LADRÕES DA ALEGRIA - Hernandes Dias Lopes

LADRÕES DA ALEGRIA - Hernandes Dias Lopes A palavra da verdade a exposição bíblica com Hernandes Dias Lopes a e é muito prazer alegria imensa está aqui com vocês e eu vou compartilhar com vocês o versículo que vocês todos sabem de cor todos lá em Filipenses Capítulo 4 em Filipenses Capítulo 4 o Versículo 4 uma certa Bom Pastor umas.

LADRÕES DA ALEGRIA - Hernandes Dias Lopes

Fotos suficiente bom obrigado viu querido Filipenses 44 e esse texto diz na versão corrigida regozijai-vos sempre no Senhor outra vez digo regozijai-vos na versão que eu tenho atualizada diz alegrai-vos sempre no Senhor outra vez digo alegrai-vos toda a igreja comigo assim a alegrai-vos sempre no Senhor outra vez digo alegrai-vos amém.

E eu quero começar me pedindo licença vocês para eles fazer uma pergunta é uma pergunta pessoal e eu estou convencido de que vocês não gostam de perguntas pessoais e aliás nós não gostamos de perguntas pessoais Porque toda a pergunta pessoal invadir a nossa privacidade em toda pergunta pessoal nos põe contra a parede bom e nós não gostamos que ninguém vaga.

Nossa vida sem pedir licença e a pergunta que eu quero fazer para você esta se uma pessoa feliz é só pessoa alegre e não precisa ter muita pressa para dar essa resposta não porque essa pergunta não é tão simples e nem é tão óbvia com o parece eu explico em 1991 nós estávamos na África do Sul visitando a missão pacisa bantu e uma pessoa que nos acompanhava I perguntou a esposa de um missionário daquela missão.

Se você submissa ao seu marido e a mulher deu uma resposta inteligente cima ela respondeu assim eu posso lhe garantir que meu marido me ama mas se eu sou submissa a ele ou não essa pergunta não tem que ser feita bem Tem que ser feita a ele e eu achei magnífica a resposta então vamo dar minha pergunta a sua mulher Pode garantir que você é um homem feliz G1 o seu marido Pode garantir que você é.

Uma mulher feliz e lá em provérbios 31 diz que os filhos da mulher virtuosa se levantavam e assim mamãe uma mulher de tosa mamãe uma mulher feliz seus filhos podem ver isso a seu respeito e seus pais pode dizer isso a seu respeito seu namorado sua namorada seu noivo sua noiva pode ser isso a seu respeito os seus parentes podem dizer isso a seu.

Respeito seus colegas de escola de trabalho podem dizer isso a seu respeito os membros da sua igreja podem ser isso a seu respeito e é muito provável que essas alturas você já esteja criando aí Alguns mecanismos de defesa no seu coração e talvez você possa até estar dizendo assim pastor estava fazendo essas perguntas porque não conhece a minha vida porque se eu contar minha história até pedra chora e talvez você possa até argumentar assim Mas será que dá para ser feliz hoje no.

Mundo de tanta injustiça tanta violência tantas desigualdades Será que dá para ser feliz E quando eu penso nisso eu me lembro que Paulo escreveu esse texto não hospedado no hotel cinco estrelas em Roma Paulo escrever esse texto de uma prisão Algemado no corredor da morte na sala do martírio com um pé na Sepultura com a cabeça debaixo da espada de Roma e ele escreve assim alegrai-vos sempre no Senhor outra vez digo alegrai-vos fazer.

Nos ensina a 30 das aqui primeiro alegria do cristão não é uma opção é uma ordem Esse é um mandamento a ser uma pessoa triste é um pecado vão pecado de desobediência a uma ordem Expressa de Deus eu fiz porque o evangelho que nos alcançou é Boa Nova de grande alegria e o reino de Deus está dentro de nós e alegria no Espírito Santo o fruto do espírito é a alegria EA ordem de Deus é.

Alegrai-vos para você pode perguntar sim alegrar-se quando mesmo e sempre então vou fazer uma pergunta para você você tem problema na sua vida o seu que tem na minha e de vez em quando a grana fica curta na sua casa também o celular em casa que fica a dívida alguém de vez em quando alguém que a doença na sua família também eu sou na minha que fica e quando Paulo diz assim alegar você porque que ela tá querendo dizer é que a alegria do Cristão além de ser imperativa é também ultracircunstancial.

Tudo depende circunstância é porque está feliz quando tá tudo bem Até O ateu consegue é o grande desafio ser uma pessoa feliz apesar das circunstâncias adversas é isso porque a alegria do cristão não é um sentimento não é uma emoção e alegria do Cristão é apenas presença de coisas boas me apenas a ausência de coisas ruins alegria do Cristão é uma pessoa alegria do Cristão é Jesus quem tem Jesus uma pessoa feliz quem não tem.

Jesus não é uma pessoa feliz por isso a alegria do Cristão é imperativa é ultracircunstancial e é cristocêntrica Porém você não se seu psicólogo nenhum grande entendedor da alma humana para perceber que nem todos os crentes salvos em Cristo estão desfrutando dessa alegria eu posso olhar para as pessoas passa conversar com elas se você vai ver em muitos como que uma aula de tristeza ao redor do seu rosto que tá acontecendo.

Veja Também, Vai te Interessar:

    E eu não tenho dúvidas de que alguém está saqueando roubando espoliando essa

    Alegria e eu quero remeter vocês ao texto de Primeiro Samuel 30 quando diz que Davi chegou em ziclague com seus homens onde estavam suas respectivas famílias e viu que a cidade tinha sido queimada ferida goleada pelos amalequitas e tem levado embora os filhos as filhas as mulheres e com Davi viu aquela cena ele chorou até não ter mais forças para chorar ele muito se angustiou seus homens queriam.

    Apedrejá-lo porém ele se reanimou no Senhor seu Deus e clamou a Deus em oração e perguntou Deus pensei querer um bando alcançar Way em outras palavras está perguntando perguntando assim para ter os Deus eu estou levando de goleada do inimigo que eu vou aceitar passivamente a decretação da derrota ou eu vou reagir eu e Deus respondeu para o Davi vai age Davi Porque tudo que o inimigo tomou de você você vai trazer de volta.

    É o Deus que estamos servindo nesta noite o Deus da Restituição que pode trazer de volta a paz para a sua alma ele pode trazer de volta a alegria para o seu coração ele pode trazer de volta harmonia para o seu casamento ele pode trazer de volta a restauração para sua família Tu vais hoje precisamos perguntar Quais são esses ladrões que estão roubando a nossa alegria e eu entendo que a carta de Paulo aos Filipenses foi escrita exatamente para nos apontar Quais são os ladrões Esse é a carta da Alegria e em.

    Cada capítulo desta carta a um ladrão diferente alegria que ladrões são esses com a sua Bíblia aberta que o bebê em Filipenses vamos identificá-los por favor primeiro lugar confira e capítulo primeiro Versículo 12 G1 São Paulo diz assim meus irmãos e eu quero certificar vos e que as coisas que me aconteceram tem antes.

    Contribuído para o progresso do Evangelho preste bem atenção disso as coisas que me tem acontecido ao que me aconteceram e as coisas que nos acontecem são as circunstâncias da vida e as circunstâncias da vida são primeiro ladrão da Alegria sabe por quê Porque as coisas acontecem com você querendo você ou não gostando você ou não planejando você ou não aí circunstâncias acontecem à revelia da sua vontade ao arrepio do seu querer acontecem de súbito sem que.

    Você esteja esperando e às vezes não manda um telegrama não tocam a campainha arrombam a porta da sua vida e transformam as suas emoções Esse é um acidente grave e é uma doença súbita e onde vasto doloroso Esse é o luto traumático é uma traição amorosa e tem uma perda financeira radical.

    Isso é um fato que chega na sua vida e Mexe com as suas entranhas e transforma a sua mente que o seu coração a sua vida e pense comigo nessa cena um pai e uma mãe cria uma menina com todo o desvelo é esse pai com muita alegria bom e com senso de dever cumprido leva essa menina ao altar no dia do casamento eu e essa menina se casa na expectativa de construir um lar feliz para logo.

    Depois descobrir casou-se com um homem Rude um homem fiel um homem violento e vai transformar a sua vida que vai fazer o seu projeto felicidade um interno existencial e aquele casamento que começou para ser um projeto de vida termina machucado ferido transtornado nas barras de um tribunal por um doloroso de voz se você não tomar cuidado que você vai vir embora sua alegria você vai ao médico um exame de rotina me descobre que está com a doença grave talvez incurável na Perspectiva da Medicina se você não tomar cuidado você.

    Vai vir embora só alegria e você trabalhou dedicou-se economizou investiu grande ou formam um patrimônio de repente uma decisão errada você pede anos anos anos anos de trabalho se você não tomar cuidado você vai vir embora só alegria 15 anos 10 anos 20 Anos 30 anos de vida conjugal de fidelidade e respeito de amor de carinho de afeto de repente uma punhalada nas costas uma traição uma.

    Separação amarga onde voz jogando osu Se você não tomar cuidado isso leva embora

    Sua alegria circunstâncias circunstâncias circunstâncias e quando Paulo diz assim para nós meus irmãos eu quero que vocês saibam que as coisas que me aconteceram não tirar minha alegria não contribuíram para o progresso do Evangelho é preciso perguntar para falta e coisas são essas fala o que que aconteceu com você Oi e ele poderia fazer um resumão para nós.

    Bom dia poderia dizer assim olha eu fui para o Seguir em Damasco eu fui rejeitado em Jerusalém Foi esquecido em Tarso eu fui apedrejado em listra eu fui preso é açoitado em filipos eu fui escorraçar de tessalônica eu vou enxotado de beréia eu fui chamar de tagarela em Atenas eu fui chamado de impostor em Corinto enfrentei feras em Éfeso eu fui preso em Jerusalém eu fui acusada em cesareia em frente o naufrágio para Roma eu fui picado por uma cobra em Malta eu cheguei roupa preso e Algemado mas eu quero que vocês.

    Saibam que as coisas que me aconteceram tem antes contribuído para o progresso do Evangelho fecha eu não queria caso esse ou não crer sorte vez eu não querem azar é seu não quem meter mesmo esse homem tem medo de olho gordo restou não tem medo de sexta-feira treze região sabe que a mão de Deus dirige o seu destino ele escreve nesse primeiro Capítulo de Filipenses porque ele estava preso 3 que aconteceram primeiro a igreja foi mais encorajada pregar quando a igreja.

    De roma viu que Paulo preso estava evangelizando mais jeito que eles mexeu com eles é uma stegmann de Saudosa memória tem um método dizer infalível de crescimento igreja eu pessoalmente não gosto muito é mas é disse que é melhor forma de levar a igreja crescer e botar os pastores na cadeia o que os pastores foram presos a igreja se levanta o look Paulo estava preso diz ele toda.

    Guarda pretoriana bem como os demais tomaram conhecimento das suas cadeias em outras palavras ouvir o evangelho agora você pergunta o que era guarda pretoriana a guarda pretoriana era guarda de Elite do Imperador eram soldados a mais alta patente do império era um 16 soldados de Skol gente que trafegava livremente pelos corredores do Palácio e exerciam influência política no império que que aconteceu Paulo era um prisioneiro político Qual era cidadão de Roma e ele estava na sob a égide do Imperador.

    Portanto durante dois anos em três turnos por dia com saudade que tá Algemado a ele e o quê que pode fazer evangelho deles evangelho neles evangelho neles se Paulo estivesse solto ele jamais teria chance de evangelizar aquele tipo de gente e depois de dois anos toda a guarda pretoriana estava evangelizada e os membros o palácio estava evangelizadas e quando quando Paulo escreve essa carta de Roma diz lá no.

    Capítulo 4 verso 22 ruasantos vou saúdam especialmente os da casa de César um mero quero o imperador da época eu não sabia de uma coisa mas Deus o havia constituído em Presidente das Missões estrangeiras do império é porque havia colocado a dentro do Palácio maior Evangelista E missionário da época e diante dele se o auditório Quando você pensa que é sua vida está de ponta-cabeça é a mão de Deus que está dirigindo o seu destino.

    É porque Paulo sua presa em terceiro lugar eu não podia visitar as igrejas que que ele fez começou a escrever cartas e as cartas da primeira prisão Efésios Filipenses Colossenses Filemon se Paulo estivesse solto talvez você e eu não teremos essa joias na nossa Bíblia e se você não olhar para circunstâncias da vida sob a perspectiva da providência de Deus você perde alegria mas eu quero.

    Ver para você uma coisa nem um fio de cabelo da sua cabeça pode ser tocado sem que Deus saiba sem Que Deus permita sem Que Deus tenha um propósito e vamos ao segundo ladrão da Alegria Capítulo dois por favor e é Versículos 3 a 5 Paulo diz assim nada a passagem por partidarismo vã Glória mas por humildade Considerando o cada um outro superior a si mesmo não tem em vista O que é propriamente seu Senão.

    Também cada qual que é dos outros tende em Vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus segundo ladrão da Alegria são as pessoas e eu quero dizer para você que nós sofremos mais por causa de gente porque por causa de coisas as pessoas nos fazem chorar mais do que as circunstâncias e sabe por quê que as pessoas nos decepcionam bom e nós decepcionamos as pessoas.

    E é por isso que é impossível ter uma vida saudável um casamento saudável uma família saudável uma igreja saudável sem o exercício do Perdão nós temos Queijos uns dos outros nós erramos com os outros nós pagamos uns com os outros e eu quero dizer para você que o perdão é vital o perdão não é fácil mas ele é necessário a Jesus Cristo chegou dizer o seguinte se você não perdoar você não pode orar.

    Você pode até orar mas não vai valer nada e se você não perdoar se não pode trazer a sua oferta ao altar e se você não perdoar você não pode adorar a Deus se você não perdoar você não pode ser perdoado se você não perdoar você adoece fisicamente emocionalmente espiritualmente se você não perdoar você entregue aos verdugos da consciência da os flageladores da aula você não tem paz É mas o perdão gente é uma questão de bom senso sabe de bom senso sabe por quê de bom senso.

    É porque Guardar mágoa no coração e é autofagia o alto-falante auto-destruição é a mesma coisa você beber um copo de veneno tem essa coisa quem vai morrer é como se guarda mágoa no coração você acaba convivendo com a pessoa que você menos gostaria de conviver na vida 24 horas por dia essa pessoa também na você ela controla sua mente ela controla Suas Emoções você vai chegar em casa cansado para tirar uma soneca essa pessoa se.

    Deita do seu lado se transforma no seu pesadelo aí você chega em casa com fome para tomar um lanche essa pessoa se assenta mesa com você e tira o seu apetite você vai ser de férias com a família essa pessoa pega carona com você estraga as suas férias a única maneira de ser livre é perdoar o perdão é fácil não mas ele é necessário não é necessário talvez a dor mais aguda.

    Que eu já senti na minha vida e eu já senti muitas foi quando eu receber um telefonema no começo do meu ministério me informando que meu irmão que acabaram de fazer 27 anos no dia anterior tinha sido assassinado 11 igual peixe faca todos os mortais pelo primeiro da sua mulher e a dor foi tão cruel que quando eu recebi a informação eu perdi a voz.

    E eu me lembro que quando Deus restaurou minhas forças a primeira palavra que lhe pôs na minha boca foram essas palavras eu perdoou o assassino eu não tinha outra opção whole perdoava o a2ia ou perdoava ou minha vida transformar-se-ia no inferno ou perdoava ou teria que abandonar o ministério mas eu quero ver promoção a coisa nessa noite o perdão é maior do que o ódio o para o perdão é maior do que a mágoa o perdão cura o perdão liberta o perdão restaura o.

    Perdão a assepsia da Alma o perdão é a faxina da mente o perdão alforria do coração perdoar é lembrar sem sentir dor é mas eu só fui entender perdão no dia que eu entendi uma parábola que Jesus contou a parábola do credor incompassivo Jesus contou que o rei acertava conta com seus súditos reencontrou um servo que lhe devia dez mil talentos não tendo com que pagar o rei o rei mandou vender sua mulher seus filhos o homem teve pediu misericórdia provei tem paciência comigo e tudo te Pagarei o rei perdoa ele a dívida de dez mil talentos lá na.

    Frente aquele camarada encontrou um um outro indivíduo que lhe devia também cem denários não tendo como que ele pagar uma pediu misericórdia registando um tem paciência com você não agarrou cidadão disse paga o que você me deve se dar um jogo você na cadeia e o rei ficou sabendo disso ficou muito irado mandou chamar aquele homem lá disse servo malvado eu perdoei você dez mil talentos e você não pode perder o.

    Seu conservo cem denários depois você vai ser entregue Aos verdugos aos congeladores até que você pague o último centavo Bom Jesus termina a parábola dizendo assim assim Vosso Pai Celeste vos fará sido íntimo não perdoardes uns aos outros a parábola terminou e eu não entendi quase nada quase nada sabe que agora entendi quase nada e eu não sei quanto vale 10.000 talentos também não sei quanto vai Centenários.

    Ficou o Dito pelo não dito Jesus tá usando a moeda que eu não conheço e na verdade Jesus um contou aqui apenas uma parábola Jesus contou aqui uma hipérbole um exagero nenhum judeu podia de ver dez mil talentos no primeiro século nem O Judeu sabe quanto vale 10.000 talentos com talentos são 35 kg de ouro há dez mil talentos são 350 mil kg de ouro e para você ter uma ideia todos os impostos da Galileia pereia EA Judeia.

    Samaria durante um ano era 800 talentos 10.000 Talessa Eram todos os impostos da Nação durante 13 anos naquela época o salário de um trabalhador era um Denário por dia para um homem juntar dez mil talentos ganhando um lendário por dia Ele teria que trabalhar e nem interruptamente 150 mil anos Me manda aquele homem diz para o rei tem paciência comigo que tudo eu te Pagarei tá fazendo uma promessa que jamais.

    Poderia cumprir mas talvez você pergunte mas eu não tô entendendo Então porque é que Jesus contou uma parábola com uma conta tão grande assim Padilha tão imensa assim e sabe por quê e o que é esse o tamanho da sua dívida e da minha dívida com Deus a nossa Diva com Deus era impagável e Deus numa perdoou completamente louvado seja o seu nome.

    é só aqui lá na frente aquele homem encontra alguém que ele deve ser enganar isso que são Centenários 100 dias de serviço e o camarada que tinha acabado de receber um perdão de 150 mil anos não consegue liberar um perdão de três meses e 10 dias Qual a proporção de dez mil talentos para sair denários dez mil.

    Talentos são 600 mil vezes mais do que cem denários eu tinha acabado eu tinha que você tem o Pedrão 600 mil vezes maior não consegue Ribeirão perdão 600 mil vezes menor sabe que Jesus queremos ensinar essa parábola você e eu nunca vamos poder eu não perdoo Fulano eu não perdoo beltrano eu não perdoo se clã porque fui muito humilhado muito machucado muito ferido só fica vendo me ensina Você e eu devemos perdoar Assim como Deus em Cristo nos perdoou e como é que Deus os.

    Perdoou Deus perdoa os nossos pecados e deles não mais se lembra você pensar pastor mas é aí que eu me encrenco que eu me em branco o que perdoar até perdoo mas esquecer não consigo não não consigo e eu vou perguntar para você nessa noite você não consegue mesmo não não consegue se você não consegue esquecer e se você não consegue esquecer o tem.

    Uma boa notícia para lhe dar O que significa que você não tem amnésia e eu quer dizer para você nesta noite que Deus também não tem amnésia quando a Bíblia diz que Deus perdoe esquece a Bíblia não está querendo dizer que Deus tem amnésia só Deus sabe tudo Se Deus é onisciente a Deus não tem perda de memória Ah mas então o que que a Bíblia quer dizer que Deus perdoa esquece família quer dizer que Deus nunca mais joga no.

    Seu rosto um pecado que ele já perdoou que Deus nunca mais compro de você uma div aquele já perdoou portanto perdoar é lembrar sem sentir dor e a igreja de filipos é maravilhosa missionária sabia missionária aquela igreja ajudou o Paulo quando o Paulo estava em tessalônica aquela igreja ajudou Paulo quando Paulo estava em Corinto aquela igreja ajudou o Paulo quando o Paulo estava em Roma naquela igreja ajudou os pobres da judéia porta para fora ela era uma benção porta para.

    Dentro um problema e até as mulheres vai querer brigar não Ah tá lá no capítulo 4 verso 2 rogo a evódia e rogo a síntique pensem concordemente o senhor asmas estão brigando para ter a cabeça da igreja Oi tia gente igreja que trabalhava desde que ele aparecesse vã Glória Oi tia gente que tava até engajada ver que o grupinho dele aparecesse partidarismo Oi tia jet na igreja e Paulo talvez estivesse escutando esse relatório falar para você que não tá aqui tem gente vê.

    Que dá assim copo de bicarbonato tem jeito não Paulo já sim então gente tende em Vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus porque ele sente o teus foi pregado naquela Cruz e mesmo sofrendo a mais alta em justiça lá da Cruz ele ainda roubou e disse pai perdoa-lhes porque não sabem o que fazem.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=iH7ZcZWzN48

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem