Estudando em Provérbios - Lição 89 - Paul Washer (Dublado)

Estudando em Provérbios - Lição 89 - Paul Washer (Dublado) E aí Olá bem-vindos de volta nosso estudo no livro de provérbios Estamos chegando ao final do capítulo 4 vocês podem acreditar nisso e eu espero que nós tenhamos aprendido muito a respeito da sabedoria de Deus mas quando eu digo isso eu espero que nós tenhamos aprendido a respeito da sabedoria de Deus e a sabedoria de Deus a maior.

Revelação da sabedoria de Deus E essa é a pessoa de Jesus Cristo se lembrem jovens Eu Não Vou permitir que vocês estudem O Livro de Provérbios sem conhecer muito de Jesus Ele é tudo e a razão pela qual nós queremos ser sábios é por causa dele mas queremos Honrar ele vem vamos ler a Capítulo 4 Versículos 20 a 27 e a menos que haja alguma coisa estranha no caminho nós.

Vamos terminar hoje o filho meu atenta para as minhas palavras aos meus ensinamentos inclina os ouvidos nos deixes apartar-se dos teus olhos guarda-os no mais íntimo do teu coração porque são vida para quem os haja e saúde para o seu corpo sobre tudo que se deve guardar guarda o coração porque dele procedem as fontes da vida desvia de ti a falsidade da boca e afasta de ti a perversidade dos lábios.

Os teus olhos olhem direito e as tuas pálpebras diretamente diante de ti Pondera a Vereda de teus pés e todos os seus caminhos sejam retos não declines nem para a direita nem para a esquerda retira o teu pé do mal e vamos ao Senhor em oração e o pai conforme chegamos ao final deste Capítulo ó querido Deus por favor trabalho em todas as nossas vidas mas.

Especialmente Senhor na vida dos jovens um dos jovens que estão estudando através do Livro de Provérbios o Senhor faça que ele enxerga em Cristo faz com que eles amo em Cristo honrem o teu filho Pai ensinando a caminhar em seus mandamentos e que Cristo possa ser o centro Para eles a rocha sobre a qual eles descansam.

A única fonte deles de salvação Oi querido Deus nos ajude hoje nós vivemos em um lugar tão obscuro e perverso use esta mensagem de hoje para ajudar os jovens a Navegar por este mar cheio de Campos minados o campo minado deste mundo caído em nome de Jesus amém Ok então vamos aqui nos Versículos 26 e 27 Vans vamos fazer aqui uma revisão geral antes nos Versículos 20 a 22 somos.

Estudando em Provérbios - Lição 89 - Paul Washer (Dublado)

Chamados para prestar atenção para prestar atenção a palavra de Deus então no Versículo 23 nós precisamos prestar atenção aos nossos corações devemos zelar pelo nosso coração então no 24 nós devemos prestar atenção as nossas bocas o que nós falamos o que nós estamos conversando porque como aprendemos o que sai de nossa boca é uma demonstração do conteúdo os nossos corações e os mudaram na sua boca EA direção dos nossos pés e o que nós.

Fazemos com as nossas mãos nós temos que lidar com o coração agora no Versículo 26 Pondera a Vereda de teus pés e todos os seus caminhos sejam retos não declines nem para a direita nem para a esquerda retira o teu pé do mal a uma navegação aprender a caminhar em um lugar muito muito obscuro e perigoso e jovens não tenham medo no sentido de.

Ficarem paralisados de medo mas permita que a realidade deste mundo caído e o tio se infiltre no entendimento de vocês vocês percebem que vocês estão caminhando ali nas Linhas Inimigas e o que não a luz deste mundo e que existem perigos por todo lado e se vocês quiserem chamá-los de bombas ou armadilhas saibam que existem armadilhas existem armas e todos os lugares e vocês e eu Nós precisamos aprender como Navegar por essa vida e nós não iremos sobreviver fazendo o que é reto aos.

Nossos próprios olhos e certamente fazendo o que é reto aos próprios olhos deste mundo caído bom então vamos dar uma olhada neste texto vamos começar no Versículo 26 ele diz Pondera a Vereda de teus pés literalmente limpe o caminho para o seu pé caminhar deixa o caminho Limpo Claro e em seguida caminho A ideia é ponderar a respeito do caminho que os seus pés vão caminhar Olha Para onde você está caminhando.

Agora eu sempre digo digo sabe quando mesmo quando eu era um garotinho nós irmos pescar na lagoa nos pântanos rios ou algo assim a gente sempre observava aqui onde a gente colocar o pé porque onde eu moro havia uma coisa chamada água mocassim e não é um sapato é a cobra mais feia mais perversa no planeta alguns poderiam falar assim então como meninos nós fomos ensinados que sempre deveríamos observar onde a gente tava colocando o pé e se você está precisando.

Em uma pilha sim e para por quê porque pode haver uma daqueles mocassins de baixo ali e você não pode enxergar Pondera a Vereda de teus pés agora quando nós vamos aí Efésios 5 nós vemos uma aplicação no Novo Testamento nos Versículos 15 a 17 ele diz portanto tenha cuidado literalmente Olhe com cuidado é o mandamento como você anda Não ande como homens insensatos mas como homens sábios.

    Agora é como um homem insensato anda quando

    Olhamos no livro de provérbios nós temos que um tolo ele é rápido para correr para o perigo mesmo sem pensar nisso ah quando eu era Especialmente quando eu comecei a trabalhar lá no peru eu ia para a selva a eu era como uma sombra para os peruanos que conheciam muito bem à Selva Eu sabia que eu eu não tinha sabedoria que eles.

    Tinham em relação a qual rio poderia nadar o onde descer do barco qual animal podia tocar o qual caminho poderia escolher Eu sabia que eu não sabia tudo isso que que eu não sabia que eu não era sabe não quis dizer a respeito da certo agora quando eu era um garoto você poderia me colocar em Um Bosque eu poderia caçar Esquilos o dia todo eu não ia me perder mas a selva é completamente diferente agora vejo que está acontecendo Eu reconheci eu estou fora do meu local e v e as coisas que um.

    Homem sabe o fase reconhece veja eu estou em um lugar perigoso eu não consigo ver os perigos eu estou fora do meu habitat eu preciso de orientação e essa orientação Clara encontrada na palavra de Deus ele disse não andem como os homens insensatos andam mas como os homens sábios e uma das grandes características de um homem sábio é o que ele recebe a instrução não é Nós aprendemos no início do nosso estudo e de onde nós devemos receber essa instrução do mundo não o mundo caminha.

    Nas trevas Ele ama as trevas e odeia a luz recebemos instruções para sermos sábios através das escrituras agora ele diz ao que é muito importante portanto vede prudentemente como andais não como néscios e sim como sábios remindo o tempo porque os dias são maus E agora o que ele quer dizer bem aqui está o que vocês precisam perceber a as avós costumavam dizer isso o tempo todo.

    Que a ociosidade a cabeça vazia e Oficina do Diabo e tantos jovens hoje em dia estão simplesmente ociosos ou estão fazendo coisas que de verdade não tem muita substância para eles muitas vezes coisas perigosas na mídia nos videogames e outras coisas assim então eles não estão fazendo o melhor uso do tempo deles Se eu soubesse que eu tinha 24 horas antes de ter que entrar e caminhar por um campo que estava completamente cheio de Minas escondidas com explosivos por baixo eu.

    Provavelmente gastaria nas próximas 24 horas estudando o mapa para ter certeza de que não iria pisar em uma delas uma das maneiras de fazer a melhor o seu tempo de nosso tempo estudando a palavra de Deus falando sobre a palavra de Deus Caminhando com ovo o e fazendo coisas que são produtivas a alguns pais Vem a mim muitas vezes sabe os meus filhos estão constantemente sabe ele simplesmente correm de uma maneira selvagem em casa e eu disciplina eles eu faço todas as coisas diferentes Eu disse.

    Bem alguma coisa que você está esquecendo de perdendo as crianças são feitas para fazerem coisas agitadas elas precisam de coisa agitadas as precisam enlouquecer fazendo coisas adequadas por exemplo eu fui criado em uma fazenda e você não tinha muitos problemas com crianças fazendo bagunça dentro de casa porque você trabalhava o dia todo na fazenda você estava ocupado você não estava fazendo coisas ociosas você está fazendo coisas físicas que ia te cansar Você entende bem aqui na parte.

    Espiritual não é apenas que nós queremos evitar fazer coisas ruins não queremos ficar ansiosos com o nosso tempo você entende se você vai rejeitar o que o mundo te oferece isso não suficiente você também tem que as a sua vida o que Deus quer isso requer tempo requer disciplina se entregue as coisas produtivas E acima de tudo cresça no conhecimento das escrituras a remindo o tempo porque os dias são maus então não seja tolo mas.

    Entenda Qual é a vontade do senhor o ok jovens deixa eu fazer uma pergunta qual é a vontade do senhor No que diz respeito a como a respeito a sua atitude em relação a seus pais vocês podem ir as escrituras e me mostrar qual deve ser a sua atitude ou para a com uma pessoa mais velha que está na sua casa qual deve ser a sua atitude como você deve agir você pode ir para escritura e me mostrar se você dizer que não então o.

    Que está acontecendo nessa área Pelo menos você é um tolo Por que você tá vendo aqui só nos restam

    Duas opções você quer entender com a vontade do Senhor e você aí você sabe porque você entende cumpre e faz ou você não entendi qual é a vontade de Deus e você não faz isso e você está na outra categoria dos tolos você entende eu quero que vocês enxergam que isso é mais do que simplesmente olha assistir um vídeo de 25 minutos borracha eu quero ver que vocês entendam que a a semente importante você entende isso e.

    Os pais se você tiver escutando vocês deveriam pensar a respeito e como falar com seus filhos dos mandamentos das escrituras em relação aos seus pais como Deus diz que eles deveriam agir Isso faz parte do ensino dos seus filhos para eles não serem tolos ensinando eles Qual é a vontade de Deus então quando ele diz no Versículo 26 em provérbios 4 sabe Pondera a Vereda de teus pés uma ideia de Pondera a limpa Lia o céu onde seu pai vai passar agora outra.

    Tradução um significado possível diz nivele o caminho onde os seus pés irão passaram a ideia é remova toda a sujeira o embaraço é uma passagem maravilhosa Hebreus Capítulo 12 versículo um portanto também nós Visto que temos a rodear-nos tão grande Nuvem de Testemunhas desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tem na e nos assedia corramos com perseverança a carreira que nos está.

    Proposta Esse é um caminho Limpo Claro nós precisamos também nos livrar de complicações embaraços veja Os Pequenos pecados e se transformam pecados grandes e eles começam a afetar o nosso caráter e a de formar o nosso caráter e isso torna impossível para nós caminhamos uma maneira que agrada a Deus o que você.

    Deve fazer o que você quer fazer é eliminar essas coisas desde lado diz aqui no livro de Hebreus todo o embaraço para você poder correr agora como eu disse acho que antes é quando eu era um menino eu era bastante fraco meu pai colocou aquelas botas grandes em mim e depois disse que colocou aqueles presos no Meu tornozelo para mim correr e aqueles pesos nos tornozelo aquelas botas grandes atrás do caminhão agora é mas quando eu participava de um esporte seja basquete Cross Country ou.

    Qualquer coisa Eu não estive eu não estava com aquelas Botas e eu tava com sapato apropriado e certamente não tinha nada no meu tornozelo pesando então nós tiramos as botas e colocamos sapatos mais leves que podia se mover mais rápido ou pelo menos rap para mim tiramos os pesos de tornozelo porque removemos tudo o que iria me embaraçar e me impedir de caminhar como eu deveria também a ideia de embaraçamento no caminho tenha muito muito cuidado a porque você você pode se desviar do.

    Caminho e caminha onde você não deveria caminhar porque a cheio de todos os tipos de tentações para fazer com que você se desv a agora então a Pondera a Vereda de teus pés Versículo 26 Versículo 27 não declines nem para a direita nem para a esquerda o ok então o que significa a caminhar na vontade de Deus nem mesmo a próxima vontade de Deus ao extremo mas apenas bem no meio ali ó.

    Mantendo tudo equilibrado alinhado no meio da vontade o centro da vontade de Deus muitos pregadores disseram que caminhar na vontade de Deus é como caminhar em um caminho Muito estreito como uma vala Estreita e profunda perigosa melhor talvez havia umas Em ambos os lados você pode cair desse jeito você pode cair daquele jeito você precisa ficar bem no centro da vontade de Deus.

    E na vontade de Deus agora outra coisa que eu quero dizer a respeito disso é isso evite os extremos evite os extremos deixa eu dar um exemplo é a vontade de Deus para é um homem ter um ministério sim é na igreja mas se a Digamos que o homem é casado Deus também tem uma vontade para aquele homem EA sua esposa sim ele tem ele deve fazer certas coisas de acordo com a vontade de Deus para sua esposa ele tem.

    Filho Sim então ele supostamente tem que fazer certas coisas que são a vontade de Deus para seus filhos então quando eu quero dizer não vá o extremo Algumas pessoas dizem que eu vou ministrar Essa é a vontade de Deus e o problema é eles vão ao extremo devotam a sua vida ao Ministério negligência as suas esposas e filhos então quando eu digo no centro estou dizendo para perceber assim é a vontade de Deus mas se você tenta fazer o que você pensa que a vontade de Deus e deste lado aqui você negligenciar.

    A vontade de Deus o outro lado você está fora da vontade de Deus nós queremos viver vidas balanceadas aqui de dentro da providência de Deus é especialmente na providência de Deus para cada um de nós agora caminhando no meio como andamos no meio pelos mandamentos através dos mandamentos provérbios narrativas ensino os ensinos como nós devemos caminhar caminhamos no centro da vontade de Deus assim a conhecendo a vontade de Deus como nós conhecemos a.

    Vontade de Deus conhecendo a vontade de Deus na sua palavra jovens sempre vamos bater e voltar nisso talvez você só precisa assistir a primeira sessão de provérbios e pronto porque sempre vai ser a mesma coisa e eu posso te ensinar o livro de provérbios mas se você não obedecer se você não obedecer a verdade primária de que nós precisamos a revelação de Deus nós precisamos da sua sabedoria se você não.

    Obedece isso e começa a procurar a sabedoria de Deus a palavra Então isso não vai te ajudar muito bom então caminhamos no centro da vontade de Deus Seguindo os mandamentos EA Sabedoria das escrituras vamos olhar para um texto do Antigo Testamento e um do novo Salmos 119 105 a tua palavra é lâmpada para os meus pés e você sabe que não precisamos de uma lâmpada luz Ah se todo mundo ao seu redor está cheio.

    De luz é mas todo o nosso mundo está cheio de escuridão espiritual escuridão espiritual e vocês não são uma boa bússola e vocês não são uma boa bússula mas a palavra de Deus é uma luz e uma bússola E é disso que nós precisamos como nós fazemos para navegar eu me lembro de uma vez eu entrei em uma Oi Mara Grande arborizada para caçar.

    E eles disseram que era algo do tipo 175 mil acres ou algo do tipo assim uma floresta e eu me lembro que eu Segui as Cordilheiras aí se você tem que fazer você segue uma cordilheira segue as ravinas e de repente eu percebi que eu não podia ir mais longe eu não tinha uma bússola telefone celular certamente não ia funcionar e se eu me perdesse entre aquelas crises eu estaria com problemas você entende eu precisava de uma bússola embora eu estivesse acostumado desde criança na Florença neste caso eu.

    Precisava de uma bússola eu precisava saber para onde estava indo você precisa de uma bússola você deve ter uma bússola para navegar nas escuridões espirituais este mundo essa bússula é a palavra de Deus segunda Pedro Capítulo 1 Versículo 19 temos assim tanto mais confirmado a palavra profética e essa palavra profética das escrituras é ciumento e fazer bem atendê-la é a.

    Minha me lembro de quando dos meus filhos ia casar comigo e tinha o nove dez anos eu me lembro do meu filho o Eva ele tinha cerca de nove anos e nós estávamos em um uma espécie de uma área pantanosa é tipo 4 da manhã e com um grupo de homens e aí que nós iríamos sair por conta própria e o meu filho ele pensava aí para uma árvore onde ele pudesse caçar e E ele disse pai e eu posso lidar com isso eu posso atravessar este ponto sozinho e.

    E eu disse você faria bem filha e me deixarem com você dessa vez agora eu acho que no dia seguinte Ele foi sozinho mas eu disse para ele eu disse você faria bem deixar o pai com você você poderia passar por esse pântano bem rápido então ele está dizendo fazer bem atender a prestar atenção Ok a como a uma Candeia a palavra é como uma cadeia que brilha em lugar Tenebroso um lugar escuro um breu uma escuridão não só não.

    Será capaz de te mostrar o caminho certo mas vai tentar te convencer aí pelo caminho errado você precisa de uma lâmpada você precisa da palavra de Deus e até que o dia clareie EA estrela da alva nasça em vosso coração a palavra de Deus precisa se tornar uma parte de vocês O que é simplesmente um lembrete constante como uma luz constante constantemente respondendo as perguntas que são colocados diante de vocês porque vocês não apenas vão ler e estudar vocês vão entender lesar.

    Jovens se tudo que vocês aprendem a a parte desse estudo é que você precisa de Cristo e da palavra de Cristo então vocês aprenderam suficiente agora ele diz a face teu pé do mal a Face o teu pé do mal agora está dizendo quando vocês chegaram mal fuja fuja Não fuja é a de algumas algumas pessoas em sua ousadia pensando que são espirituais suficiente para lidar com o problema de Tentação eles estão tentando a Deus Deus.

    Diz para se afastar disso quando você vir vindo vai na outra direção Vá para outra direção eu sei que muitas pessoas que eu disse pulei e ajudei tiveram problemas com drogas e problemas com álcool e e sabemos o passado deles Eles simplesmente não foram e setas ruas não foram certas ruas porque aquelas eram as tabernas que eles frequentavam antes então eles não iam passar naquela rua a menos que fosse comigo para testemunhar.

    Ou algo assim mas eles não iam descer naquela rua porque por causa disso eles estavam se afastando afastando o Pedro mal é o mesmo que tentar a Deus se colocando em uma posição onde Deus teria que intervir sobrenaturalmente para trazê-los para fora e a sabedoria quer que vejamos o mal vindo Você entende enxergar ele vindo a e se afastar disso havia momentos como lá na Amazônia quando você está digamos em um algo que você conheceria como um.

    Barco Talvez um barco de alumínio e tem um motor externo e cerca de 18 polegadas de profundidade e você tinha várias pessoas Talvez lá e alguns equipamentos e você enxergará essas tempestades vindo pelo rio e Quem sabe um cara que não sabia o que estava fazendo e dizer ah eu ficar no meio do rio eu não tenho medo de me molhar e.

    Alguém como eu que já estava no rio há mais tempo dizia você deveria ter medo você deveria ter medo Você nunca viu uma tempestade como as que atingiram este Rio e se não levamos esse barco para a costa bem rápido podemos afundar afundar antes mesmo de chegarmos à costa então a coisas para ter medo e uma delas é o pecado acho que foi de Wesley que disse que gostaria de encontrar um grupo de pregadores que tem mil apenas duas coisas a Deus e o pecado não tentem a.

    Deus e não pinte a Deus não entra em problemas Quando vocês enxergarem isso evite isso isso é muito importante muito importante em relação a mídia se você tiver algum tipo de mídia algo na sua internet na sua casa com diferentes você precisa colocar a guarda bloqueio você precisa de muito cuidado os Edis retira o teu pé do mal aqui está o que eu quero falar respeita não não apenas fugir do mal e simplesmente mais.

    Nada ela você se afasta do mal você foge do Mal afim de fazer outra coisa para perseguir a justiça se você simplesmente enxergar o mal aqui você diz ok eu estou me afastando o mal Isso não é o suficiente você simplesmente naquele momento ali Ocioso e você está constantemente olhando para trás Então não é apenas ao mal olho Então eu não eu vou fugir disso mas existe o mal e eu vou fugir disso e eu vou correr para a justiça e eu estou indo me ocupar eu vou.

    Fazer a justiça e é muito mais difícil ser tentado quando você está ocupado com a justiça quando você está fazendo a vontade de Deus mas se você está simplesmente Sentado aí entre duas coisas de forma ociosa preguiçosa e não buscando a justiça então o mal vai ter muito muito mais influência sobre você e nós temos isso e segunda Timóteo 2 22 escute agora fuja das paixões da Mocidade e p Siga a fé EA retidão amor EA paz com aqueles que invoca o senhor.

    Com um coração puro você enxerga aqui duas coisas fugir e perseguir antes de tudo fuja das paixões da Mocidade Luxúria juvenis e embora sejamos cristãos somos aqueles que confiaram em Cristo fomos regenerados pelo Espírito Santo somos verdadeiramente cristãos a algo em nós chamado carne é algo que a a Esse aspecto não regenerado da nossa pessoa.

    Que ainda nos afasta e luta contra a justiça dentro de nós e diz que quando isso surgir Não Ceda não não crie expectativa olhando para essas coisas mas e injustas para que isso salte e te Atraia mas o que nós vamos fazer a perseguir o que a justiça O que que a justiça conformidade com a natureza EA vontade de Deus perseguir perseguir ela ir após ela ok.

    AVISO LEGAL: Nesta descrição contém links de afiliados, o que significa que se você clicar em um dos links do produto, receberei uma pequena comissão. Isso ajuda a apoiar o canal e nos permite continuar a fazer vídeos como este.Toda a responsabilidade de conteúdo é do produtor do canal. Para download, consulte o canal do autor:https://www.youtube.com/watch?v=BUEwWCA7rJ8

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem