O CRISTÃO E ANSIEDADE Rev. Hernandes Dias Lopes - Palavra

O CRISTÃO E ANSIEDADE Rev. Hernandes Dias Lopes - Palavra E aí eu convido você abrir sua Bíblia comigo na carta de Paulo aos Filipenses e ele pense Capítulo 4 E aí e Nós faremos a leitura dos versos 6 ao verso 9 e ele penses 4 6 a 9 E aí o.

Apóstolo Paulo escreve e não andeis ansiosos de coisa alguma e em tudo porém sejam conhecidas diante de Deus as vossas petições pela oração e pela Súplica com ações de Graças Oi e a paz de Deus que excede todo entendimento e guardará o vosso coração EA vossa mente em Cristo Jesus e finalmente irmãos tudo o que é verdadeiro tudo o que é respeitado Olá tudo que é justo tudo o que é puro.

Tudo o que é amável tudo o que é de boa fama se alguma virtude há e se algum louvor existe seja isso o que ocupe o vosso pensamento e o que também aprendestes e recebestes e ouvistes e vistes em mim isso praticai e o Deus da paz será convosco Amén e hoje eu quero conversar com vocês sobre um tema sobre o assunto.

O que atinge a todos nós e se formos honestos com nós mesmos e teremos que admitir o que num grau maior ou menor a todos nós enfrentamos esse problema chamado ansiedade E aí o segundo a Organização Mundial de Saúde mais de cinquenta por cento das pessoas que passam pelos hospitais são vítimas.

Dos chamados problemas e doenças psicossomáticas e os problemas da vida vão grudando em nós e nós vamos somatizando isso bom e muitas vezes nós ficamos extremamente anciosos a ponto de um dos mais expoentes representantes da Psicologia rolumei afirmar que a ansiedade é o mais urgente e o mais grave problema da nossa geração.

A ansiedade a democrática Ela atinge a todos e até as crianças e é curioso como nós estamos vivendo hoje a geração de crianças ansiosas também por elas né também poderás e as Crianças são expostas hoje a imagens de violência a desenhos animados de feitiçaria de coisa pesada se alguém já brincou que se você tiver coragem de assistir todos os desenhos da televisão brasileira de noite você não dorme com a luz apagada.

O CRISTÃO E ANSIEDADE Rev. Hernandes Dias Lopes

E a menina tá estressada Oi e a curioso que é pouco tempo lá em Vitória eu cheguei um dia e eu gosto de brincar com as crianças e de uma menina brincando assim bem distraída e eu me aproximei dela com muito jeitinho e esse assim filha que vi dou né ela olhou brava para mim tudo show é que bença e eu tomei um susto Porque jamais podia esperar a resposta dessa de uma criança já estressada.

É é é é mas é ansiedade atingir os nossos adolescentes é uma briga com espelho e as espinhas no rosto a pressão da família em relação e a vestibular e Enem resultados a ansiedade atingir os nossos jovens tô vendo o problema aí Traz um gás com quem casos quando o Casos que é que eu vou fazer da minha.

Vida eu consegui tirar o diploma Mas cadê o emprego Esse é o problema a ansiedade atingir os casais casados né a pressão da estabilidade financeira a pressão da garantia no emprego problema de estudos filhos hoje a educação virou indústria cara é caríssima.

O namoro dos filhos o medo de perder o emprego já na meia-idade que é que vou fazer a ansiedade atinge os idosos medo de doenças medo de solidão o medo em relação aos filhos aos netos e eu vou fazer uma perguntinha para você agora e qual foi a última vez que você viu uma pessoa ansiosa.

E eu acho que deve ter sido hoje não se você se olhou no espelho e vem para cá E então como é que nós vamos lidar com esse problema de ansiedade e muitas pessoas acham que você resolve isso e na farmácia comprando um ansiolítico você Toma um remedinho dá uma relaxada você tratou dos sintomas mas não da calça como é que se lida com isso bom Paulo trata desse assunto do texto Nós lemos e ele primeiro diagnóstico problema do.

Versículo 6 e veja comigo não andeis ansiosos de coisa alguma em tudo porém sejam conhecidas diante de Deus as vossas petições pela oração e pela Súplica com ações de graça Então quais são essas causas da ansiedade se você percebeu lendo esta epístola você vai notar que em cada capítulo desta carta Paulo trata de um problema que pode gerar ansiedade no capítulo primeiro ele disse que as.

    Circunstâncias da nossa vida podem produzir ansiedade nós

    E hoje todos nós lidamos com circunstâncias difíceis você planeja uma coisa acontece outro você sai de casa para trabalhar bati o carro se você chega no emprego você convidado aí para o departamento pessoal porque ali não tem mais chance para você e você estuda anos a fio para um concurso Faltou um pouquinho mas você não passou.

    E você vai no médico exame de rotina descobre tá com doença grave as circunstâncias que você não controla mas que atinge você São Paulo escrever esta carta estou a preso ele tava gemado em Roma Oi e ele tenta acalmar um coração da igreja que eu quero que vocês saibam que as coisas que me aconteceram tenham contribuído para o progresso do Evangelho tô passando situação difícil.

    Mas eu não entendi a perspectiva de que Deus está no controle da minha vida pode existir para mim acaso para Deus não para Deus existe Providência e olhe para a vida na Perspectiva da soberania de Deus para que as circunstâncias não tirem de você a sua paz e produzem você ansiedade é mas se você olhar meu Capítulo dois nessa carta e não andeis ansiosos de coisa alguma no capítulo 2 Paulo trata de um outro problema que gera ansiedade no coração da gente são os relacionamentos.

    Estremecidas a igreja de Corinto a igreja de filipos era uma benção Jesus Cristo tá batendo cabeça em paz me vocês até as mulheres da igreja estavam brigando Ah é assim né segundo briga porque o sol tá muito difícil mesmo E aí volte assim que não pensavam Concórdia mesmo mas no Senhor o irmão lá na igreja trabalhando na igreja mas lidando com partidarismo.

    Outros trabalhando na igreja vã Glória tinha muita gente trabalhando mas sem trabalhar em harmonia concordemente e sabe irmãos quando tem problema de relacionamento dentro de casa ou na igreja isso produz estresse isso gera ansiedade sofrimento e eu posso até garantir para você que as pessoas nos fazem sofrer mais do que as circunstâncias e as pessoas nos machucam.

    E as pessoas nos decepcionam e nos decepcionamos as pessoas os produtos ansiedade e quando o Paulo vai para Capítulo 3 ele fala de um outro assunto que gera ansiedade lá no Capítulo 3 versículo 19 e diz que existem algumas pessoas que só se preocupam com coisas terrenas Olá meus amados irmãos pensar bem nisso aqui quem é e vocês acham que dinheiro tem sido motivo de estresse hoje tu tem.

    E as explicações que há dinheiro também E aí e é curioso como a nossa geração mudou o padrão e por isso tanta ansiedade por exemplo por exemplo na década de 50 nós consumimos 5x menos o que consumimos hoje Ah e não estamos mais felizes por isso é o luxo do ontem tornou-se necessidade do hoje.

    E pega o universo infantil por exemplo quem tem a minha idade aqui a não ser que tenha nascido num berço de ouro se lembra que você quando era criança tinha um brinquedo e às vezes você mesmo fez não tinha para comprar E você tá frustrado que eu disse está complexado faz isso tá não último da criança na c&a tem mais brinquedo que a consegue brincar vida inteira e vai compramos mais.

    E Nós entramos no mundo de consumismo inveterado e nos indivíduos por isso compramos com leves 10 suaves prestações que vão vencer você vai ter que pagar e fica Prisioneiro cartão de crédito tem juros astronômicos depois que fica com garrote no pescoço sufocado é mas a culpa opção da compra as placas do Comércio tão convidativos leva você a.

    Comprar o que você não precisa às vezes até com dinheiro que você não tem para impressionar a pessoa que você nem

    Conhece e isso gera o que é ansiedade E aí e agora Pense comigo que quando o Paulo está tratando de ansiedade Alguém já disse que a ansiedade você ser crucificado entre dois ladrões E aí e o Ladrão do passado e o Ladrão do Futuro.

    E o Ladrão do passado é o remorso o ladrão do Futuro a preocupação e tem gente que estar ansiosa hoje porque não resolveu os problemas o ontem o e Paulo Lida com isso no capítulo 3 dessa carta quando eles esquecendo-me das coisas que para trás ficam prossigo para frente para o alvo para Soberana vocação de Deus pensa Quem foi Paulo o assassino mandou matar muita gente que é muito sangue derramado e ele tinha as mãos contaminadas de sangue se ele não tivesse se apropriado do Perdão de Deus.

    Que tinha que viver num Divã do psicanalista a vida inteira bom então talvez você precisa fazer em uma faxina no seu passado O que é para alguns grilhões vão ter algumas cadeias algumas Camille ciências amargas que você que às vezes foi machucado na sua infância foi abusada sexualmente na sua infância ou você que sofreu algum bullying na escola e até hoje você carrega traumas e dores na alma você precisa deixar o passado no passado para que eu passado não sejam.

    Assombração o seu presente é mas também ansiedade e vou ser crucificado junto o outro ladrão chamado preocupação aí é o problema do amanhã você não vive Hoje você tá preocupado com amanhã o amanhã nem chegou ainda e você já tá ansioso bom então e é muito importante entender aqui algumas coisas E aí e como é que a sua vida.

    Hoje eu li um livro A o sentido da vida Doutor João Macae e esse livro é fenomenal e de uma carne neste livro o sentido da vida conta a história de um personagem talvez mitológico piergili de elipse o seu personagem que procurou sentido na vida felicidade para a vida fazendo viagens nos lugares mais remotos e mais exóticos do mundo e depois que ele viajou o mundo inteiro.

    Teve experiências mil e retorna para sua casa retorna para sua região de origem mas a alma e satisfeita o coração ainda sem ser preenchido e ele vai para o quintal e tem um canteiro de cebolas e ele arrancando aquelas cebolas e começa a descascar cebola para cada casca que ele tira ele dá o nome de uma aventura de uma viagem de um passeio de uma experiência e ele vai descascando a cebola e vai.

    Nominando as experiências vividas ao final Eu descobriu que aquela cebola só tinha casca era tudo que ela tinha Aí ele disse assim foi a minha vida só casca e tem muitas pessoas que estão vazias Porque elas estão buscando sentido naquilo que não tem sentido eu sou ansiosa as e quais são os resultados da ansiedade primeira palavra ansiedade da língua grega é muito forte sabe significa a.

    Palavra ansiedade na língua grega esse estrangulamento é puxar você em direções Opostas é rasgar você pelo meio a se agredir você emocionalmente e a violentar você psicologicamente a é então que é que ele cidade Faz ela rouba as nossas forças porque roupas nossas forças porque ansiedade ou preocupação é quando.

    Você está sofrendo por algo que ainda não está acontecendo que tem potencial de acontecer mas não está acontecendo e você antecipou sofrimento e começa a sofrer e o problema é que estatisticamente falando setenta por cento os assuntos que nos deixam ansiosos nunca vão acontecer e o que que acontece você sofreu o que desnecessariamente e é por isso que a Bíblia diz pasta o.

    Dia o seu próprio mal e se você está enfrentando um problema lidam com problema em frente Will em Cario Não fuja dele mas se o problema ainda não está ocorrendo não puxa o problema do Futuro para o presente tá sofrer por ele porque isso não vai ajudar você isso não vai fortalecer você isso vai enfraquecer você e se porventura o problema de fato vier a acontecer amanhã se você sofreu ontem mas sofreu de novo.

    A sofrer duas vezes e vai sabe o que é que a Bíblia diz e quando a Bíblia diz assim não andeis ansiosos de coisa alguma o senhor Jesus Cristo vai além no sermão do Monte diz que o gentinhas que não conhecem a Deus é que se preocupam com todas essas coisas em outras palavras quando Jesus trata do assunto ansiedade até dizendo que ansiedade é um sinal de incredulidade.

    E eu fico ansioso porque na verdade eu penso que Deus não é suficientemente bom nem suficientemente amoroso nem suficientemente poderoso para cuidar da minha vida e eu fico ansioso quando eu trago para mim mesmo a solução dos meus problemas o Eudes creio da providência de Deus eu descrevo do cuidado de Deus eu te escrevo do controle pleno de Deus na minha vida na minha história então eu tomo nas minhas próprias mãos e como eu não sou suficientemente forte ou sabe o.

    Poderoso para resolver os meus problemas eu fico ansioso Esse é um ato de incredulidade e talvez o que nós pudéssemos pensar agora é lembrar o que Paulo escreveu aos romanos 8:28 e diz assim sabemos o que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus daqueles que são chamados segundo o seu propósito o irmãos Você crê nisso confiar nisso.

    Trás descanso da alma eu fiz um diz nos sentimos era um diz nós imaginamos que diz mais sabemos E isso não é a linguagem da conjectura hipotética Essa é a linguagem da certeza experimental nós sabemos o que Deus está no controle que está com as rédeas nas mãos que não tenha carros que não tem sorte que não tem azar que tem Providência que tem cuidado de Deus que tem agir de Deus às vezes nós.

    Ficamos ansiosos sabe por quê mas nós não enxergamos na curva Nós não enxergamos no escuro nós não sabemos o que tá lá no final da linha Mas não sabemos o final dessa história Qual vai ser o último Capítulo e é sofre é porque não crer que Deus está no controle E aí e agora deixa eu tenho uma coisa para você a ansiedade é inútil a Jesus Cristo perguntou assim lá e Mateus 6:27 qual de vós por mais ansioso.

    Que esteja pode acrescentar um côvado a sua insistência o povo do Irmãos a distância do cotovelo a ponta do dedão e é da 45 centímetros é o que te dizer o seguinte você não fica sua vida nem sequer meio metro o fato você está ansioso é inútil absolutamente inútil E você não fica melhor porque está ansioso.

    E você não fica mais saudável mas forte mas poderoso Está ansioso a ansiedade ao contrário ela drenar suas energias e ela tira o seu foco ela desvia sua atenção do Deus que está no controle para o problema e o problema é maior que você É tem horas que talvez o que ele pedia precisava fazer.

    E eu que Pedro recomendou lançando sobre ele toda a voz ansiedade porque ele tem cuidado de vós tem hora na vida irmãos convenhamos que os problemas são tantos e tão fortes e nós perdemos o controle e já aconteceu isso com você a Deus em Paulo indo para Roma o navio jogado de um lado para o outro.

    Já chegou o momento que diz a Bíblia se largaram o Leme e foram sendo levados e tem hora que você querendo ou não não tem mais o controle da situação é mas quando você perde o controle da situação Deus não perdeu Deus que eu tô no controle bom então o crente vive não é pelo sentimento que a gente viver pela fé eu não estou no controle mas eu sei que Deus está e eu não tenho mais controle sobre a.

    Minha saúde não tem controle mais sobre a minha família não tem controle mais sobre o trabalho não tem controle mais sobre isso não tem controle sobre aquilo mas Deus está no controle e você descansa Você lança os pés dele toda a sua ansiedade é mas presta atenção a ansiedade é incompatível com a fé cristã portanto disso Senhor Jesus não vos inquieteis dizendo que comeremos ou que.

    Beberemos ou com que nos vestiremos o George Miller que foi um homem de fé um homem de oração diz o seguinte o começo da ansiedade é o fim da Fé o começo ansiedade o fim da Fé é mas deixa o diabo para você ansiedade de certa forma uma falta de bom senso é porque às vezes a gente está sofrendo tanto agora e para que você tem uma benção amanhã.

    E quantos pais estão chorando um filho hoje E sem nem perceber o que Deus vai fazer levanta esse filho levanta essa filha para ser uma benção e você tá chorando sofrendo hoje em vez de estar confiando na providência de Deus e eu nunca me esqueço de uma cena e aqui eu passei no seminário eu eu morava no prédio Raquel é o prédio anexo.

    Ao prédio maior do seminário e faço um bebedouro ficava lá no final do corredor tava no quarto Norte que é só tá com os métodos para ir no Bebedouro tomar água a noite e eu estou levantando de madrugada para ir no Bebedouro quando tô passando a porta do quarto de um colega aberta colega de turma é aliás o mais jovem colega de turma e quando eu olho estava chorando vai.

    Chorando convulsivamente eu tomei um susto entrei apressadamente o que é que aconteceu morreu o reino sua família esse sinal eu tô com medo da minha mãe morrer foi mais em qual hospital que ela tá com a problema dela não ela não tá doente não só tô com medo de morrer um dia sei cara mas deixa sua mãe viver uai sabe que aconteceu isso tem 40 anos a mulher está vivo até hoje a falta de bom senso você sofrer sofrer sofrer você não está no controle calma.

    Descansa Entrega para Deus Oi Sofia e não andeis ansiosos de coisa alguma bom mas se Paulo só nos dessem conselho Talvez ele não nos ajudaria tanto depois que ele diagnóstica o problema ele vai dar o remédio para mostrar o remédio que ele diz aí eu versículo de número 6 em tudo porém sejam conhecidas diante de Deus as vossas petições pela.

    Oração e pela Súplica com ações de graças e aqui eu chamo a sua atenção para um ponto importante como é que você resolve ansiedade Paulus dá uma receita com três remédios eficaz primeira coisa você quer resolver a sua própria sociedade aprenda a orar corretamente E aí no Versículo 6 ele fala de três tipos de oração ele fala de oração de Súplica o e de ações de graças a palavra oração.

    Aí no Grego é a mesma palavra para adoração importação de três coisas você adora a Deus você suplica a Deus e você dá Graças a Deus você adora Deus porque em Deus é você pede a Deus que ele é seu pai e você dá graças a Deus por aquilo que ele faça Oi como é que você resolva o problema de ansiedade primeira coisa você saber quem é o seu Deus e quem é o seu Deus um grande Ele É.

    Poderoso Ele É um capaz ele é bom o suficiente ele é para cuidar de você e A W Tozer um dos mais influentes escritores do século passado e diz que o maior problema nosso e que nós passamos o tempo todo tomando o nosso próprio pulso e olhando para o nosso próprio umbigo quando na verdade a maior necessidade Nossa é saber Quão Grande É O Nosso Deus um grande o seu Deus o gente se ele mede os Elsa palmos se ele.

    Mede as águas na concha da sua mão se ele faz chamar sair as estrelas e é um chá malas todas por nome é uma delas é a faltar se ele olha para o mundo inteiro e olha as nações com um brinquedo um balde você acha que ele não é poderoso para cuidar da sua vida E aí se você acha que Deus está encrencado com seus problemas e quando você sabe que o seu Deus é o todo-poderoso Deus Retiro dos céus e.

    AVISO LEGAL: Nesta descrição contém links de afiliados, o que significa que se você clicar em um dos links do produto, receberei uma pequena comissão. Isso ajuda a apoiar o canal e nos permite continuar a fazer vídeos como este.Toda a responsabilidade de conteúdo é do produtor do canal. Para download, consulte o canal do autor:https://www.youtube.com/watch?v=Cx7NLOYjLBs

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem