em estudar a bíblia para pregar os novos pregadores são ensinados que eles devem chegar no culto eu vou usar a expressão vazios sem ter estudado o.

    Texto e na hora da pregação ele deve entrar ainda mais em comunhão com Deus e a irmandade a igreja deve clamar a Deus para que seja revelado tanto o texto como a pregação então o pastor vai as pessoas vão pra reunião e eles vão orar e vão clamar a Deus para que Deus revele quem vai pregar o texto que vai ser pregado e o que vai ser pregado E isso não pode ser questionado isso aí é o que acontece é assim que.

    Acontece exemplo na Assembleia dos anciãos de 1971 geralmente eles se reúnem no Braz só lá no Brás em São Paulo ficou estabelecido que não era proibido que os membros estudassem para suas vocações seculares o médico estudar paraa medicina e um advogado estudar direito isso aí não era proibido mas era proibido estudar a palavra de Deus Olha o que que diz a decisão nessa reunião é dado esclarecimento a todos o que não.

    Podemos fazer é estudar a palavra de Deus quanto a estudar para ampliar os conhecimentos na parte material em nossa profissão ou outras atividades é coisa boa e proveitosa então você pode estudar para fazer o vestibular você pode estudar para fazer um concurso mas você não pode estudar palavra de Deus isso aí não na mesma Assembleia foi dito Assembleia de 1971 no BRS foi dito que a bíblia uma vez interpretada a mercê do que prega não pode ser questionada na.

    Reunião de 1948 no tópico aos crentes o estatuto afirma literalmente a palavra de Deus ensinado a sua igreja não é para ser discutida porém obedecida só assim se honra ao senhor ou seja o o membro da da CCB ele não pode questionar a interpretação que o profeta o membro se levanta e traz durante o culto pra igreja ele tem que receber aquilo Porque eles acreditam em revelação direta da parte de Deus então é Deus falando então.

    Você não pode questionar eh O que é dito essas afirmações e decisões deixam claro que a Bíblia não é autoridade única e final na CCB mas a interpretação dada por revelação aos que são escolhidos para falar nos cultos ainda sobre o o estatuto né eu quero agora eu quero ver o que é que ele fala sobre essa liberdade para as pessoas falarem no culto.

    Apesar deles dizerem que são guiados no estatuto eles dizem isso que são guiados somente pelo Espírito Em suas reuniões na prática essa liberdade é tolhida de alguma forma ah eu vou ler aqui o artigo 11 do estatuto da CCB a participação e manifestação individual dos membros nos serviços religiosos fazem parte do culto os membros participam de todas as partes do culto Se quiserem e depende do juízo de quem o Preside sob a guia de Deus.

    Todo culto tem um presidente esse presidente pela revelação de Deus informação de Deus vai orientar quem vai falar quem vai pregar quem o que o que vai acontecer A ministração dos serviços sagrados está sujeita à convicção Espiritual do do ministrante ou seja não tem liturgia o que tem é uma pessoa que é escalada naquele dia para dirigir o culto e ele vai dirigir de acordo com o que o Espírito Santo manifestar para ele.

    Agora o parágrafo único desse artigo que parece dar uma liberdade muito grande para todo mundo coloca a autoridade dos anciães acima dessa liberdade ou seja os líderes e membros podem dizer o que quiser pelo Espírito Santo desde que esteja de acordo com a doutrina da CCB Olha o que diz o parágrafo único o conselho de anci em proteção a Sã Doutrina poderá retirar liberdade de manifestação nos cultos de qualquer membro bem Como comunicar as igrejas.

    Para cumprimento dessa deliberação Então o que vale no final é a autoridade dos anciãos e Primeiro eles dizem que é o espírito santo pessoa é livre para falar e dizer o que quiser mas os anciães podem cortar palavra desligar o microfone e depois disciplinar o cidadão por aquilo que ele falou então a gente fica sem saber realmente que liberdade é é essa não é até que ponto vai e nós vamos encontrar a mesma contradição no artigo 24 do estatuto que diz os.

    Serviços de culto nas casas de oração São presididos pelos irmãos anciães ou cooperadores do Ofício ministerial os quais devem vigiar na Liberdade do Espírito Santo e em todo tempo para que nenhuma coisa estranha ao Santo evangelho seja manif festada a gente pode até pensar isso aqui é um zelo muito grande pela verdade mas a questão é o seguinte quem vai definir uma vez que eles creem em revelação direta e que todos podem receber Revelação direta durante o culto então quem é que vai definir o que é alguma coisa estranha ao.

    Santo evangelho uma vez que o que importa para eles é a Interpretação da escritura e não o que a escritura tá dizendo em si então é por isso que tem esse meio que caos né você procura na na literatura você procura encontrar declarações mais claras como por exemplo uma confissão de fé que tem nas igrejas históricas ou qualquer coisa que nos ajuda a identificar melhor pra gente não ser injusto com o que eles pensam e a gente não encontra por conta da oralidade muito muita coisa é oral é presencial a ênfase deles é nisso e não.

    Então fica difícil a gente às vezes colocar a mão e dizer é exatamente isso que eles estão estão falando por isso aparentemente todos são livres para falar durante o culto segundo que o espírito revelar Mas não é isso que acontece na prática quando você começa a assistir por exemplo os vídeos dos cultos e ver como Os cultos permanecem você vê claramente a prioridade dos anciães mais antigos Que por ventura estejam atendendo o culto conforme se pode ver pelos cultos online irmãos simples não se levantam dos bancos para pregar na frente dos anciães mais.

    Antigos então o espírito santo todo mundo é para falar desde que seja ancião e ancião antigo né Se tiver um ancião antigo lá os os membros da igreja aparentemente vão dar prioridade para ele falar não é E então a gente não entende direito o que que eles querem dizer com a liberdade no no culto ah sobre agora deixa-me falar mais um pouquinho a terceira coisa É sobre o sistema de governo da da CCB o conforme.

    Estatuto os anciães e diáconos que governam a denominação são ordenados por imposição de mãos é o artigo 23 do estatuto olha olha a sequência primeiro existe uma revelação do Espírito Santo quanto a quem será consagrado ancião diácono ao cooperador para você se tornar um ancião um diácono um cooperador Alguém precisa receber uma revelação do Espírito Santo de que é você a pessoa para ocupar aquele cargo essa revelação que alguém recebe de que.

    Fulano de tal é para ser ancião diácono ou cooperador tem que ser confirmada pelos anciãos já existentes para que a pessoa seja ordenada ou apresentada ordenação é paraos anciãos e diáconos cooperadores eles são apenas apresentados embora seja requerido oficialmente que essas pessoas tenham as qualidades demandadas nas cartas pastorais primeiro Timóteo capítulo 3 você tem uma lista das quais qualidades do do presbítero que que ele.

    Deve ter para poder exercer o ministério embora isso seja oficialmente requerido entretanto o fundamental é que se a pessoa tem o dom de evidência de novas línguas para poder participar desse ministério a pergunta é você foi batizado com o Espírito Santo você fala em línguas porque senão ele não vai poder ocupar essas posições a CCB declara no artigo 17 no estatuto que nela não existe hierarquia tá no estatuto não nós não temos hierarquia entre nós entretanto o mesmo artigo.

    Prevê uma hierarquia baseada na antiguidade dos membros do ministério ou seja os anciães mais antigos eles têm uma certa prioridade autoridade quando eles estão pres presentes tanto é que um ancião mais antigo de uma região acaba se tornando o líder incontestável daquela região a No final a CCB como qualquer outra organização religiosa não poderia funcionar se não tivesse uma cadeia de comando uma linha hierárquica e no caso dela é antiguidade de posto.

    Antiguidade de posto antiguidade é posto os os mais antigos eles têm o primeiro lugar agora deixa-me ir para outras crenças e práticas Esses são os documentos oficiais agora deixa-me ir para outras crenças e práticas não declar nesses documentos mas que você encontra em decisões das assembleias você encontra eh a ouvindo Os cultos e alguma coisa que eu eu tirei aqui com relação às suas reuniões a CCB Acredita.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=W-EKQX5uiUg

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