17. Nada de mim: o caminho da justificação (Rm 3.21-24)

17. Nada de mim: o caminho da justificação (Rm 3.21-24) Romanos Capítulo 3 do verso 21 até o verso 24 Romanos 3:21 a 24 mas agora sem lei se manifestou a justiça de Deus testemunhada pela lei e pelos profetas justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que creem porque não há distinção Pois todos pecaram e carecem da Glória de Deus.

17. Nada de mim: o caminho da justificação (Rm 3.21-24)

Sendo justificados gratuitamente por sua graça mediante a redenção que há em Cristo Jesus até aqui a leitura da palavra de Deus Oremos irmãos pedindo a iluminação do Espírito Santo para compreendermos o que o nosso Deus aqui nos dá o Deus bendito seja o teu santo nome gratos pelo privilégio de cantar louvores ao teu nome junto com os irmãos.

Te dirigir orações e súplicas confessar o nosso pecado adorar-te na beleza da tua santidade pedimos agora que teu espírito santo nos conduza na compreensão da tua revelação da manifestação da tua justiça que nos é dada em Cristo Jesus pedimos ao Deus que a exposição da tua palavra nessa noite seja usada por ti para iluminar o entendimento esclarecer o coração.

Inclinar a vontade atrair a ti Senhor todos nós na beleza do Evangelho é o que nós Te pedimos por amor de Jesus amém meus queridos A grande questão que é colocada diante da humanidade desde após a queda no paraíso é essa de que maneira o homem pode ser justo diante de Deus ou seja de que maneira Nós podemos.

Ser aceitos por Deus aprovados por Deus de maneira que nós possamos ter a vida eterna aqui depois da nossa morte essa questão é Central Como eu disse depois que no Paraíso os nossos primeiros pais perderam aquela Justiça original que eles foi conferida na criação Deus criou o homem a sua imagem e semelhança e o doutor de Justiça de retidão de bondade de Inocência o homem.

Entretanto usando da Liberdade que Deus lhe deu decaiu daquele estado original de justiça em que ele foi criado e o resultado é que com o primeiro casal caiu com ele também toda a sua descendência ele se tornaram injustos diante de Deus perderam aquela Justiça original e como consequência toda a raça humana que nele estava representada perdeu também Essa justiça.

Ou seja nós já nascemos Já chegamos a este mundo carentes de Justiça própria de Justiça original é outra maneira de dizer que nós já nascemos pecadores ou seja nós já nascemos carice sendo daquele daquela Justiça Inicial aquela retidão com a qual Deus nos criou a grande pergunta é como é que nós podemos voltar aquele estado de Justiça lá no paraíso de que maneira Nós podemos ser.

Outra vez considerados justos diante de Deus Esse é o grande tema da carta aos romanos na verdade é o grande tema da Bíblia toda especificamente aqui o apóstolo Paulo nessa carta que ele escreve aos cristãos de Roma aborda esse assunto conforme nós já vimos essa carta tem várias divisões a primeira delas na primeira delas o apóstolo Paulo fala da falta de Justiça de toda a humanidade primeiro dos não.

JuDeus dos gentios em segundo dos juDeus ele faz isso nos Capítulos 1 2 metade do 3 depois ele vai falar de que maneira nós podemos voltar a ser justos diante de Deus metade do segunda metade do capítulo 3 até o capítulo 5 depois ele vai mostrar como é que as pessoas que são justas agora diante de Deus como é que elas vivem nesse mundo capítulos de 6 a 8 depois ele trata de questão ou questões relacionadas como Essa.

Justiça era administrada na antiga aliança no antigo testamento e depois ele fala de que maneira o povo justificado deve viver capítulos de 12 a 15 conclusão no Capítulo 16 ou seja aqui nós estamos no início dessa segunda parte da carta aos romanos onde Paulo está respondendo à questão que ele mesmo provocou nos Capítulos 1 2 e 3 nesses capítulos iniciais Ele mostrou de forma abundante pela escritura pela.

Observação respondendo objeções de que tanto gentios os pagãos aqueles povos que nunca ouviram falar de Deus aquelas tribos mais distantes aqueles povos e regiões longículas do mundo não somente eles mas os próprios juDeus que receberam a lei de Moisés receberam Revelação sem exceção pagãos e juDeus todos estão encerrados debaixo do pecado todos eles pecaram todos eles carecem da Glória de Deus estão no estado de perdição não há nenhum justo nenhum sequer nós vimos isso na nossa última.

Mensagem Paulo afirma isso nos versos anteriores todos estão debaixo da Ira de Deus debaixo do justo castigo de Deus e eles não podem sair dessa situação por conta das obras da lei porque eles merecem a justa condenação de Deus e não há absolutamente nada que eles possam fazer para pagar a sua dívida diante de Deus Ou seja a situação da humanidade toda é de carente de Justiça precisa de Justiça.

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    Outra vez e agora o apóstolo Paulo está pronto a apresentar de que maneira Deus

    Justifica pecadores como vocês e como eu ou seja que ele faz isso mediante a justiça que há em Cristo Jesus que nos é dada mediante a fé e isso graciosamente gratuitamente aqui na passagem que eu li para vocês Paulo inicia esse tema que vai até o capítulo 5 então nas próximas mensagens em romanos nós estaremos tratando dessa.

    Questão da como Deus justifica pecadores hoje à noite é a abertura A Iniciação dessa sessão onde Paulo fala dessa manifestação da justiça de Deus como Deus tornou conhecida eu conhecido esse caminho pelo qual ele está pronto para salvar pecadores acerca de seis ou sete pontos aqui na passagem que eu queria ver com vocês essa noite então é um sermão bastante pontudo né são seis ou sete pontos vamos.

    Ver se a gente consegue chegar no final mas o Meu Alvo aqui nessa noite nós todos aprendamos mais a respeito da maravilhosa justiça de Deus nesses três quatro versículos que estão diante de nós primeiros Primeiro vamos entender o que é a justiça de Deus Paulo diz no verso 21 mas agora sem lei se manifestou a justiça de Deus testemunhada pela lei e pelos profetas O que é Essa justiça de.

    Deus a justiça de Deus nós vamos ver hoje à noite e nas vezes subsequentes é exatamente aquela maneira pela qual o Deus justo considera como justos pecadores que ofenderam e os aceita eles conseguem a salvação e a vida eterna é isso que é a justiça de Deus essa expressão ela nos diz pelo menos três coisas a respeito disso primeiro que Deus é justo Paulo tá falando agora se manifestou a justiça de Deus Então significa que Deus.

    Ele é justo e se Deus é justo ser justo significa tratar as pessoas de acordo com que elas merecem é isso que é justiça Então se Deus é justo significa que ele odeia o pecado e que ele não inocenta o culpado e que ele Condena o réu e que ele absorve o justo ou seja Deus não há imparcialidade não há erro de julgamento não há nenhum desequilíbrio ele é perfeitamente justo que significa então que se Deus vai.

    Salvar pecadores condenados ele vai ter que fazer isso de uma forma que não seja responsável ou de uma forma injusta do tipo assim simplesmente eu decreto que todos os pecadores não são mais pecadores Deus pode fazer isso pode mas e não porque como a gente sabe em dia Deus pode fazer tudo aquilo que não for contrário a sua natureza o que não for contrário a natureza de Deus ele pode fazer mas Deus não pode porque ele é.

    Justo e não sentar um culpado simplesmente dizer para o cara assim por um ato Divino da minha Justiça eu declaro que você está perdoado E você vai para o céu Deus pode fazer isso não porque não pode porque contra a justiça dele a justiça dele exige que o pecado seja castigado o pecado tem que ser punido se não ele não é Deus senão ele não é Deus ou se é é um Deus imperfeito ele é um Deus em perfeito Então essa é a.

    Primeira coisa que a gente tem que aprender dessa expressão justiça de Deus seja esse Deus que vai fazer justiça ele vai fazer porque ele é justo a justiça é um dos seus atributos é uma das suas qualidades segunda coisa que essa expressão justiça de Deus nos ensina é que esse Deus ele justifica pecadores ele é justo mas ele justifica pecadores essa ideia de justificar pecadores tem.

    Origem nele veio dele foi ideia dele foi plano dele e consiste simplesmente em pegar uma Justiça alheia e nos dar essa justiça ele nos justifica não com base naquilo que nós somos ou fazemos porque já vimos nos Capítulos 1 2 e 3 que nós não temos Justiça nenhuma nem pagam nem judeu Então como é que Deus pode justificar um pegador o plano de Deus para fazer isso.

    Um Deus que é justo foi pegar a justiça de uma outra pessoa e aplicar a

    Pecadores perdidos que não tem justiça própria não tem injustiça neles então é uma Justiça alheia a nós que nos é dada por esse Deus é assim que ele faz isso ou seja a justiça de Deus é o processo é o método pelo qual Deus toma a justiça de Jesus Cristo o único justo e.

    Transfere para pecadores como vocês e como eu é a única forma de nós sermos considerados justos diante de Deus não com a justiça que prossegue de nós mas com uma Justiça alheia que vem de outro e que Deus considera aquela justiça como se fosse nossa ele nos declara justos e ele nos trata como justos não na base do nosso crédito porque nós não temos nenhum capítulos 1 2 e 3 mas com.

    Base na justiça de Cristo Jesus Então é isso Que injustiça de Deus significa terceira coisa que esse essa expressão significa justiça de Deus é que essa esse método não é já que ele é de Deus e que consiste numa justificação por meio de uma Justiça alheia ele é completamente oposto a qualquer conceito de Justiça humana quando os homens falam em justiça o justificar ou perdoar alguém sempre há.

    Questão do mérito envolvido É Assim Que Nós pensamos nós por natureza e definição nós somos legalistas nós trabalhamos na base do mérito é muito mais fácil para a gente dar alguma coisa do que para a gente receber de graça a nossa a gente se sente mais à vontade geralmente ele diz assim eu não quero ficar devendo nada a ninguém então por isso não quero receber de graça e quando a gente por exemplo tá morando na casa de um parente né sem pagar aluguel a gente é reclama né Pois é tô me sentindo.

    Humilhado né tô pagando tô vivendo de favor a gente não gosta de receber favor a gente sente humilhado a gente gostaria de merecer a gente quer ter as coisas porque a gente conquistou porque a gente ganhou Então essa ideia de uma Justiça de outro que nos é dada como o caminho da salvação ela é estranha a nossa natureza é por isso que as pessoas preferem muito mais evangelho ou uma ou uma religião onde elas vão fazer alguma coisa para ir para.

    O céu do que uma que diz assim você não precisa fazer nada você vai receber gratuitamente uma Justiça completa de outra pessoa que vai ser aplicado Ah não é bom demais para ser verdade eu não mereço isso eu não quero viver dessa forma vou ficar devendo para esse Deus eu prefiro fazer o meu caminho então é por isso que as pessoas preferem o legalismo qualquer religião meritória onde ela faz alguma coisa ela dá alguma.

    Coisa onde ela contribui com alguma coisa onde ela se esforça para alguma coisa onde ela sente que ela mereceu que ela conquistou o que ela ganhou então o conceito a justiça que vem de Deus ela é estranha esse conceito é estranho para nós e essa é a razão pela qual a muita gente muita gente não consegue entender e quando entende aí é que não quer receber mesmo aí é que agora eu entendi por isso que eu não quero mesmo porque é de graça eu prefiro fazer alguma coisa eu prefiro.

    Conquistar alguma coisa então esse processo em que o Deus justo justifica pecadores com base numa Justiça alheia que a justiça de Jesus Cristo é isso que nós chamamos é de justificação justificação aqui é preciso a gente esclarecer algumas coisas Essa justificação ela é um ato de Deus é um ato jurídico é uma declaração de Deus não é alguma coisa em que você participa.

    É unilateral é unilateral Deus simplesmente declara você justo com base na justiça de outra pessoa e não é uma coisa que você sente o que você Experimenta essa é uma transação que acontece na eternidade aconteceu na eternidade então ela não é algo que você tem os eu quero sentir que o senhor tá Me justificando você não vai sentir absolutamente nada você vai sentir depois os efeitos da justificação quando Espírito de Deus aplicar na sua.

    Vida que você entender isso aí mudar seu coração aí você vai experimentar mas o ato em si é unilateral ele é feito por Deus ele declara o pecador justo com base na justiça de Cristo Então nesse ato de Deus Deus não infunde em nós ele não coloca em nós é nada como por exemplo diz a Teologia da Igreja Católica que fala que na justificação Deus infunde em nós o mérito ou a graça que aí ele olha vê e com base nisso ele.

    Justifica o pecador Deus não nos imputa nada que não seja Cristo nada mais não coloca em nós nenhuma virtude ele não muda a nossa essência quando ele nos declara justos em Cristo Jesus Isso vai acontecer depois mais adiante Quando a gente chegar lá em romanos 6 aí nós vamos ver como Paulo vai dizer como é que o justificado ele vai viver então Esperamos que todos nós estejamos vivos até Romanos 6.

    Para ver para ver se ou seja como eu disse né a justificação ela não significa que Deus aqui agora nos transforma em pessoas justas boas e Sem Pecado não aqui eu quero usar a expressão de Lutero que quando ele entendeu isso porque isso aqui foi o que Lutero entendeu isso que eu estou dizendo para vocês foi o começo da reforma protestante foi quando o monge.

    Agostiniano Martinho Lutero ai é assim então ah entendi entendi então foi quando Lutero entendeu isso aqui que ele diz mas espera aí se é assim então o que a igreja tá ensinando agora tá errado tá completamente errado porque é muita coisa baseada no mérito nós temos que fazer nós temos que merecer nós temos que pagar nós temos que comprar indulgência não não tem alguma coisa errada e foi quando ele resolveu desafiar os doutores da igreja católica para discutir esse assunto aqui que eu.

    Acabei de dizer para vocês que foi a o Estopim da reforma protestante e quando Lutero entendeu isso então ele tem aquela famosa frase que nós somos justos e pecadores ao mesmo tempo como é que pode ser isso mas é o caminho de Deus Ju mais pecadores justos e pecadores ao mesmo tempo é isso o que nós somos aqui essa situação vai mudar quando Jesus Cristo voltar e houver a ressurreição dos mortos e nós ficarmos plenamente.

    Livres de todos os efeitos do pecado todos os efeitos então enquanto isso não acontece nós vivemos essa tensão entre o Jairo ainda não a realidade presos na no encontro de dois mundos o mundo presente em que nós somos pecadores inclinados a todo mal mas também o mundo vindouro onde nós viveremos sem o pecado e disse o Deus nos dá certeza já nos justificando aqui então essa é a.

    Primeira coisa que eu queria o primeiro ponto que eu queria trazer para vocês nessa noite e do que que nós estamos falando aqui então a justiça de Deus que está mencionada no verso 21 é exatamente isso é aquela maneira pela qual o Deus justo justifica pecadores através da Justiça de Cristo Jesus e os declara justos e os trata como justos com base naquilo que Cristo fez segunda coisa que Paulo nos ensina aqui ainda tá no verso 21 é a respeito da maneira como essa justiça de Deus essa.

    Forma de Deus justificar pecadores se manifestou ele diz três coisas no verso 21 a respeito dessa manifestação o verso 21 mais uma vez mas agora sem lei se manifestou a justiça de Deus testemunhada pela lei e pelos profetas Essa justiça de Deus que eu acabei de escrever ela se manifestou ou seja ela era alguma coisa não é uma coisa nova nós vamos ver vamos.

    Ver isso daqui a pouco ela já existiu o plano é desde a eternidade mas essa Justiça Essa maneira de Deus justificar o pecador estava como que velada não é por isso que primeira coisa que Paulo disse é que essa justiça foi manifestada agora prestou atenção mas agora se manifestou a justiça de Deus esse agora introduz um contraste cronológico não é com o antes que é um contraste cronológico tá no verso 26 quando Paulo diz assim tendo em.

    Vista a manifestação da sua justiça no tempo presente ou seja agora então ele tá fazendo o contraste entre o tempo o presente o tempo em que Paulo vivia e o tempo antes ou seja o que ele está dizendo E o que ele tá contrastando aqui é são os dois testamentos são as duas épocas antes de Cristo Essa justiça de Deus Essa maneira de Deus salvar que sempre foi a mesma ela estava nas escrituras estava na religião de Israel.

    Mas só que ela estava velada ela estava oculta na forma de símbolos profecias figuras tipos estava lá mas era como que você olhar para uma coisa que tem um véu fino em cima você consegue perceber os contornos Você sabe o que é mas você não consegue ver os detalhes com clareza mas agora esse véu foi tirado a uma manifestação a uma manifestação essa manifestação da justiça de Deus foi quando Cristo veio.

    Porque era disso que o antigo testamento tratava falava da vinda dele porque ele é a base da justiça de Deus então falava através das figuras que eu já mencionei das profecias então é por isso que Paulo está dizendo que essa justiça de Deus agora se manifestou e nós temos esse privilégio de vivermos no agora nós poderíamos ter vivido nua antes do agora no antigo testamento quando essa Justiça ela estava lá mas só que ela não era tão Clara vivida em detalhes como nós.

    Sabemos agora hoje nós temos o privilégio de viver no agora agora se manifestou a justiça de Deus esse agora então é o tempo ele é marcado ele é iniciado com a vinda de Jesus Cristo ao mundo a sua Encarnação no ventre da Virgem Maria o seu ministério durante 30 anos aqui nesse mundo a sua morte na cruz seu sepultamento a sua ressurreição o envio do Espírito Santo a o começo do dessa Nova Era dessa nova época marcada.

    Pela presença do espírito santo Esse é o agora agora se manifestou a justiça de Deus agora ficou claro que Deus salva pecadores através de Jesus Cristo isso não tá mais confinado a uma religião oriental lá do antigo Oriente Como era a nação de Israel mas agora isso foi é ensinado é pregado anunciado ao mundo todo segunda coisa sobre a maneira como essa justiça se manifestou a primeira que é agora ou seja teve um momento específico.

    Na história e que Deus deixou Essa justiça Clara que é com a vinda do Senhor Jesus Cristo mas Paulo diz também no verso 21 que agora sem lei se manifestou a justiça de Deus essa expressão sem lei é extremamente importante para que nós a compreendamos a lei é que Paulo se refere aqui é essa lei que ele mencionou nos versos seguintes vamos Recordar verso 19 sabemos que tudo que a lei diz aos que vivem na lei o diz para que se cale toda a boca todo mundo seja culpável perante de Deus visto que ninguém será.

    Justificado diante dele por obras da lei em razão de que pela lei vem o pleno conhecimento do pecado mas agora sem lei se manifestou a justiça de Deus é óbvio que a lei a que Paulo se refere aqui é essa que nós acabamos de mencionar nos versos Paulo está pensando Mais especificamente na lei moral de Deus os dez mandamentos que expressam a santidade de Deus e que expressam que Deus quer de nós suas ordens suas determinações para nós então a lei de.

    Deus ela foi dada para calar a nossa boca para nos colocar todos debaixo do pecado nos tornar culpáveis diante de Deus logo o sistema pelo qual Deus nos salva não pode incluir a lei porque a lei exige a lei demanda a lei requer a lei pede mas a justiça de Deus é Sem Lei é isso que é o evangelho Essa é a boa notícia que essa maneira pela qual Deus oferece justiça para nós ela não é ela.

    Não requer como a lei requer por isso que é Sem Lei Sem Lei ou seja Deus não está pedindo nada de você ele não está exigindo nada de você ele não está demandando que você compra nada que você faça nada é sem lei que a justiça de Deus se revela que Paulo diz aqui sobre essa manifestação é que ela foi aqui no final do verso 21 Ele disse que se manifestou.

    A justiça de Deus agora e sem lei terceiro ponto agora testemunhada pela lei pelos profetas aqui lei já não é mais a lei moral mas quando a lei aparece seguir o de profetas o Novo Testamento significa a Bíblia do Antigo Testamento a lei os profetas significa as escrituras de Israel o que Paulo tá dizendo é que essa justiça de Deus que se manifesta agora e sem exigências da Lei Ela não é uma coisa nova mas ela é ratificada.

    Comprovada testemunhada pela própria Bíblia dos juDeus pela lei de Moisés e pelos profetas que que Paulo quer dizer com isso ele tá querendo dizer aos seus leitores eu não estou ensinando nada novo isso que eu tô dizendo para você está aí na Bíblia de vocês quer ver Abra aí Isaías 53 O que que tá escrito lá ele foi moído Pelas nossas transgressões foi ferido por causa dos nossos pecados o castigo que nos traz a paz estava sobre ele que que vocês acham que isso significa.

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