APOCALIPSE DE BARUCH / SEGUNDO BARUQUE - APÓCRIFO COMPLETO

APOCALIPSE DE BARUCH / SEGUNDO BARUQUE - APÓCRIFO COMPLETO Shalom bem-vindos ao canal efesos e hoje eu trago um livro apó realmente incrível chamado apocalipse de baru ou também conhecido como segundo Baru esse livro além de fascinante traz uma linguagem muito similar às sagradas escrituras Baru era um Escriba bíblico que foi mencionado no livro de Jeremias um Escriba era uma pessoa que em sociedades antigas especialmente no contexto do antigo Oriente próximo e no mundo Mediterrâneo que estava envolvida na escrita e na preservação de textos essas.

APOCALIPSE DE BARUCH / SEGUNDO BARUQUE - APÓCRIFO COMPLETO

Pessoas desempenhavam uma variedade de funções relacionadas à escrita a leitura e a documentação em diferentes contextos sociais como administração governamental religião educação e Comércio o nome Baru significa abençoado ou bem-aventurado em hebraico e foi escrito provavelmente no período do segundo templo entre o século io antes de crist e o século ieo depois de Cristo no entanto o apocalipse de baru não é considerado um livro canônico da Bíblia e não faz parte da lista de livros aceitos pela maioria das.

Tradições religiosas judaicas e cristãs ele é considerado um pseudoepígrafo O que significa que foi escrito sobre o nome de uma figura famosa do passado para dar autoridade ao texto ele possui semelhanças temáticas com o livro bíblico de Apocalipse atribuído a João bem como outros textos Apocalípticos judaicos o livro apresenta essas visões durante o período do exílio babilônico ele aborda temas como a queda de Jerusalém a destruição do templo o próprio exílio e a vinda do Messias o apocalipse de baru também lida com questões teológicas como o sofrimento e.

O destino do povo Judeu embora o apocalipse de baru não seja considerado canônico ele desempenhou um papel significativo na literatura Judaica e Cristã antiga influenciando o desenvolvimento de ideias escatológicas o livro consiste em uma série de revelações divinas dadas a Baru em resposta à suas perguntas sobre o sofrimento dos justos o destino do mundo e a justiça divina apocalipse de baru Capítulo 1 anúncio da ruína de Jerusalém ao 25.

Ano do Rei de Judá jeconias foi anunciada a palavra de Deus a Baru f de nas ela assim rezava tu presencie tudo o que esse povo cometeu contra mim os pecados das duas tribos que ainda sobraram são mais numerosos do que os das 10 que já se foram para o cativeiro as tribos anteriores foram coagidas por seus reis ao pecado porém estas duas forçaram os seus reis nos.

Caminhos do mal por isso eu determinei a desgraça para esta cidade e os seus cidadãos por algum tempo ela deverá ser repudiada por mim e eu dispersi este povo entre os pagãos os pagãos hão de viver em prosperidade mas o meu povo deverá ser castigado virá então o tempo em que eles ansiar pelas suas épocas de paz capítulo do digo-te O quanto segue e transmite a Jeremias e a todos os vossos.

Pares abandonai esta cidade pois o vosso comportamento a bem dela é como uma coluna firme e vossas orações São como uma Muralha forte Capítulo 3 eu disse Senhor meu senhor teria eu vindo ao mundo para presenciar a desgraça da minha mãe Ah não meu senhor se por acaso encontro eu graça aos teus olhos Retiro o meu.

Espírito para que eu possa ir junto aos meus pais e não seja obrigado a assistir à destruição da mãe pois duas coisas me acabrunhante por um lado não posso Contrariar a tua vontade por outro não posso suportar a visão da ruína da minha mãe uma coisa porém Senhor eu digo na tua presença que irá acontecer depois por se tu deixas a tua cidade cair na desgraça e entregas tua herança aos inimigos que nos odeiam como poderá.

Ainda ser lembrado o nome de Israel a quem poderá ser anunciada a mensagem de tua lei Deverá a Constituição do mundo voltar ao seu início deverá o mundo de novo recair no silêncio primitivo Deverá a massa dos viventes ser mais uma vez extirpada não se falará mais da natureza humana Onde fica tudo aquilo que a nosso respeito disseste a Moisés.

Capítulo 4 falou-me Então o senhor sim esta cidade será abandonada por algum tempo e temporariamente será castigado o seu povo contudo o mundo não terminará pensas tu por acaso que é esta a cidade da qual eu falei trago-te inscrita nas minhas mãos não esta vossa cidade com as suas edificações não é a cidade futura que eu anun já anteriormente preparada Desde o tempo em que decidi criar o.

Paraíso eu mostrei a Adão antes da queda em Pecado ela foi lhe tirada juntamente com o paraíso depois que ele se rebelou contra a proibição mostrei a também ao meu servo Abraão naquela noite entre as oferendas partidas ao meio mostrei a Moisés sobre o Monte Sinai onde lhe expliquei a imagem do Tabernáculo e de todos os seus utensílios assim ela Continuará preparada na minha mente juntamente com o paraíso vai pois e faz o que Eu Te.

Ordeno Capítulo 5 eu disse dessa forma também eu serei culpado com respeito a Sião por permitir que aqueles que te odeiam pisem Esta terra que conspurca teu templo que arrastem tua herança ao cativeiro que saquem tudo o que a ti é caro e voltem para os domínios doss seus Ídolos e lá diante dele se vang gloriem que foi que eu cometi contra o teu santo nome falou-me então o Senhor o meu nome.

ISSO PODE TE INTERESSAR:

    Permanece e permanece a minha glória por toda a eternidade Todavia o meu

    Julgamento guarda a sua justiça para o tempo devido deves ver com os teus olhos que não são exatamente os inimigos que destroem Sião e que incendeiam Jerusalém eles são apenas o instrumento temporário do juiz avia agora cumpre tudo o que eu te ordenei assim eu parti levei comigo Jeremias ID seraj Jabes e gauja bem como todas as pessoas honradas do povo e.

    Conduzi à torrente do cedrom disse a eles tudo quanto me for anunciado todos eles choraram em alta voz lá nos assentamos e permanecemos em jejum até o anoitecer Capítulo 6 no dia seguinte as tropas dos calDeus cavam à cidade então ao cair da tarde eu abandonei o povo afastei-me e aproximei-me do Carvalho eu estava muito aflito por amor.

    A Sião e suspirava por causa do cativeiro em que o povo era lançado nesse instante um vento forte levou-me no ar e transportou sobre os muros de Jerusalém e Eu vi quatro anjos estavam sobre os quatro cantos da nossa cidade tendo cada uma uma tocha de fogo nas mãos do céu apareceu outro anjo e falou a eles empunhar as vossas tochas mas não ateis o fogo antes que eu vos ordene foi enviado para anunciar a terra e deixar.

    Registrado com antecedência aquilo de que o Senhor altíssimo me incumbiu eu euv então como ele desceu sobre o santíssimo e lá recolheu o vé O Sagrado manto omeral o atório as duas tábuas as vestes sagradas dos sacerdotes o altar dos incensos e 48 pedras preciosas que o sacerdote portava e todos os vasos sagrados do Tabernáculo com voz potente ele dirigiu-se à Terra Terra Terra Terra escuta agora a palavra do Deus.

    Todo-poderoso recebe estas coisas que a tua guarda confio conserva as contigo até os tempos novíssimos e restituí as quando te for ordenado para que elas não sejam roubadas pelos estranhos chegado é o tempo em que Jerusalém será abandonada por um prazo até que seja determinada a sua reconstituição e aí será para sempre então a terra abriu a sua boca e engoliu.

    As capítulo sete os anjos executaram suas ordens conforme ele mandou enquanto eles punham a abaixo os ângulos das muralhas ouviu-se após a queda dos muros mais uma voz procedente dos véus do templo ela exclamou ó inimigos ir rompei-vos.

    Seus arredores depois levaram o povo feitos prisioneiros e mataram muitos também o rei sedecias foi enviado acorrentado ao Rei da Babilônia Capítulo 8 então eu Baru voltei para junto de Jeremias cujo coração foi achado isento de Pecados e que na queda da cidade não fora prisionado e nós rasgamos as nossas vestes choramos cobri-nos de luto e.

    Jejuamos sete dias Capítulo no passados sete dias chegou a minha palavra de Deus e falou-me diz a Jeremias que vai junto com o povo à Babilônia para cuidar dos seus prisioneiros Tu porém permanece aqui junto às ruínas de Sião depois destes dias eu te revelarei O que acontecerá no fim dos tempos transmitia a Jeremias o que o.

    Senhor me ordenara assim ele partiu com o povo eu porém Baruque encaminhei até as portas do templo e ali sentei-me para lamentar a sorte de Sião Feliz daquele que não chegou a Nascer Feliz daquele que embora nascido morreu cedo ai de nós que hora vivemos que presenciamos a aflição de Sião o destino de Jerusalém gemei comigo ó vós Agricultores as vossas sementeiras Tu Ó terra por que produz os.

    Frutos da colheita retém no teu seio os alimentos saborosos e tu Videira Por que

    Continuas a produzir o vinho dele nada mais será aproveitado por Sião nem mais serão distribuídas as Primícias dos frutos vós Ó céus suspende o vosso orvalho fechai as bicas dos reservatórios da chuva ó sol paga a Luz dos Teus raios por que deveria ainda resplandecer a luz lá onde escureceu a.

    Luz de Sião Noivos afastai-vos do tálamo nupcial donzelas desfaze as vossas tranças vós mulheres não suplique a graça da Maternidade as estéreis devem antes alegrar-se e exultem aquelas que não geraram filhos cubram-se de tristeza as mães de família por que ainda deverão dar à luz com dor só para preparar a Sepultura com suspiros por que motivo os homens ainda.

    Deverão ter filhos por que ainda falar da geração humana quando esta mãe aqui foi completamente destruída E os seus filhos arrastados ao cativeiro doravante não faleis mais da beleza nem relembreis vaidades vós sacerdotes tomai as chaves do templo arremessa as ao alto entregai ao senhor dizendo guarda tu a tua casa nós fomos considerados Guardiões inconfiáveis.

    Vós virgens que tessis fios de linho e seda com ouro de Ofir juntai tudo rapidamente lançai tudo isso ao fogo devolvendo essas coisas aquele que as produziu as chamas as enviarão aquele que as criou assim os inimigos nunca mais poderão roubá-las conforme vimos até aqui Baru narra a revelação Divina que lhe foi dada sobre a iminente ruína de Jerusalém e a dispersão de seu povo entre as nações Deus culpa o povo de judá por seus pecados anunciando um castigo.

    Iminente Baru expressou a sua angústia diante dessa previsão questionando o destino de Israel e a preservação da mensagem Divina Deus confirma que Jerusalém será temporariamente abandonada Mas promete uma cidade futura preparada desde os primórdios Baru que testemunha a visão doss calDeus a Jerusalém e vê anjos prontos para destruir a cidade ele e Jeremias lamentam uma queda de Jerusalém e jejum Deus ordena que Jeremias Vá para.

    Babilônia com o povo enquanto Baru permanece Em Sião para receber futuras revelações veremos a partir de agora como Baru irá expressar a profunda tristeza pela queda de Sião e questiona a justiça de Deus diante da prosperidade dos ímpios ele adverte sobre a iminente Ira de Divina que se voltará contra todos inclusive a terra recebendo instruções do alto Baru que é encarregado de transmitir mensagens de castigo Divino ele reflete sobre o destino dos justos e dos pecadores.

    Buscando compreender os desígnios de Deus e pedindo a revelação Divina da Justiça o Senhor responde às suas reflexões explicando que cada um receberá sua devida punição ou recompensa de acordo com as suas obras e a de moesta baru a não se preocupar com tempo pois os planos divinos serão cumpridos no devido tempo capítulo 10 a ti Babilônia eu Baru Digo o seguinte se tu ainda estivesses em vias de alcançar o florescimento estando seão em seu pleno esplendor.

    Grande tristeza seria para nós se chegasses a igualar-se a ela mas agora incomensurável a nossa aflição uma calamidade Sem Fim por vermos que tu estás na glória e seão jas isolada Quem fará justiça sobre tudo isso a quem deveremos queixar da nossa desgraça Senhor por que permitiste isso tudo nossos pais deitavam se tranquilamente para o sono e os justos.

    Repousavam em paz sobre a terra pois eles nunca experimentaram tamanha aflição e jamais ouviram falar do que agora nos atingiu a terra tivesses tu ouvidos tu ó pó tivesses um coração ide e anunciai ao mundo inferior e dizei aos mortos vós sois imensamente mais felizes do que nós que ainda estamos em Vida Capítulo 11 terra eu falo exatamente o que penso e a ti eu digo o seguinte hoje que estás no esplendor o.

    Calor do meio-dia não aquece constantemente e não brilham sem cessar os raios do sol não acredites não te ludas como se pudesses gozar o florescimento sem fim não te sobreponham glories a seu tempo voltar-se a também contra ti a ira que agora por bondade é mantida à distância como por uma cerca depois de ter dito essas palavras jejuei por sete dias Capítulo 12 eu Baru fui a Sião e.

    Ouvi uma voz que vinha do alto do céu dizendo-me Baru põe-te sobre os teus pés Escuta as palavras do Deus todo-poderoso admirasse do que aconteceu a Sião por isso tu serás conservado até o final dos tempos em plena condição de dar testemunho se as cidades agora tão florescentes perguntarem Por que o Deus todo-poderoso fez cir seus castigos sobre nós dizei lhes Então tu e os teus.

    Pares que experimentar es a presente desgraça Esta é a desgraça e o castigo que agora sobrevém a vós e ao vosso povo no tempo que foi determinado para que os povos sem exceção sejam punidos e nessa punição permaneçam e se nesse momento perguntarem quanto tempo durará isso dize-lhes vós que bebestes vinho Limpo bebei agora também a borra Pois é equitativa a justiça do Altíssimo por isso no princípio ele não.

    Poupou nem os seus próprios filhos castigou os muito mais como a seus próprios inimigos porque pecaram contra ele foram outrora castigados dessa maneira para que igualmente pudessem ser purificados agora porém Nações e povos sois submetidos ao castigo pois durante todo o tempo nada mais fizestes do que pisotear a terra e vos aproveitaste da criação de uma forma que não convinha eu sempre vos indiquei o bem vós porém.

    Sempre o contrari estes Capítulo 13 eis o que eu disse em resposta tu me revelaste o curso dos tempos bem como aquilo que acontecerá após os dias de hoje Tu disseste aos povos sobrevirão os castigos de que falaste agora eu sei que na realidade muitos pecaram mas assim mesmo viveram em felicidade e já deste mundo só alguns poucos sobraram nestes tempos para que nele se cumprissem tuas palavras onde nisso tudo.

    Permanecem os méritos haverá ainda Algo pior à nossa espera além daquilo que já nos atingiu e mais ainda tenho eu a dizer na tua presença que vantagem tiveram aqueles que diante de ti viveram em obediência e atenção e que não se entregaram a frivolidades como outros povos e não falavam aos mortos proporciona-nos a vida mas que muito mais viveram em temor diante de ti e não se desviaram dos teus caminhos eles agora são arrastados para.

    Longe e nem por causa deles tu te compade de Sião se outros prevaricaram Sião deveria ter sido poupada por causa das suas obras pois praticou o bem não deveriam Antes ser arruinados aqueles que viveram em delitos meu senhor e meu Deus quem pode entender tua Justiça ou escrutar a profundidade dos teus desígnios ou imaginar a fadiga dos teus caminhos quem quem é que pode compreender tua.

    Decisão inconcebível ou quem dentre os nascidos do pó pode perceber o princípio e o fim da tua sabedoria nós somos como um sopro de Vento pois como O sopro do vento que Sem Causa própria surge assim é também com os filhos dos homens não caminham pela sua própria vontade e ignoram Qual será o seu destino final de bom grado os justos aguardam o seu fim e deixam esta.

    Vida sem temor pois eles possuem um penhor de boas obras Guardado na Câmara dos teus tesouros e por isso que eles saem deste mundo sem medo algum e esperam receber com Alegre confiança aquela morada que foi por ti Prometida Fir mente mas ai de nós que neste momento sofremos a ignomínia e que só a desgraça nos está reservada ao final deste período Tu sabes muito bem o que acabaste de fazer com os teus servos o.

    Bem que fizeste este não podemos avaliar como tu nosso criador mas ainda mais coisas desejo dizer na tua presença Senhor meu Deus ainda não existia o mundo e nem os seus habitantes Mas tu pronunciaste uma palavra e imediatamente apareceram diante dos teus olhos as obras da criação então conforme tua palavra quiseste colocar todas as criaturas à disposição do homem no mundo a fim de que se reconhecesse que o mundo foi.

    Criado por amor dele e não ele para o mundo agora porém devo constatar que o mundo que foi criado Por Amor a Nós permanece enquanto que nós para quem ele foi feito somos ele Capítulo 14 falou-me Então o senhor tu te admiras e com razão de como os homens perecem dessa forma no entanto não julgas com acerto a respeito das desgraças que atingem os pecadores porquanto dizes terem sido os justos arrastados ficando.

    Os prevaricadores em felicidade e mais que ninguém conhece tua justiça por isso ou eu te explicarei presta-se toda a atenção faço-te ouvir as minhas palavras o homem nunca teria conhecido corretamente a minha lei caso não a tivesse recebido E caso eu não o tivesse instruído com toda a diligência todavia por tê-la conscientemente transgredido.

    Conscientemente deverá sofrer a pena e quanto ao que dizia sobre os justos que por amor a eles foi criado o mundo presente digo que por seu amor será também instaurado o mundo futuro e se este mundo é para eles apenas fadiga trabalho e muito esforço o mundo futuro será uma coroa cheia de esplendor capítulo 15 eu falei Senhor meu Deus os anos que agora estão em curso são poucos e maus quem pode neste seu tempo limitado.

    Esperar que ocorra o que lhe é Capítulo 16 Então falou-me o senhor para o altíssimo não conta o muito tempo nem os poucos anos de que serviu a Adão ter vivido 930 anos após ter transgredido aquilo que lhe fora proibido de nada lhe adiantaram os longos anos de vida ao contrário a contribuição dele foi mais para a morte encurtando os anos de vida dos seus.

    Descendentes ou em que foi prejudicado Moisés pelo fato de ter apenas vivido 120 anos por ter sido obediente ao criador Ele trouxe a lei aos filhos de Jacó e acendeu uma luz para a geração de Israel Capítulo 17 eu disse aquele que acendeu a luz produziu obras luminosas mas poucos foram os que seguiram o seu exemplo a maioria daqueles para os quais.

    Ela foi acesa mais buscaram as trevas de Adão e não se alegraram com a luz do Facho Capítulo 18 ele falou-me foi por isso que naquele tempo ele Moisés estabeleceu o pacto dizendo eu apresento diante de vós a vida e a morte e conclamou o céu e a terra como testemunhas Pois ele sabia que o seu tempo era curto enquanto que a terra e o céu persistem para sempre os homens.

    Porém pecaram e prevaricaram após a sua morte embora soubessem que tinham uma lei que os chamava a responsabilidade como também a luz da qual nada ou ninguém podia ocultar-se também tinham as esferas que dão testemunho e finalmente tinham a mim tudo que aí está encontra-se sob o meu controle Tu porém não penses mais sobre isso não te deixes mais acabrunhar pelo que aconteceu pois agora é o final dos.

    Tempos e é isso que deve ser meditado seja na fadiga seja na felicidade seja na vergonha não se pensa mais no começo pois se o homem vive o seu primeiro tempo em felicidade mas chega a velice no opróbrio ele se esquece de toda a felicidade que usufruiu mas ao contrário se um homem vive o seu primeiro tempo na vergonha mas no tempo seguinte chega a felicidade.

    Então já não mais se lembra da antiga vergonha e escuta mais ainda se alguém ao longo desse tempo todo foi apenas feliz desde o dia em que a morte foi imposta aqueles que no período caíram em Pecado mas no final caiu na desgraça de Nada Valerá todo o tempo anterior capítulo 19 por isso dias virão em que os tempos correrão mais velozes do que antigamente em que as estações fluirão mais depressa.

    Do que pelo passado em que os anos passarão mais ligeiros do que os de hoje e esse o motivo pelo qual eu esmaguei Sião no intuito de a seu tempo poder revisitar o mundo o mais depressa possível Guarda agora em teu coração tudo quanto eu Te ordeno cela isso nas câmaras do entendimento revelarte Ei também a minha poderosa Justiça bem como os meus meus desígnios que são profundamente inescrutáveis.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito é do produtor do canal.
    CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=0DP77VGXktg

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem